Pesquisar neste blogue

terça-feira, 30 de outubro de 2007

AMANHÃ É NOITE DE HALLOWEEN!! (na realidade, não o tem sido desde há uns anos para cá?!)

Em diversos locais no mundo é já tradição há muitos, muitos e muitos anos festejar o dia das bruxas, dos fantasmas e dos mortos. Esta moda de "aplicar partidas e sustos" caso não se dê as "guloseimas", ou outras coisas, que se querem também está a ganhar terreno cada vez mais no nosso país. Proliferam, as "bruxas" e os "bruxos" que, sem máscaras, todos os dias, esmeram-se ao máximo em assombrar-nos e a aplicar requintados sustos às pessoas que cada vez mais vêem à prova a sua paciência de Santos (e não é só porque por cá houvesse tradição do Dia de Todos-os-Santos!).
Eles estão por todo o lado e fazem do nosso dia-a-dia um Halloween pegado, que só resulta para quem tem um saco cheio de "guloseimas" para satisfazer este bando de "meninos".

Contudo, na realidade, este tempo é de mudança. Significa uma passagem e início de um novo ano na mais velha tradição celta. É o Festival do Samhain. Assim, o 1 de Novembro seria o primeiro dia do ano para este antigo povo europeu. E o Dia do Deus Sol. Nesta mudança, acreditavam que as portas entre os reinos dos vivos e dos mortos eram abertas e estes mundos eram ligados, reatando-se laços, fazendo-se previsões e cumprindo-se promessas. No ano passado, a outra casa da
Teia fez um post comemorando este rito de passagem (se quiserem relembrar o verdadeiro significado, ironias "à parte", é só clicar na Teia).

Portanto, o tempo deveria ser mesmo de mudança e não de ter medo dela. Tirar os "esqueletos" do armário, "sacudir o pó aos mortos", limpar a aura das bruxas e dos fantasmas. E olhem que para tal, não é necessário que se acenda uma vela cor-de-laranja, como manda a tradição ritualística...uma cor qualquer serve...haja é vontade!

A este "reino", tipo "balbúrdia no Oeste", dominado por estas "crianças travessas" dedico o poderoso e fantástico filme: "V - Vingança". Quem o viu percebe o porquê desta "dedicatória"!

Bons pedidos, ponderem bem os vossos desejos, reconsiderem e um bom NOVO ANO!

sábado, 27 de outubro de 2007

MORTE EM NOME DA ARTE

Em nome de muita coisa já se morreu ao longo da história da humanidade. Em defesa de ideias e crenças religiosas, culturais, científicas, sociais e até pela arte. De livre e espontânea vontade, consciente do acto em si ou "voluntários à força", em nome de determinada causa.
O caso mais recente que está causar polémica por todo o mundo é o de um cão vadio, que foi apanhado num bairro de lata, faminto e cheio de sede. O seu carrasco captor foi o "artista" costa riquenho Guillermo Habacuc Vargas, escolhido para representar o seu país na Bienal Centroamericana Honduras 2008. De seguida, em nome da arte, colocou o dito cão, amarrado, em exposição numa galeria de arte, na Nicarágua. O animal acabou por morrer, de fome e de sede, durante o "evento artístico", à vista de qualquer pessoa. Por detrás desta exposição macabra do animal encontrava-se uma frase escrita com a colagem de biscoitos (ração) para cães: Tu és aquilo que lês (tradução da foto deste post).

A intenção deste "artista" era a de pôr à prova a hipocrisia das pessoas (disse ele) e, perante a contestação de que está a ser alvo, a nível mundial, afirmou ao jornal Nácion: "O animal transformou-se em centro das atenções por estar num local onde as pessoas querem ver arte, mas ninguém ligaria se ele estivesse a morrer de fome nas ruas. Ninguém libertou o cão, ou lhe deu de comer, ou chamou a polícia. Ninguém fez nada".


Digamos que a Arte é a forma livre de expressão de tudo o que se pretende; desde o início dos tempos que se pretende a liberdade de expressão como a forma mais honesta, fiel e "exorcizante" do que nos vai pela alma...mas a que preço é que temos de submeter a arte pela arte? A que ponto a dignidade humana tem de descer para chamar atenção? Ah...desculpem...esqueci-me de que afinal não estamos, ou não estou, a falar de um artista...mas sim de uma pessoa medíocre, capaz de tudo para chamar a atenção sobre si e sobre os seus pseudo-trabalhos artísticos.

Existe uma petição online a exigir que este "senhor" não seja admitido na Bienal...já lá deixei o meu nome. E vocês?!




