Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

2º dia de fuga ao CARNAVAL!

No segundo dia fomos até Santa Luzia, em Viana do Castelo…não pela igreja em si mas pelo que se esconde por “detrás” dela: a citânia de Santa Luzia. Existe um centro de interpretação para acolher os visitantes. Só parte desta citânia está escavada…mas a maior parte dela foi destruída para dar lugar à Igreja de Santa Luzia e a sua homónima pousada. Admite-se que esta citânia foi ocupada desde a Primeira Idade do Ferro, continuando habitada no período romano. Encontram-se ainda vestígios de lareiras e de alguns bebedouros juntos às poucas casas restauradas. O passeio pelo castro é feito através de uma passadeira metálica, que apesar de servir o propósito de ajudar na conservação do local arqueológico, retira a maior parte da beleza histórica do recinto. Mas nada a apontar aos outros visitantes desta citânia!
Partimos, de seguida para o próximo destino: Cividade de Âncora, no limite entre os concelhos de Viana do Castelo e Caminha. Há boas indicações até chegarmos ao Lugar da Laje, contudo no próprio sítio em si, o pouco que há é extremamente confuso e andámos às voltas sem conseguir localizar o sítio. Por sorte, lá encontramos a rua com o nome de cividade e começamos a subida ao monte. Também não foi fácil este caminho. E não falo só em questões de topografia. Não existem indicações e perante alguns cruzamentos deixávamos o instinto decidir por nós. É de referir que é uma caminhada feita por trilhos que nos conduzem a ambientes mágicos de fantasia e de pensamentos etéreos, contudo é de lamentar alguns locais extremamente sujos, nitidamente depósitos de lixo. Esta cividade encontra-se quase em estado virgem, em termos de escavações, completamente dominada pela vegetação e arvoredo circundante. Tem apenas uma casa de conselho e mais umas duas ou três casas, por entre os tramos das muralhas, assim como lajeados de granito e condutas de água. Encontrámos, também, a fonte de mergulho e o forno de cozer pão. Foi um local povoado desde os séculos VI/ VII a.c. até à fase inicial do período romano.
De volta à estrada, passando pelo rio Coura encontramos alguns pontos de paragem extremamente belos como este:
Chegámos, a seguir, ao Castro de Cossourado, no Forte da Cidade, freguesia do Cossourado (perto de Paredes de Coura). No topo do monte podemos observar duas reconstruções habitacionais (uma redonda e outra rectangular), e à sua volta as escavações organizadas de mais umas quantas casas de tamanho e planta irregulares. Também aqui encontramos uma Casa do Conselho, duas linhas defensivas e outra mais escondida a Oeste. A ocupação deste povoado terá ocorrido entre os séculos V e II a.c., não havendo vestígios de ocupação romana, a não ser, posteriormente, a construção de umas das principais vias romanas que ligava Bracara Augusta (Braga) a Lucus Augusti (Lugo), na base do Monte do Cossourado. Um local mais cuidado, em termos de apresentação, com bastantes placas informativas, e com nítidos vestígios de desflorestação de modo a dar mais visibilidade a este local. Ainda apanhamos umas pinhas para ajudar na nossa lareira quando chegássemos a casa! É que de dia está calor…mas a noite em Lugar da Prova (Arcos de Valdevez, mesmo em frente a Ponte da Barca) ainda é fria!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Primeiro dia de fuga ao Carnaval!

