Pesquisar neste blogue

sábado, 28 de março de 2009

SODOMA, GOMORRA E PORTUGAL...

Em noite de apagão mundial e de jogo entre portugal e Suécia, não há escuridão maior do que aquela em que se vive actualmente neste país. Comemorou-se no dia 21 de Março também outra data que me esqueci de referir num post anterior: o Dia do Sono. Portanto, os ingredientes são estes: portugal + governo + sócrates + pseudo-justiça + corrupção + ditadura + ameaças + arrogância = apagão e sono de um país à beira-mar plantado.Bem que se podia pôr de lado os filmes pró-intelectuais e superficiais que os nossos realizadores têm tradição de concretizar e começar a pensar em usar como modelo de inspiração as nossas altas entidades públicas e associados, para se realizarem grandes épicos com uma dada equivalência bíblica e mafiosa. Somos confrontados com factos e argumentos. Temos um primeiro-ministro (ou sinistro) com uma grave dificuldade académica que o impede de obter um canudo através do seu esforço mental e cultural (porque não houve...ou não o tem!)...por isso, compra-o; simula-o; faslifica-o. Não declara os rendimentos inerentes ao seu digníssimo cargo, em termos de IRS...pois, percebemos...como o senhor o disse, é um facto público o saber o valor do seu ordenado...para quê declarar? Agora, enfrenta as acusações de que fez parte interveniente no caso Freeport...Uma pergunta: Porque é que será que o PS não quer aderir ao combate à corrupção e enriquecimento ilícito?!...este senhor, para além de ser uma personagem conhecida do Walt Disney ( o nariz não o desmente!) é um mão largas de aventuras. Ainda se dá ares de arrogante, petulante, intolerante, menino mimado, novo-rico, pequeno ditador e mal-criado. Está errado quem contra ele fala. O menino bate o pé, chama os seus baby-sitters que o acompanham, os seus cães raivosos que o defendem e aqui temos a ralé moral que nos tiraniza.Um certo "tio" que está na Câmara de Oeiras, o tal de Isaltino (aquele que diz que é normal em vinte anos fazerem-se umas ilegalidadezitas e assinarem-se coisas sem ler), uma certa Dona Branca de Felgueiras e aquele outro valente de Gondomar são os presidentes de câmaras que conseguem sempre lavar as manápulas sujas da corrupção e abuso do poder.
Uma ministra (outra sinistra) que parece ser a alma gémea de um dos meninos, citado anteriormente......atirada como parte da matilha ao osso da educação. Não reconhece os erros, impõe e desautoriza. Somos a boca de incêndio onde a sua matilha vai despejar as suas necessidades fisiológicas.
Depois, quando a justiça tenta fazer o que deve, sem venda ou tentativa de nos colocar vendas a nós, é ameaçada, provavelmente pela matilha do tal menino acima citado, constantemente, para impedir a sua concretização...afinal, temos que dar continuidade à frase do senso comum de que a justiça é cega. Não é preciso virem à televisão dizer que têm medo de revelar quem os anda a pressionar e a ameaçar...basta olhar para a sombra do nariz que sai janela fora do palacete de S. Bento.
E quando a justiça é cega pode ser comprada...como este caso que se sabe agora daquele médico de família, que atende no Centro de Saúde de Benfica, um tal de Ramos Silva. Aquele que ia para os Açores exercer a sua conduta pedófila com duas crianças (uma de 13 e outra de 9 anos de idade), com conhecimento e autorização da família das mesmas, a troco de umas prenditas e coisitas assim do género.Este doutorzeco continua a exercer porque o tribunal dos Açores considerou que a sua pena de prisão de uns quatro anitos, devia ser pena suspensa...afinal, "havia circunstâncias que apontavam para que a actuação do arguido tenha sido um acidente na vida, permitindo concluir que a simples censura do facto e a ameaça de prisão realizam de forma adequada e suficiente as finalidades da punição".
Somos ou não somos dignos de manter um "25 de Abril" no nosso calendário?! Ou então, de se fazer um filme ao sabor e imagem do "Gomorra". Ou um thriller...
Ou um LOST...que é o estado em que andamos.
De que é que estamos à espera?! Ah...pois...agora não. Estamos a ver o futebol...ou andamos com sono...ou vivemos num perpétuo apagão!

terça-feira, 24 de março de 2009

MAD WORLD

"And I find it kind of funny/ I find it kind of sad /The dreams in which I'm dying/ are the best I've ever had..."