Estava a pensar...e que tal uma exposição em tempo real com este "senhor" acorrentado, sem comida e sem água, para testar a benevolência humana?! Não, não sou apologista do "olho por olho, dente por dente"...mas este caso mexe com todos os meus "genes" de bondade!!

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

"E se de repente um desconhecido lhe oferecesse"...castanhas?!

Não foi um desconhecido mas foi uma oferta.

À saída do trabalho, caminhando algures pela rua, olhando por sobre o ombro, descobri o sorriso mais lindo, esperando por mim, acompanhado de uma das minhas tentações preferidas: castanhas assadas!

Há um "frio" que parece sobrepôr-se ao calor "impróprio" desta estação. Dizem as "más-línguas" que as castanhas assadas não combinam com os aparentes dias de um Verão renitente em partir. Quando telefono para a minha avó e lhe pergunto pelas nozes e pelas castanhas, "estranhamente", diz ela, este ano ainda só caíram e apanharam as nozes. As castanhas ainda estão na árvore e alguns castanheiros estão queimados. Os tempos mudam!
No entanto, mesmo que a Natureza dite que esta é uma semente de época (sim, semente, porque regra geral diz-se que é um fruto! Ora, o fruto é o ouriço que envolve a semente: a deliciosa castanha!); outrora (há uns bons anos atrás!), comer gelado era também uma coisa que só se fazia no Verão! Felizmente, há coisas que mudam... E se fosse pelas coisas da moda, por mim, a castanha estaria sempre presente para além dos Outonos da minha vida. Porém, a lei da natureza, neste caso, fala mais alto do que a questão das modas.

A combinação do canudo feito de papel jornal, as castanhas assadas na brasa que deixam as cinzas nos dedos das mãos, o aroma inebriante que assalta, subtilmente, as ruas das cidades são um conjunto de sensações únicas que condicionam a alma naquele embalo que toda gente sente e sabe: as coisas simples da vida têm outro sabor - o MELHOR!


Obrigado pelas castanhas! E por tudo o mais.

sábado, 20 de outubro de 2007

8ª edição de FESTA DO CINEMA FRANCÊS

Ao longo do mês de Outubro está a decorrer a oitava edição da Festa do Cinema Francês, em várias cidades do país.
A Teia apenas vem referir que aqui perto dela, em Almada, esta Festa está a decorrer desde hoje às 21.30h, com o filme de Laure Marsac: "LE QUATRIÉME MORCEAU DE LA FEMME COUPÉE EN TROIS". Uma cooperação entre o Instituto Franco-Português e a Câmara Municipal de Almada. Os filmes são apresentados no Auditório Fernando Lopes-Graça do Fórum Romeu Correia, são filmes legendados em português e os bilhetes custam 2€. No Sãbado, dia 20 de Outubro, às 23.30h, irá decorrer, no mesmo espaço e no âmbito da mesma Festa, o "AS PORTAS DA NOITE"; um concerto com a voz de Francis Seleck, piano de António Palma, percussão de João Ferreira e trompete e acordeão de Jean Marc Charmier.
Esta Festa, aqui em Almada, terminará no Domingo (21 de Outubro) com o filme "ENSEMBLE, C`EST TOUT" de Claude Berri; às 21.30h.


Para mais informações, aqui fica o endereço: http://www.festadocinemafrances.com/
xxx
Assim, dentro do ambiente francês cinematográfico, mesmo não estando em exibição na lista dos filmes da Festa do Cinema Francês, a Teia deixa a sugestão de um outro filme, recentemente visto em casa: "LES POUPÉES RUSSES", de Cédric Klapisch. Extraordinário!

Para se sentirem tentados, caso não conheçam este divertido e inteligente filme, vale a pena espreitar a "crónica" intitulada "PROCURANDO O AMOR...", do Taliesin no seu blog The Spiral, post do dia 21 de Fevereiro de 2006. É só clicar em cima do blog atrás referido e procurar o dito post.

E bom fim-de-semana cinematográfico a todos!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

O Mundo Encantado de Rita Redshoes.