Carnaval fora, na Quinta da Prova (turismo rural)...recebidos com toda a simpatia do povo minhoto, aqui mesmo à beira da Ponte da Barca...e com um bolo típico, acabadinho de fazer simplesmente delicioso!
Este é o "nosso" cantinho temporário:
Neste primeiro dia, fomos visitar a Citânia de S. Julião, entre as freguesias de Coucieiro e S. Vicente da Ponte. Os inícios deste povoado datam de XI/ IX a.c. e apresentou ocupação romana. Terá sido uma capital de um povo cujo nome se desconhece. No derrube de uma das suas muralhas foi encontrada a estátua de um guerreiro galaico, de grande qualidade artística, com um saio profundamente decorado, bem como cinturão, apesar de não ter cabeça. No escudo apresenta a seguinte inscrição: MALCEINO DOVILONIS F(ilius). O promontório deste castro está dominado pela capela, que ocupa o lugar de destaque, sendo que o castro (a parte que se encontra escavada) encontra-se um pouco devotado ao abandono.
Em Póvoa do Lenhoso, fomos em busca desse resto de castelo, do qual a cidade se vale em termos turísticos, para o encontrar escondido por detrás da Igreja datada do século XVIII......ambos situados sobre um monólito deveras colossal (um dos maiores da Península Ibérica). Ficámos a saber que o castelo foi quase totalmente destruído para se construir esta igreja (século XVIII...outros valores mais alto se levantaram!). Restou, então, como dizíamos há pouco, uma torre de castelo, que para variar, recebeu-nos de porta fechada. O que restou também do castro podemos observá-lo na descida, num conjunto pequeno de casas circulares.
Saindo Da Póvoa do Lanhoso, ainda fomos visitar um lugar escondido que nos foi sugerido pelo livro "Lugares Mágicos de Portugal e Espanha", de Paulo Loção:
...perto do sítio Garfe ( e ainda bem que estamos na era do GPS), com a orientação amável de uma das habitantes dessa aldeia, fomos espreitar as "Pias dos Mouros". Através de um caminho de outras eras recortado de um autêntico conto de fadas......encontramos este vulto granítico que apresenta três pias, duas delas sempre cheias de água, seja no inverno ou no verão......considerado um local sagrado, de misteriosas potencialidades curativas.
Rumo à Citânia de Briteiros (Guimarães)...esse emblemático local...não nos cansamos de a visitar. Primeiro uma paragem na Casa de Chá que com a sua parede de vidro domina uma vista "magicamente" espectacular. Depois de um chá quente, iniciamos a visita (3€) com direito a mapa (ao qual juntamos a compra de um roteiro valiosíssimo, no valor de 2€) pelas ruas da Citânia. São profusas as quantidades de mós descobertas neste local. As ruínas foram descobertas pelo arqueólogo Martins Sarmento, em 1875. Esta povoação apresenta traços culturais celtas, dentro de um espaço de três muralhas, com dois metros de largura e cinco de altura. Apresentou uma influência romanizada evidente a partir do século I a.c., através das descobertas de moedas, inscrições latinas, fragmentos de cerãmica e de vidro. Assim como a actualização das casas circulares com uma planta rectangular. É uma citânia com duas amplas avenidas (acompanhadas de canais para conduzir a água)......uma delas conduzindo a um balneário onde se encontra uma das duas Pedras Formosas. A Casa do Conselho, com um banco interior corrido é outro dos pontos fortes.No alto apresenta duas casas reconstruídas, perto de uma necrópole já datada do período medieval. Esta citânia terá sido definitivamente abandonada no século III.
Um lugar intenso que nos faz recuar às nossas raízes mais ancestrais...mas que nem por isso nos tira a fome para irmos até Guimarães, comer umas deliciosas e famosas Tortas de Guimarães.