E NÃO É?!

domingo, 22 de março de 2009

resultados da troca musical

O sorteio para a TROCA MUSICAL foi feito ( nomes escritos em papelinhos dobrados e agrupados aos pares). Agora, já sabem:

1) Contactem com os vossos pares, de modo a trocar moradas, eventuais datas para envio, outras coisas;

2) Comecem a fazer a vossa compilação musical, a capa para o cd e quando tiverem tudo pronto, é só juntar um "miminho da Páscoa" e enviar!

RESULTADOS:

a) Luísa + Matchbox32;

b) Taliesin + Borboleta;

c) Susana + Sílvia;

d) Joana Carmo + Daniela;

e) Ana Paula + Anny.


Inspirem-se e surpreendam!

sábado, 21 de março de 2009

OSTARA

Olho o tempo lá fora, que é o mesmo de ontem e anteontem, e relembro o rótulo que lhe foi dado: Primavera e Dia da Árvore ( a "minha" concepção de árvore, neste momento, é a da foto que está no post anterior!). Claro está que todos os dias são dias... e como HOJE, em especial, a Primavera não mora dentro de mim, não vou fazer uma crónica de costumes sobre estas datas. Mas bem que mereciam. A concepção do Tempo muda de povo para povo, de época para época, de um modo natural ou, muitas vezes, imposto. Eu prefiro recordar que hoje é o Equinócio da Primavera e que, para a cultura celta, isso significa OSTARA ( a Festa da Fertilidade. O nome vem da homeangem à Deusa Oster, cujo símbolo é o coelho...não vos lembra nada, tipo...Páscoa?!). A noite e o dia, pela primeira vez no ano, são iguais e isto podia ser traduzido por uma aspiração ao equilíbrio e à harmonia. "...a terra está pronta para ser plantada. É quando os Deus e Deusa se apaixonam, e deixam de ser mãe e filho. Nessa data, a semente da vida é semeada no ventre da Deusa, a Donzela revigorada e cheia de vida e alegria.
O Deus é devidamente armado para sair em sua viagem no mudo das trevas e reconquistá-lo, para que posteriormente a luz volte a reinar."
Mas hoje também é dia de aniversários. A minha "afilhada" virtual de blog, a Ana Paula, faz anos. Não podia deixar de lhe dedicar votos de um dia muito FELIZ, repleto de muitas coisas boas. Como é época de tal, desejo-te muita harmonia e muito equilíbrio: alicerces essenciais para se consolidar tudo de bom que ganhamos vida fora.

Recebi ontem os teus miminhos, via correio, e ADOREI. Muito, muito obrigado (até parece que sou eu quem faz anos!). É tudo muito especial. Desde o brilho da caixa por abrir...... até ao seu diversificado e adorável conteúdo!

P.S.: Ana, vou ouvir daqui a pouco a tua compilação de música gótica!
E para celebrar as multifacetadas vertentes do dia de hoje "raptei" (com a devida autorização do autor, claro!) uma lindíssima obra de arte, que pode ser uma verdadeira homenagem à Primavera, a Ostara e à Ana Paula...elementos femininos, é verdade:
Photobucket
Wild Flower, Ruela, 2009


...e como hoje é DIA DA POESIA...passem por Ourém (na Biblioteca Municipal),para dar os vossos CONtributos, em homenagem a Edgar Allan Poe (bicentenário do nascimento do autor americano) e assistir a uma tarde de poesia, na companhia da poetisa e amiga Carmen Zita Ferreira (visitem o blog: Quarto que Sente!), pelas 15:30h, numa tertúlia que promete ser bem passada. E já agora, "espreitem aqui esta deliciosa curta-metragem "TIM BURTON'S VINCENT featuring Edgar Allan Poe's, The Raven".

quarta-feira, 18 de março de 2009

LUX LUCET IN TENEBRIS

(apenas uma árvore entre alguns dos cantos da Citânia Briteiros, Guimarães)

"Desde as origens que os homens se sentem confinados a um mundo no qual sofrem como exilados. Na sociedade moderna ocidental, onde predominam os valores de conforto material e vazio de horizonte ontológico, esse sentimento de exílio terrestre perdeu-se. Apoderou-se de nós um sentimento de ditosa atonia que nos dá uma sensação de vegetativa eternidade dentro da nossa própria finitude."

