Pesquisar neste blogue

sábado, 21 de março de 2009

OSTARA

Olho o tempo lá fora, que é o mesmo de ontem e anteontem, e relembro o rótulo que lhe foi dado: Primavera e Dia da Árvore ( a "minha" concepção de árvore, neste momento, é a da foto que está no post anterior!). Claro está que todos os dias são dias... e como HOJE, em especial, a Primavera não mora dentro de mim, não vou fazer uma crónica de costumes sobre estas datas. Mas bem que mereciam. A concepção do Tempo muda de povo para povo, de época para época, de um modo natural ou, muitas vezes, imposto. Eu prefiro recordar que hoje é o Equinócio da Primavera e que, para a cultura celta, isso significa OSTARA ( a Festa da Fertilidade. O nome vem da homeangem à Deusa Oster, cujo símbolo é o coelho...não vos lembra nada, tipo...Páscoa?!). A noite e o dia, pela primeira vez no ano, são iguais e isto podia ser traduzido por uma aspiração ao equilíbrio e à harmonia. "...a terra está pronta para ser plantada. É quando os Deus e Deusa se apaixonam, e deixam de ser mãe e filho. Nessa data, a semente da vida é semeada no ventre da Deusa, a Donzela revigorada e cheia de vida e alegria.
O Deus é devidamente armado para sair em sua viagem no mudo das trevas e reconquistá-lo, para que posteriormente a luz volte a reinar."
Mas hoje também é dia de aniversários. A minha "afilhada" virtual de blog, a Ana Paula, faz anos. Não podia deixar de lhe dedicar votos de um dia muito FELIZ, repleto de muitas coisas boas. Como é época de tal, desejo-te muita harmonia e muito equilíbrio: alicerces essenciais para se consolidar tudo de bom que ganhamos vida fora.

Recebi ontem os teus miminhos, via correio, e ADOREI. Muito, muito obrigado (até parece que sou eu quem faz anos!). É tudo muito especial. Desde o brilho da caixa por abrir...... até ao seu diversificado e adorável conteúdo!

P.S.: Ana, vou ouvir daqui a pouco a tua compilação de música gótica!
E para celebrar as multifacetadas vertentes do dia de hoje "raptei" (com a devida autorização do autor, claro!) uma lindíssima obra de arte, que pode ser uma verdadeira homenagem à Primavera, a Ostara e à Ana Paula...elementos femininos, é verdade:
Photobucket
Wild Flower, Ruela, 2009


...e como hoje é DIA DA POESIA...passem por Ourém (na Biblioteca Municipal),para dar os vossos CONtributos, em homenagem a Edgar Allan Poe (bicentenário do nascimento do autor americano) e assistir a uma tarde de poesia, na companhia da poetisa e amiga Carmen Zita Ferreira (visitem o blog: Quarto que Sente!), pelas 15:30h, numa tertúlia que promete ser bem passada. E já agora, "espreitem aqui esta deliciosa curta-metragem "TIM BURTON'S VINCENT featuring Edgar Allan Poe's, The Raven".

4 comentários:

Ana Paula disse...

Olá madrinha, fico feliz que tenha gostado dos mimos e eu amei o presente!!!!! Mil beijocas!!!!

Sandra Daniela disse...

Parabéns para a tua amiga! E espero que a Primavera entre depressa, cheia de sorrisos e flores para ti!!!




Beijinnhhooooooooooo

©carmen zita disse...

Obrigada pelo destaque :)
Beijos enormes!

Teté disse...

Muito bem explicada a história da origem celta da Ostara, actualmente vista como equinócio da Primavera.

Desculpa não te ter dito nada, mas tive um fim de semana super ocupado e ainda não experimentei como corre a gravação do CD. Talvez para um próxima!

Beijinhos grandes e festinhas aos bichinhos! :)*

ps - Parabéns atrasados à Ana Paula pelo aniversário e à Carmen Zita pela dinamização da poesia em Ourém! :D