Pesquisar neste blogue

terça-feira, 30 de junho de 2009

+

Mais do que pó de estrelas, somos os raios que se escapam delas mesmo após o seu colapso e brilhamos, para além da fronteira destes corpos, milhares de anos após, em ecos fundados em sangue e matéria.
Mais do que as origens, importa saber que somos o Aqui e o Agora, Disto e Daquilo, entre o sabor de um beijo e o de uma lágrima, o Sal e o Doce, à beira do choro e da gargalhada...as bases da sanidade e da loucura num interminável jogo de equilibrismo sem se querer.Mais do que os fantasmas do futuro projectados por entre sonhos e expectativas, somos o que somos, o que nos foi permitido ser , por entre páginas imensas de ADN´s e de pseudo-destinos divinizados, como desculpa de sermos apenas humanos.
Mais do que o sonho e o pesadelo, somos o húmus do seu corpo e ditamos a sua orientação desde as raízes a que nos agarramos; e ascendemos ou curvamo-nos, conforme a disposição dos ramos que sustentam ou os céus ou os infernos, ou os limbos ou os purgatórios...ou somente a doença e a realidade.Mais do que as fórmulas secretas de um Arquitecto maior, chame-se Tempo, chame-se Deus, chame-se Natureza ou o que se quiser, somos a prova viva de que construimos, resistimos, destruimos porém existimos.Mais do que um sono prolongado para além da verdade, corre-nos sangue desde o coração até qualquer ponto do nosso corpo e se estamos vivos neste mesmo Momento foi para isto que "fomos feitos"... por entre o caos e a ordem, por entre a mente e o trabalho das nossas mãos transformamos a matéria em LUZ....e "só devemos parar...quando terminarmos"...

domingo, 28 de junho de 2009

FESTA NO SOLAR

Ontem (27 de Junho) o Solar dos Zagallos Sobreda, Almada) acolheu a Festa no Solar - saberes, sabores e memórias, em homenagem comemorativa da chegada dos Europeus às Américas, um momento histórico que marcou a descoberta de novas tradições, cores e paladares. Através deste mote da História Contemporânea, os jardins do Solar receberam inúmeros visitantes, numa verdadeira viagem ao século XIX, onde foi possível experimentar uma sensação única de multiculturalidade.
Começamos bem o dia numa saudação ao sol, através de uma aula de ioga desde as nove às dez e meia. Depois deste momento, uns (como eu) fomos experimentar o atelier de pinturas corporais em henna ("O corpo como tela"), com a artista Fátima Zahara.Outros foram para a Hora do Conto (Os mil e um contos de Sherazade). A cafetaria da festa estava aberta na Cozinha do Solar, assim como as exposições relacionadas com os azulejos (O Artesão Pintor de Azulejos).Também com fotografias de José Guimarães e Marionetas Vicentinas do Atelier Primavera 09. Noutros pontos do jardim decorriam: Baby Ioga; Chi-Kung; Caligrafia Árabe; um atelier de construção de objectos em couro (Bolsas, pulseiras e atilhos); um atelier de pintura livre (Pinturas ao Vento); um atelier de fabrico de perfumes, óleos e cremes a partir de essências naturais (Per-fumum, através do fumo).Um atelier de modelagem de lamparinas em barro (Olaria do deserto) e um atelier de pintura em azulejo com a técnica de corda seca e aresta (Al-zulej Árabe). As tendas árabes marcavam o ambiente com a venda dos seus produtos mais típicos. Eu trouxe incenso e uns brincos trabalhados; e uma pessoa muito querida ofereceu-me uma mão de fátima (porta-chaves) com uma "proteção" especial! :)Durante todo o dia decorreram jogos tradiconais assim como as diversas tendinhas de artesanato, gastronomia e do comércio justo. Houve momentos de música, com os alunos da Academia de Música de Almada; um concerto de Guitolão pelas mãos de António Eustáquio; um workshop de Danças Orientais, por Rute Maluna e ao final da tarde podemos assistir às Danças do Ventre por esta mestra e suas alunas. Esta festa foi encerrada com um concerto AL - FARABI (um grupo de músicos e bailarinas, cujo reportório transportou-nos para um verdadeiro ambiente exótico e sedutor do universo árabe).Nos dias 4 e 5 de Julho poderão visitar a Feira da Terra (Seixal), que irá ter "palestras, oficinas, aulas, exposições, demonstrações, visitas guiadas, animações e espectáculos, e vão estar presentes na Quinta da Fidalga empresas, indivíduos ou associações que apresentarão produtos, serviços e ideias, bem como as suas vantagens para o consumidor e para o meio ambiente." Para além disso, poderão usufruir de palestras sobre Reiki (Terapias de Desenvolvimento Humano - Associação Campus de Reiki) ou aulas gratuitas de Hatha Yoga e Yoga do Riso.
Vejam o programa aqui.
Quebrem o dia-a-dia!