Foi na passada Sexta-feira, 12 de Outubro, no Arte Caffé, em Ourém, que a Rita Redshoes e a sua banda fizeram a primeira apresentação ao vivo, desde a sua estreia na fnac (naquela ocasião a propósito do lançamento da colectânea “Novos Talentos 2007”, onde vem incluído o seu tema “Dream on girl”).
A casa estava cheia e todos aguardavam, com grande expectativa, a entrada da “pequena Rita” no palco.
O momento chegou e o espectáculo começou com o som insinuante do baixo, como se se tratasse efectivamente de um convite irrecusável para entrar no Mundo Encantado da Rita Redshoes. Depressa se juntaram a guitarra, a bateria, as teclas e (maravilha, das maravilhas!) a voz da Rita.
Foi um espectáculo intimista, poético e fantástico, de uma das mais interessantes vozes do actual panorama musical português.
Nota-se nas composições desta talentosa artista a influência (que ela própria admite) de várias correntes: a música das décadas de 40 e 50, o pop dos anos 80 e até a música sinfónica. Esta particularidade confere a quem ouve as suas músicas uma doce sensação de familiaridade, mas também uma intensa sensação de originalidade.
Por outro lado, há que salientar um distinto (mas também fundamental) aspecto do espectáculo que nos ofereceram: a forma como toda a banda se apresentou, com destaque para a Rita, com o seu vestido preto e os seus sapatos vermelhos, com o seu doce e expressivo olhar, num conjunto que nos transportou para o seu mundo de fantasia.
Efectivamente, o projecto da Rita Redshoes revelou-se um projecto muito bem idealizado e colocado em prática de uma forma extremamente profissional, o que nos leva a prever um futuro repleto de sucesso para o mesmo.
A maioria dos temas apresentados seguem uma toada leve, harmoniosa e suave, como as melodias das típicas caixinhas de música, mas também ouvimos uma singular valsa (o tema “Your waltz”) e algumas composições mais próximas do rock, como o tema “Love… Don’t you know what it is?”, tocado pela segunda vez no obrigatório “encore”.
Só em 2008 poderemos comprar o CD de estreia da Rita Redshoes e da sua banda. Enquanto esse momento não chega, deixo-vos o tema “Dream on girl”.





Crónica: ©Carmen Zita Ferreira
Fotografias: ©
Nuno Abreu

Piano, teclado, guitarra, voz Rita Redshoes
Baixo, voz Nuno Simões
Bateria, voz Sérgio Nascimento
Guitarra, teclado, voz Filipe Monteiro

xxx

Obrigado, Tita, por teres enviado a tua crónica aqui para a Teia e vai um agradecimento, também, ao Nuno Abreu pelas excelentes fotos (como sempre!).
De certeza que quem não foi ao concerto ficou com vontade de ter ido. Ficaremos atentos aos "passos" da Rita e da sua banda e aos próximos concertos. Para o próximo, vou lá estar! ; )
Entretanto, quem quiser "espreitar" um pouco do mundo encantado da Rita, aqui fica este endereço:

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

FANTASMAS - PIRATAS

fantasmas que aparecem por tudo e por nada. Deixam o passado preso ao que lhes restou de ontem.
Não se soltam nem se deixam soltar…não sabem ir. E assim assaltam os viajantes incautos desta vida, a qualquer hora do seu ser. E aprisionam as suas almas em prisões
invisíveis e discretas, cujas portas nunca foram, sequer, inventadas.
De suaves vozes
brancas, sem sombras do que são, encantam fingindo estar encantadas, e o seu abraço lento e imutável, cerca-nos a esperança de Vida. Ficamos presos, imóveis, olhando a memória, olhos nos olhos, enquanto tudo à nossa volta precipita-se na velocidade do quotidiano. Suspeitamos que nunca soubemos o que era existir. Nem queremos olhar mais para trás. Cedemos ao abraço inebriante com uma alma relaxada. Despimos o véu do corpo humano e abandonamo-nos à simplicidade silenciosa da tormenta.
As nossas
asas cortadas para não fugir…eis porque não se vê esta prisão.

Estarei por ali…

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

ASSIM QUE ACORDEI ADORMECI...

Hoje adormeci quando acordei. Fiquei por ali. Assim o senti. Sonhei que andava a visitar o dia-a-dia, chegando sempre atrasada. Enganada no tempo e no lugar, com a alma fora de casa, o corpo cego habitua-se a estar vazio. Sim. A ficar mesmo por ali; então adormeci.
A névoa cinza de um olhar cego levou à exaustão de um corpo cansado de (pre)(s) sentir. De adivinhar nos cantos obscuros do Universo, prendendo pensamentos elaborados a uma Teia de anjos e de demónios que coexistem, placidamente. Jogam à vez com um vulto que usa uma máscara violenta. E tudo roda vertiginosamente ao seu redor.
Agarro a mão daquele enigmático jogador, impedindo a sua jogada. Entre os seus dedos de veludo vermelho jaz o corpo, cinza, sem nada, adormecido. Cai a máscara com o seu riso: eis aqui a alma fora de casa…desertora do seu traço de humanidade.
Apostando a loucura contra a sanidade.