...e amanhã há mais!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ontem adormeci sobre uma almofada de pesadelos e quando acordei ainda estava sobre ela. De nada valeram as páginas agradáveis das vidas dos outros, em que tudo o que parece só acontecer a eles serve de lenitivo para as nossas próprias mágoas. Entre cada vírgula ou cada ponto final espreitava o caos do dia a seguir… e de mais outro, e mais outro e por aí fora. Ontem usei chapéu e gabardine enquanto caminhava sob uma intempérie de sobressaltos, pequenos tornados sísmicos que partiam de dentro de mim. Tempestades anatómicas de passos lentos ao mesmo tempo que o quotidiano assumia velocidades fora de série. Fiquei parada a meio da passadeira mesmo com o sinal vermelho para mim. Ontem enquanto acordava no início do dia morria um pouco mais relativamente ao amanhã. Parece que fazia sol lá fora e a pele que envergo arrepiava-se de deleite em choque com a tormenta nascida dentro de mim. Estava presa ao medo de saber que o Agora, de então, era o único momento que conhecia.Ontem vivi ao contrário deitando os ramos às raízes e fazendo nascer de mim os frutos debaixo de terra. Risquei o céu que me devorava em palavras com formas de grades e de chaves…sem fechaduras. A inutilidade de conhecer-se as soluções é a doença dos que não querem agir. E hoje, quando acordei, ainda estava plantada ali.

...elipse...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ontem deixei as palavras em cima da mesa

E tranquei a alma nas páginas brancas

Deixei que a tua voz escrevesse sem regras

Não corrigi a vontade nem o desejo

Depois de me leres...

A minha história ficou completa

sábado, 14 de fevereiro de 2009

POSITIVE MATCH

Quero fazer amor contigo
Todos os dias que forem dia de te lembrar
Através das palavras e do corpo
Através da embriaguez dos sentidos
Através da profundidade de cada sulco
Que cada letra dedica na construção do teu nome
Quero ser os braços à tua volta
Enquanto um beijo toca no alto da torre do teu coração
E assim chamado sempre saibas
Que todas as horas são horas, minutos e segundos
De devotar o que conhecemos da noção de Tempo
Ao total conhecimento do teu ser
Quero que sintas as margens do meu corpo
À beira do precipício do teu
Quero que o meu coração se esqueça do ritmo
De cada batida que dá longe de ti
Quero que sejas o construtor de mais caminhos na minha vida
Enquanto caminho em direcção a ti
E que no final de todo o sentido da nossa existência
Saibamos que teremos sempre ainda muito mais
Para viver noutra vida… outra vez.



...to my taliesin...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

As pedras da calçada também choram
Atiram-se às janelas que escondem a alma
Por detrás de cortinas empoeiradas
Descem das teias as lágrimas de ontem
Enquanto as velhas à lareira
Costuram os
jovens corações
Com saber feito e sabor a passado
Dos novelos deslizam vozes embriagadas
Acorrentadas a agulhas infinitas
Que usam magias para esconder os deuses
Em corpos imperfeitos e temporais
Meros aventais do espírito divino
Em que a nódoa que cai
Apenas mancha o corpo.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

OUTRO DESAFIO

Aqui vai a resposta a mais um desafio, que me foi apresentado pela Kátia. Este está relacionado com música e foi difícil porque as respostas estavam condicionadas. Já vão perceber (quem não conhecer este desafio!).

Regras:

1-Colocar uma foto individual nossa.

2-Escolher um artista ou banda preferido.
(Tori Amos)
3-Responder as questões com os títulos das canções do artista escolhido.

4-Escolher 4 pessoas a quem passar o desafio.


Agora as perguntas do desafio e as respostas com os temas da Tori Amos:

a) És homem ou mulher? "Cornflake Girl";
b) Descreve-te. "Body and Soul";
c) O que é que as pessoas pensam de ti? "Heart of Gold";
d) Como descreves o teu último relacionamento? "Not David Bowie";
e) Descreve o estado actual da tua relação. " A Sorta Fairytaile";
f) Onde querias estar agora? "Ireland";
g) O que pensas a respeito do AMOR? "Precious Things";
h) Como é a tua vida? "Big Wheel";
i) O que pedirias se pudesses ter um só desejo? "Liquid Diamonds";
j) Escreve uma frase sábia. "Don´t Make me Come to Vegas".
E a quem passo o desafio (deviam ser quatro pessoas mas vou aumentar a quantidade!):
NOTA: Como já houve resposta a este desafio por parte de algumas pessoas desafiadas, vou estender este mesmo desafio à gracinda, à carmen, à tons de azul, à képia, à margarida, ao paulo e a quem o quiser levar!
Agora, ficam com uma música da Tori Amos precedida de um pequeno poema lido pelo grande senhor da música: Leonard Cohen.
"I've heard of a man
who says words so beautifully
that if only he speaks their name,
women give themselves to him.
If I am dumb beside your body
while tumors blossom on our lips,
it is because I hear a man climb the stairs
and clear his throat outside our door."