(in Deuses e Rituais Iniciáticos da Antiga Lusitânia, de Gilberto de Lascariz. Zéfiro.)Vim em resposta ao desafio de leitura proposto pelo matchbox32. Aqui fica um dos meus excertos preferidos, do livro que estou a ler...ou melhor, mais significativo. Tal como ele fez, passo este desafio para todos os que aqui vierem visitar a Teia. Peguem nos livros que estão a ler e transcrevam um dos vossos excertos preferidos.

terça-feira, 17 de março de 2009

para ti

da pedra talho a tua imagem
como texto eterno 100 mandamentos
e dos cacos da vida faço a única peça
digna do altar onde te deponho


não carrego nenhuma cruz
e os caminhos parecem-me de outros que não os meus
porque a luz da tua presença
recorta-me das difíceis profundezas da sombra


e os mistérios mais antigos
que fiquem sempre por dizer
porque quando te olho através da alma
sinto que tenho em mim todo o conhecimento da eternidade
...por tudo o que ÉS, pelo dia em que nasceste (mesmo sendo o de St. Patrick!) toda a FELICIDADE do mundo! FELIZ ANIVERSÁRIO Taliesin.

quinta-feira, 12 de março de 2009

TROCA MUSICAL

Nós emolduramos os sentimentos e o dia-a-dia com o peso das nossas palavras e deixamo-las por aqui e por aí, ao sabor dos olhos que as interpretam e as degustam… mas tantas e tantas vezes, ao sabor da banda sonora que lhes oferecemos. O “desafio” ou a “Troca de Páscoa" que eu sugiro aqui entre os fios desta Teia é uma TROCA MUSICAL. Nós já trocamos marcadores, com e sem regras. E recebemos belíssimas obras de arte (em forma e conteúdo) de uns e de outros, aqui no meio virtual. O que a Teia propõe, desta vez, é MÚSICA!
Assim sendo, vamos abrir um prazo de inscrições até dia 20 Março. Dia 21, a Teia encarrega-se do sorteio para agrupar o pessoal em pares (pares esses que irão fazer a troca). A troca terá de ser enviada até à altura da Páscoa, ou seja, antes do dia 9 de Abril. E o conteúdo da troca?
- um cd tipo compilação com temas musicais que, ou costumamos colocar nos nossos blogs, ou que gostaríamos de dar a conhecer à/ao parceira/o, ou simplesmente as nossas músicas preferidas;
- fazer a capa do cd, do mais simples ao criativo (fica ao critério de cada um!), com os nomes das músicas, e a assinatura do “DJ”;
- se quiserem, uns miminhos assim para doce (ou ao gosto de cada um): tipo amêndoas (que é a “fruta” da época), como forma de desejar Boa Páscoa!
As inscrições estão abertas…quem quer começar?!
Única semi-regra: levar o desafio para os seus blogs, com o respectivo selo designando a TROCA MUSICAL (primeira foto deste post)!

quarta-feira, 11 de março de 2009

"Mentiras para contar a turistas!"

"O Centro Comercial Colombo não é uma construção tão recente quanto parece. Na verdade, naquele espaço existiu uma grande prisão de Lisboa. Até final dos anos 70 era para ali que iam todos os detidos na Grande Lisboa. A prisão era do exacto tamanho do centro comercial, tanto assim que, no projecto de reconstrução, foi possível manter a estrutura original. Nada tema, caro turista, hoje em dia o espaço é muito agradável para fazer compras."

in revista TIME OUT - Lisboa, 11 de Março.

domingo, 1 de março de 2009

3º Dia de Fuga ao Carnaval!