De novo, adormeci….

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

...nova constelação...


Fico a olhar as estrelas vazias da minha alma, soltas pelos quatro cantos do desconhecido. A noite dentro de mim assume o grau máximo da indiferença perante o significado de tudo e de alguma coisa, quando esse tudo e alguma coisa são ambos extremos de um Nada (que afinal deve ser sempre alguma coisa) e que alerta a consciência para a permanente inquietação.
Olho o
Tempo de esguelha, num combate, em vão, mente-a-mente, abandonando o corpo deserto a um canto qualquer do dia. Lá fora as pessoas vivem. Correm. Andam. Dão as mãos. Gritam também; de uma maneira qualquer. Compram o jornal onde são a própria notícia. Passeiam os cães (ou são passeadas). Sentam-se em bancos de jardim. Fazem planos com palavras emprestadas do Amanhã. Lutam. Vencem. Se perdem, tentam de novo. Outros, enrolam-se na sua dor e desistem a uma esquina da cidade.
Fico na plateia e não aplaudo o próximo acto. Quero as luzes apagadas porque são superficiais. As minhas
estrelas estão assim: vazias. E dispersas pelos cantos.

E se eu inventasse novas constelações?

terça-feira, 9 de outubro de 2007

FELIZ ANIVERSÁRIO, SANDRA!



Bem, na verdade, pelos vistos, não há é duas sem três. A Sandra termina este "desfile" de aniversariantes nativas de Balança, grandes amigas minhas. Encerro aqui as transcrições deste fabuloso livro que começaram com o aniversário da Luísa, depois com o da Tita e agora o da Sandra. Não encontrarão nele O SENTIDO DA VIDA (como se intitula) mas sim o sorriso que precisam na altura certa. Porque é um livro próprio para tal. A maioria da imagem dos animais espectaculares que escolhi para ilustrarem estas frases forma retiradas do http://www.pro.corbis.com/

Amiga, deixo-te aqui a minha presença desta forma, neste teu dia, que é o dia de todos os que GOSTAM de ti.




"Lembra-te de que todos nós temos de lutar, por vezes. É muito desgastante passar o dia a fazer uma coisa de que não gostamos e que nem sequer nos interessa.




Mas, se seguires o teu sonho, pelo menos vais cansar-te a fazer aquilo de que mais gostas.






Podes achar que isto não tem muito peso, em termos gerais, mas garanto-te que tem.






Quando desfrutas da vida ao máximo, saboreando cada gota,






...tudo o que é comum na tua vida passará a ser extraordinário.






Quando fazes aquilo de que gostas, acordas todos os dias ansioso por começar um novo dia






...e sentes uma alegria sincera que é altamente contagiosa.








É como quando te começas a rir à gargalhada,






contagiando outra pessoa, que também se começa a rir,






...e depois outra,






...até que, finalmente, acabam todos a rebolar de riso, com lágrimas nos olhos, falta de ar e a barriga a doer.






Mas o melhor de tudo é que, ao fazeres as coisas que fazem com que os teus bigodes se enrolem de prazer (partindo do princípio de que tens bigodes),






...vais inspirar os outros a seguirem os seus sonhos.






...e é assim, meu amigo, que se muda o mundo.






Sabes que mais? Mesmo que cometas erros crassos e estejas errado acerca de quase tudo, ainda assim vais viver uma aventura espantosa e divertida;








...vais adormecer todas as noites sabendo que te esforçaste ao máximo e fizeste diferença,








...e começas cada novo dia a antecipar um futuro o mais belo e emocionante que possas imaginar.






E queres saber outra coisa? Se escutares o teu coração e usares a cabeça






...nunca te enganarás."





Há quanto tempo, amiga? Uns 20 anos, se fiz mais ou menos bem as contas. Ou a soma das lembranças. Acompanhamos as mudanças físicas e de humores (e "desumores"!) uma da outra. Neste momento, sei que não há maior prenda no mundo que se te possa dar, comparanda com esta felicidade que tiveste em ser mãe de uma pequena e linda flor: a tua Margarida. Mas aceita os meus PARABÉNS e os meus votos de FELICIDADE pelo caminho fora que estás a construir. Venham mais umas quantas vintenas! ; )

PARA TI (penso que ainda gostas!):





Também se pode fortalecer todos os laços de AMIZADE através de uma simples carta. daquelas à antiga, com escrita à mão, colocada dentro do envelope e depois o sêlo como toque final. Hoje comemora-se o DIA MUNDIAL DO CORREIO. Querem fazer uma coisa diferente?! E que tal ter um sêlo personalizado?!
Espreitem aqui: http://www.diariodigital.pt/news.asp?section_id=13&id_news=298580

E mandem cartas! ; )

domingo, 7 de outubro de 2007

"Drifters" Patrick Watson

Uma grande canção do segundo album do músico oriundo do Canada, Patrick Watson "Close To Paradise"

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

FELIZ ANIVERSÁRIO, TITA!

