Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

FORA DA PRATELEIRA: "O Apicultor", de Maxence Fermine

Há uns dias atrás, a caminho da nossa capital, numa estação de comboios encontrei uma pequena Feira do Livro. Daquelas que quer dar vazão, ao melhor preço, a uma data de livros que pensam já não ter mais estatuto de Best Seller! Que isto da vida de um livro é tramado! Pois bem...entre uma desorganização total de livros (como se tivessem sido despejados aleatoriamente por cima de umas quantas mesas) lá encontrei este de que aqui vou falar, que já me despertara a atenção há uns bons anos atrás:O APICULTOR. Tem a forma de um pequeno conto. Acaba-se a sua leitura como se tivessemos testemunhado um vislumbre sobre um tesouro; uma deliciosa trama que nos envolve suavemente e nem nos apercebemos de que chegamos ao seu fim, de tal maneira estamos suspensos nas suas palavras. "No fim do século XIX, na Provença. Aurélien não esqueceu a abelha que veio pousar-lhe na palma da mão quando era ainda criança. A abelha deixara umas partículas de pó dourado na sua linha da vida. Devotado, desde então, a procurar a quinta-essência do mel, parte para uma longa e arriscada viagem que o conduz a África, aos maravilhosos planaltos da Abissínia. Nesse lugar, espera-o uma mulher dourada, e também um sonho... a cidade das abelhas. Uma história filosófica, uma busca apaixonada da beleza."
ALGUNS EXCERTOS:

* "É inútil exigir da vida mais do que a secreta harmonia que nos liga passageiramente ao grande mistério dos outros e nos permite percorrer na sua companhia uma parte do caminho." * "Para Aurélien, a vida era uma curiosa abelha de ouro que brilha ao longe, voa, embriaga-se de perfume em perfume, embate nos vitrais do sol e procura, na imensidão do céu, o néctar da sua própria flor." * "As abelhas podem morrer de amor por uma flor. // As abelhas podem morrer de amor. As abelhas podem. // Na verdade nada sabemos sobre o poder das abelhas." * "A própole e o mel não eram os únicos produtos agrícolas a oferecer virtudes terapêuticas . Havia sobretudo o alimento das rainhas: a geleia real. Aurélien costumava dizer: - Se durante toda a minha vida me alimentasse exclusivamente de geleia real, tenho a sensação de que me tornaria imortal. Pauline, que não acreditava nisso, replicou: - E se fosse eu a comer geleia, o que é que acontecia? - Ao fim de dezasseis dias, tornavas-te uma rainha."


12 comentários:

Teté disse...

Gostei dos excertos/citações e também do breve resumo sobre o livro... :)

Beijocas e bom feriado, Su!

ps - da música e das fotos também, mas o que me prendeu mais a atenção foi mesmo o livro!

Giane disse...

Há seres que escrevem de maneira tão bela sobre as coisas mais comuns da vida, que nunca mais conseguimos vê-las tão simples como antes.

É o caso de Maxence.
Apaixonei-me pelo livro só de ler os exertos. Vou procurá-lo aqui no Brasil.

Beijos mil, Su!!!

Gothicum disse...

simplesmente belo!


Abraço

susemad disse...

Parece ser bastante interessante. Gostei dos excertos que aqui deixaste.

No primeiro feriado fui visitar a Citânia de Briteiros, pois ainda não conhecia, e lembrei-me de ti. :) É um lugar bastante agradável.

Beijinhos e boas leituras!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Just popping in to say nice site.

Anónimo disse...

Is this where I should post my intro?. People call me Mary. Things I like affiliate marketing I'll be reading more at teiadeariana.blogspot.com [img]http://downloadpushbuttonmoney.com/download-push-button-money.gif[/img]

Anónimo disse...

helllooo, I'm a freshman. suppose say howdy.

see you around and Thank you

(sorry if the wrong place to put this post)

Anónimo disse...

I love teiadeariana.blogspot.com! Here I always find a lot of helpful information for myself. Thanks you for your work.
Webmaster of http://loveepicentre.com and http://movieszone.eu
Best regards

Anónimo disse...

Howdy everyone, snazzy forum I find It amply useful and its helped me a great deal
I hope to give something back & help other people like this message board has helped me

_________________
[url=http://iphoneusers.com]blackra1n[/url]

Matta disse...

Andava à procura de alguém com algum resumo/entusiasmo sobre este livro
E encontrei-o aqui =) ja encomendei este livro e espero encontrar nele tudo o que espero do mesmo =)
Um obrigada de Portugal **