Depois de mais uma noite bem dormida e de um acordar ainda melhor, à sonância de vários pássaros e a sentir os mornos raios de sol a entrar pela janela do quarto, muito cedo nos dirigimos em direcção á fronteira com a Galiza, pois este iria ser um dia muito agitado em termos de Quilómetros.
A primeira paragem foi em Arcos de Valdevez, que fica num vale atravessado pelo rio Vez e reúne as características da paisagem minhota: cenários verdejantes e um património arquitectónico onde sobressai a construção à base de pedra.

Subindo em direcção à fronteira parámos na cidade fortificada de Monção na margem do rio Minho, cenário de muitas batalhas entre os reinos de Portugal e de Castela.


Antes de entrar em território Galego ainda tivemos tempo para visitar alguns locais que antecipadamente planeamos. Embora ainda tivessemos perdido imenso tempo num engarrafamento “animal”, em direcção ao castro de São Caetano.

Tal como sucede nos demais povoados fortificados construídos durante a Idade do Ferro no Noroeste peninsular, o "Castro de São Caetano" ergue-se de forma destacada no cume de uma colina sobranceira ao rib.º de Silvas, no "Lugar de Outeiro", de onde se avista um largo tramo do rio Minho.

O local está muito pouco explorado, apenas com uma pequena área de escavação mesmo ao lado da capela de São Caetano.


Não muito longe deste castro podemos também visitar o castro da nossa Senhora da Assunção. No topo do Monte da Assunção o visitante pode apreciar a paisagem sobre o vale do rio Minho, a Norte, e do rio Mouro, a Este. Pode também observar outros castros como o da Sra. da Graça, Sra. da Vista e mesmo S. Caetano, que no seu conjunto controlavam o curso do Rio Minho e dos seus principais afluentes. É importante referir que neste local foi feito um hiato na viagem para almoçar…e que almoço com esta paisagem. Mais uma vez um local devotado ao abandono, com a vegetação a cobrir as ruínas e de novo outra igreja e cruzeiros a tentar “santificar” nesciamente um local de forte presença pagã.


Como ainda nos restava algum tempo, decidimos visitar a aldeia quase perdida na serra da Peneda, Castro Laboreiro, particularmente o seu castelo que foi mandado edificar por D. Dinis e infelizmente, arruinado e parcialmente desmontado no século XIX. Mas mesmo assim vale a pena a sua visita. Não podemos esquecer de mencionar o cheirinho a comida da boa que povoava a aldeia, em especial o pão de broa de milho a chamar a atenção.


Com o sol em direcção descendente fomos então ao território Galego. As coincidências que existem entre este território autónomo de Espanha e o Norte de Portugal, não nos surpreendem devido, essencialmente, às afinidades culturais e linguísticas. De facto não se verifica qualquer diferença, entre os tradicionalismos galaico e luso, sobretudo na zona minhota, que fazia parte da Galécia Romana. A direcção da viagem era o monumental Castro de San Cibrao De Las, em San Amaro, perto da cidade de Ourense.
Implatado num ligar dominante, este castro é representativo dos grandes povoados da ultima fase da cultura castreja. Foi iniciado a sua construção do primeiro sec. I A.C. e abandonado no sec II D.C. Nesta etapa alguns castros alcançaram um enorme desenvolvimento urbanístico com a chegado dos romanos, de tal modo que muitos eram uma espécie de cidade e de lugares centrais de um lugar amplo (qualidade de distrito).

Um desses lugares centrais era A Cidade de San Cibrao de Lás, conhecida nesse tempo como Lansbricae. Esta informação foi encontrada por arqueólogos numa ara romana e assim era conhecido o nome deste enorme assentamento. Existe também um outro pormenor curioso neste castro, segundo vários autores existe gravado numa pedra algures no castro uma inscrição clara e concisa: IOVI, que faz sem duvida referência ao Deus greco-romano Júpiter, quem se dedicou a construção deste monumento grandioso. Mas infelizmente a procura dessa tal inscrição não deu bons resultados…fica para uma próxima tentativa, e com o Sol a esconder-se por detrás da montanha, estava na hora de regressar a Portugal.