P.S.: Gostaria de ter escolhido PINK FLOYD...mas não conseguia bater a bota com a perdigota em termos de perguntas e respostas com os temas musicais deles!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

...deitar fora...

Estou à espera que o céu caia enquanto fujo da terra em voos e alaridos dignos de uma nova chegada à Terra de Oz. A tempestade começou dentro de mim enquanto adormecia num sereno beijo de boa noite. E o tempo que passa tão devagar debaixo dos meus pés...
...TÃO DEVAGAR...
As espirais de horas desenrolam-se de página em página, esquecidas de serem lidas, esquecidas de serem sentidas. Voam como folhas arrancadas, como pássaros em voos de queda profunda.

...QUEDA PROFUNDA...

E a gente que sente e que se sente, em passos ligeiros marcando a vida, a sua e a dos outros, bate à porta leve, levemente (e mente), não sendo chuva nem sendo vento-o-o-o-o-o-o...mas não há quem queira abrir a porta a gente assim...

...BATEM À PORTA...

Pés de esmeralda ancorando entre dois mundos numa valsa constante de vaivém elíptico...somos dois, somos um, somos aqueles que deixarmos ser...fluindo do canto da alma até ao centro do espaço entre nós...

E desço a avenida deste mundo com pompa e circunstância, batendo latas em poemas e rangendo os dentes em notas de música...caminho sobre a água, sobre os corpos, sobre o passado, sobre as lágrimas e sobre as portas feridas, sobre as crenças abandonadas e sobre as fés perdidas...e o traje que visto serve, também, para deitar fora...

...DEITAR FORA...


terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

E a propósito dos nossos amigos...mais umas trocas!

E por "falar" no post anterior, aqui estão as referências a mais umas trocas nas quais estou inscrita. Vale a pena tomar nota! Participem!
Assim, no blog da Joana, estou inscrita na "TROCA ANIMAIS DA QUINTA":
Início das inscrições: 24 de Janeiro
Fim das inscrições: 1 de Maio
Divulgação das parceiras: 2 de Maio
Data limite para envio: 15 de Junho
A troca consistirá em:
2 Peças feitas por nós alusivas ao tema
1 Surpresa comprada alusiva ao tema
Materiais que a parceira use
Material de papelaria
Doces e miminhos à vontade.
No blog da Ana estou inscrita na TROCA GATINHOS:
Esta troquinha consiste em que cada uma das parceiras envie os seguintes items:
-> 1 ou 2 coisas feitas por vocês alusivas ao tema;
-> 1 miminho à vossa escolha;
-> materiais;
-> 1 carta.
As inscrições são efectuadas via e-mail ou comentário até dia 28 de Fevereiro e o sorteio será no dia 1 de Março.O prazo máximo de envio será até dia 31 de Março.

E, finalmente, estou inscrita no blog da Anny para a TROCA LITERÁRIA:
A TROCA CONSTARÁ DE:
-1 item artesanal feito por você (alusivo ao tema, ponto cruz, e.v.a., pinturas, etc...)
-2 itens que sua amiga use no artesanato que faz(ela te dirá)
-2 itens diversos de papelaria (canetas/canetinhas/lápis de cor/bloquinhos)
-1 revista para colorir (infantil)
-1 livrinho de histórinhas infantil( que é o maior interesse deste tema ).

E então que tal deitar mãos à obra?! ;)