Dizem que não há uma sem duas (ou podem passar a dizer!) ...para quê contrariar estes sábios ditados populares?! Isto porque na sequência das amigas nativas do signo Balança, hoje a aniversariante é uma GRANDE amiga que me acompanha há 15 anos (mais coisa, menos coisa!), todos os dias! E a distância nunca serviu de desculpa para não o deixar de ser assim (neste caso, bendito telemóvel e sms!). "And the winner is..." Carmen Zita, a poetisa a quem eu, de vez em quando, vou resgatando alguns poemas (publicados nos livros Jogo de Espelhos/ Riscos que ficaram no Tempo e Do Mar Grande e D´Outras Águas, ou em primeira mão!) aqui para a Teia.

Assim sendo, e como hoje também é um dia comemorativo de algo que nos é muito querido: DIA MUNDIAL DO ANIMAL, a homenagem continua com frases retiradas daquele magnífico e divertido livro que a Lu me ofereceu (ver post antepenúltimo!).

TITA, "...pensa bem: Qual é a paixão da tua vida? A razão pela qual vieste ao mundo? A resposta a estas perguntas dá acesso ao grande mistério da vida; e é mesmo um grande mistério.

Aqui estão algumas dicas para te orientares melhor.

Primeiro, não esperes que ninguém te dê as respostas. É como quando tens um papel nas costas a dizer "dêem-me um pontapé"; tens de ser tu a descobrir!



Também é muito pouco provável que um dia sejas iluminado por uma luz magnífica e recebas uma revelação divina do sentido da vida,
e de certeza que não o vais encontrar a ver televisão.


É verdade que há uma hipótese remota de um dia o sangue te subir todo ao cérebro, permitindo que descubras tudo sem te esforçares muito,


mas o melhor é passares algum tempo sozinho a reflectir acerca de questões complexas.

Isto não é nada difícil; só precisas de ser honesto: "Quem acha que pode aproveitar melhor a vida levante a mão."

Para algumas pessoas, bastará procurar os momentos mais belos e autênticos das suas vidas, e planear a vida com base neles.


Outras sentir-se-ão como se estivessem à beira do abismo.




Se reflectires acerca das perguntas fundamentais da vida e escutares o teu coração, vais acabar por ouvir a chamada do destino.




Uma pequena voz - chamemos-lhe consciência, o eu interior, ou até a sogra interior - estará sempre presente para te dizer a verdade, desde que estejas disposto a ouvi-la.




De início, podes sentir-te indecisO e incapaz de agir, quando te aperceberes de que a tua vida está dominada pela rotina (bem-vindo ao clube!).


Mas em breve, a verdade vai atingir-te em cheio. É como quando estás quase a chegar à praia e, de repente, te lembras de que deixaste o ferro de engomar ligado.



(...) É importante fazeres aquilo de que gostas - aquilo que te faz verdadeiramente feliz - e fazê-lo o melhor possível, mesmo que aquilo de que gostas seja só fazer bolas de neve,



suster a respiração debaixo de água,



cantar



ou fazer brushings bastante... criativos. A única coisa que interessa é que te sintas bem a fazer aquilo que fazes."



Faças o que fizeres, amiga, DIVERTE-TE...há um cantor por aí que diz que "a vida são dois dias, e um deles é para acordar!" Então, já estás levantada?! Toca a festejar e a ter um GRANDE DIA!



Para além de HOJE, que todos os dias sejam dias de serem GRANDES DIAS, tal como é GRANDE a pessoa que existe dentro de ti. Muitas palavras não chegariam para te agradecer tudo o que já fizeste por mim. Há coisas que não se esquecem! A "alma" está sempre em sintonia! ; )

Deixo-te beijinhos ENORMES com uns versinhos muito engraçados que encontrei: "Um rapazinho olhou para uma estrela/ E começou a chorar./ E a estrela disse,/ Por que choras rapaz?/ Estás tão longe/ Nunca poderei tocar-te./ E a estrela disse,/ rapaz, se eu não estivesse já dentro do teu coração/ Não poderias ver-me." (John Magliola)

VEJO-TE SEMPRE, AMIGA!