Pesquisar neste blogue

sábado, 23 de janeiro de 2010

NA TELA DA TEIA: "Where the wild things are"


Este filme é uma adaptação de um livro infantil, com o mesmo nome, escrito por Maurice Sendak. Com realização de Spike Jonze e produção de Tom Hanks, acaba por ser um filme de crianças para adultos. Max é um miúdo com problemas comportamentais que o levam a querer ter todas as atenções da sua família em si. Após uma discussão com a sua mãe, ele foge de casa, trajando o seu fato de fantasia de coelho. Parte para um mundo imaginário que é uma ilha, cujos habitantes são monstros de proporções enormes. Para não ser devorado por nenhum deles, Max afirma que era um rei no local de onde vinha e aceita ser o rei desta tribo. Cada um dos monstros tem uma personalidade forte e isso é revelado ao longo do desenrolar da acção, enquanto Max relaciona-se com cada um deles. Ao mesmo tempo orienta a construção de um ninho para todos. Os monstros acabam por ser uma metáfora para os seres humanos. Estabelecem uma série de relações complexas, revelam os seus problemas e as suas atitudes exemplificam a nossa sociedade emocional. Max acaba por descobrir que não é muito diferente do mundo de onde tinha vindo...e que a melhor forma de lidar com os problemas e medos é enfrentá-los. E preencher tudo...com AMOR.
Por vezes, o filme perde-se um pouco no absurdo de alguns diálogos...mas acaba-se por perceber a semi-resposta à questão (que não o chega a ser!) do filme:"Where the wild things are?"...fácil: Apenas dentro de nós!Fiquei fã das autênticas "fotografias" deste filme. Muitos tons de sépia, muitos planos de vastos desertos e florestas secas sob um céu extremamente azul ou acompanhando um pôr-do-sol.
Também fiquei fã da banda sonora. O filme abre com Arcade Fire e ao longo do mesmo somos presenteados com temas de Karen O. and the Kids (Karen O. é a vocalista dos Yeah, Yeah, Yeahs!).
Sei que até já há merchandising à volta deste filme: roupa, acessórios, objectos e bonecos. É uma autêntica febre em alguns países! Quem vê o filme percebe.
Tenho de o ver novamente, agora um pouco desligada da história e mais centrada na imagem...como se estivesse a folhear um álbum de fotografias! :)
Eis os "monstros" (que estão brilhantemente concebidos):
Vejam esta montagem de partes do filme, com uma das músicas:

11 comentários:

Susana Júlio disse...

Há "coisas" neste filme, pensamentos, ingenuidades, sei lá...que me remetem automaticamente para o livro do Principezinho!!

Sandra Daniela disse...

Olá! o ultimo filme no cinema que vi foi "Nas nuvens"... isto só para confirmar como "andava" o george clonney... lol. Mas antes fui ver o filme " A Estrada"... foi para mim um filme marcante... a lei da sobrevivencia ... fez-me ver com outros olhos at´todos estes acontecimentos do Haiti... Este que nos mostras ainda não vi, mas até pode ser que ainda o veja... Beijinho

Porcelain disse...

Ando de olho neste filme há não sei quanto tempo... quando cá vier, a ver se consigo vê-lo... acreditas que o Ágora esteve na Covilhã (!!!!!) e eu deixei passar? :(

Opá, não te acontece não conseguires dar conta do recado?? :P E aqui até tenho menos oferta do que tu vaia tendo por aí, pá... dâââ pra mim... :P

Vou-me ver negra para conseguir ver o Ágora... e era filmezinho para ser ver era no grande écran... agora o mais perto é em Viseu... :|

Buá :(

Giane disse...

Há dois anos que ouço falar sobre esse filme e estou curiosa para assistí-lo.

Maurice Sendak é um escritor muito sensível no que se refere ao universo emocional, adulto e principalmente infantil.

E Spike Jonze é um diretor, além de criativo, muito ousado.

Boa dica, Su!

Beijos mil!!!

Unknown disse...

Su, ola!!!! :D
Quero ir ver este filme, fui ontem ao cinema mas vi o sherlock holmes, gostei mto. :D
o proximo será este.

Olha ja tenho os dois porta lenços, smp queres? e a mala?

beijinhos*

Teté disse...

Também estou com muita vontade de ver este filme, que gostei muito da apresentação. E como tu e a Susana recomendam, ainda mais com essa de lembrar o Principezinho, vou ver se arranjo um tempinho entre todos os outros que agora se seguem com os Globos e os Oscares já aí a rebentar... :)

Beijocas, Su!

Matchbox32 disse...

Tenho que ver.

Beijinhos!

Liz / Falando de tudo! disse...

ah, parece um excelente filme pra assistir com meus filhos! seria muito bom ver em familia, mas meu esposo nao gosta!!
um abraço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sandra Nascimento disse...

Tenho o livro há algum tempo (adoro!)... Ando tão distraída que nem sabia que existia um filme!!! :)

Porcelain disse...

Bem... não sei quantos meses depois e como o Ágora já visto, e depois de montes de publicidade a este filme aqui por estas bandas, até agora nada... :| Será que já passou e eu não dei por isso?? (pouco provável)

:( Beijos, linda!!