domingo, 21 de junho de 2009

TWO LOVERS

Ontem assistimos a um filme americano que não parecia americano. Se para alguns isto não é a melhor das introduções, ou apresentação deste filme, é melhor parar de ler o post por aqui!
De facto, este filme, Two Lovers (que irá ter a tradução de "Duplo Amor" ou "Amantes", com data de estreia prevista para o próximo mês) esteve nomeado para a Palma de Ouro, no Festival de Cannes do ano passado. Com uma magnífica realização de James Gray, é baseado numa história de Dostoevsky: "White Nights". Tem todos os ingredientes típicos de um filme europeu, e quase naturalmente não damos conta de que a acção decorre, na íntegra, em Nova York.
Os planos de realização, muitas vezes, são autênticas fotografias que jogam sublimemente com as sombras, os contornos dos corpos e os contra-luz, ao mesmo tempo que a acção é engrandecida com os excelentes diálogos derivados de um igualmente excelente argumento, que faz ressuscitar o género do romance cinematográfico. A sensibilidade é como que capturada em diversos e únicos enquadramentos digitais.
Assim sendo, e resumidamente, temos Leonard (Joaquin Phoenix) que vive em casa dos pais e trabalha no negócio da lavandaria da família. Leonard saira, há uns anos atrás, de um noivado desastroso, que o levou a descobrir que é doente bipolar, com todas as consequências deste género de doença (tentativas de suicídio, auto-flagelação). Os dias na sua vida sucediam-se uns após os outros, sem qualquer género de "cor" até que surge Michelle (Gwyneth Paltrow), a sua nova vizinha. Entretanto, os seus pais apresentam a Leonard um casal amigo e a sua filha, Sandra (Vinessa Shaw). Rapidamente, Leonard deixa-se envolver com Sandra querendo, no entanto, envolver-se com Michelle. O argumento vai girar em torno destas personagens: Leonard, um rapaz que quer voltar a acreditar, furiosamente, no amor, e que ao depositar essa crença, algo obsessiva em Michelle, liberta o seu EU mais onírico, sonhador, um pouco adolescente. Michelle é a vizinha que sofre de uma espécie de hiperactividade; mantém uma relação com um homem casado e procura em Leonard o irmão ou o confidente que não tem. Sandra é o ponto de apoio ou refúgio de uma vida que poderá vir a ser perfeita ou estável para Leonard, e é apaixonada por este último. Ninguém morre de amor, no entanto, assistimos a "partos difíceis" no soberbo desempenho destes actores, enquanto entregam a sua alma ao desempenho dos seus papéis. E não podemos deixar de sentir a carga emocional que deriva de cada um deles, os conflitos que nascem e as esperanças que acompanham o espírito de sacrifício.
Não avanço mais na história...apenas deixo entreaberta a possibilidade de irem assistir a um grande filme, que pelo que se ouve dizer, contém a última participação cinematográfica de Joaquin Phoenix (infelizmente!).
Procurem nos planos soltos as frases sentidas, os símbolos, as imagens, a poesia e os duplos significados...de certeza que aí saberão do que estou a falar.


sábado, 20 de junho de 2009

marjolein

A Celtic Blessing

May the road rise up
To meet you.

May the wind be always
At your back.

May the sun shine warm
upon your face.

May the rain fall soft
upon your field,

And until we meet again.
May God hold you in the palm of his hand.

ALL THE BEST IN WHOLE WORLD.


terça-feira, 16 de junho de 2009

UM CERTO UNIVERSO

Lembro-me
você dizia:
"para ser feliz,
terá que comer em minhas mãos."
Então,
passei a comer
em seu prato
naquele sepulcro
dividimos as refeições
aproveitei os restos
repartir com os ratos
amanheci com um pires na mão...
Hoje,
morrer de fome é o bastante
para ser feliz
nas águas sagradas da solidão
onde mergulho de cara...

(ilustração de outro poema: "Síndromes")
in VAGA LUMES de Luciano Fraga
com capa, contra-capa e ilustrações de Ruela
Há uns tempos atrás recebi este livro em casa, oferecido pelo Ruela ( o grande artista digital do blog http://neoartes.blogspot.com/ - visitem-no!). Andei a "saltitar" pelos poemas e pelas ilustrações, e agora de caminho de leitura completamente feito, partilho convosco um dos poemas. Pequenas partes que nos podem parecer o Tudo ou o Todo (como preferirem!).

Mais uma vez, obrigado Ruela.


sábado, 6 de junho de 2009

somos resistentes

Somos resistentes à passagem do Tempo
Que nos devora o pó das células à margem do erro da mutação
Somos resistentes às palavras
Que nos varrem, inconscientemente, para os quatro cantos do dia-a-dia
Somos resistentes à raça humana
Que nos mostra o que fomos e o que seremos dentro desta História
Somos resistentes na guerra
Que se acumula nas pregas da pele, do corpo e dos órgãos e que se veste de doença
Somos resistentes ao esquecimento
Que nos devora na tristeza encolhida de uma alma menor
Somos resistentes à dor
Que nos tempera as articulações da mente com lembretes de que sabemos sentir
Somos resistentes às lágrimas e aos risos
Que nos adormecem e nos acordam sucessivamente em doses certas
Somos resistentes à vida
Que nos lembra de todo o objectivo da nossa caminhada quando deixamos pegadas

Até somos resistentes à morte
Que nos assalta sem qualquer arma a não ser o seu nome próprio
E nós saímos da nossa sombra e dizemos que não temos medo.

Estamos prontos.