Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

FIOS DE OURO PARA 2008

Já que estamos em épocas de considerações, atribuições e rótulos premiados, a Teia não podia deixar de atribuir uns quantos fios dourados aos seus "MAIS" para o ano que findou (2008).

- Assim, para o livro "MAIS" de 2008, a Teia escolheu:


* VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO, de Mia Couto.


"Em que preciso momento a pessoa adormece? Quando perde o mundo, tombada no fundo da alma? Quando apenas lhe sobra uma derradeira fresta de luz, ecos de vozes sopradas de tão longe que parecem rumores de anjos?"






- Para o filme "MAIS" de 2008, a Teia escolheu:


* O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON ( apesar de só ter estreado ontem, o filme é de 2008... fui vê-lo e ...como alguém disse...é DEMOLIDOR! Passou a ser um dos filmes da minha vida!)


"O novo filme de David Fincher tem um argumento peculiar: o jovem Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu velho mas vai rejuvenescendo à medida que cresce. A premissa permite alterar as coordenadas temporais de um grande romance entre Benjamin e Daisy (Cate Blanchett), uma amiga de infância que envelhece enquanto ele ganha anos de vida. O envelhecimento e a morte surgem como contexto mais profundo de uma grande história de amor. A produção enfrentou o grande desafio técnico - visível no trailer - de transfigurar o actor Brad Pitt à medida que ele vai ganhando e perdendo décadas de vida. David Fincher, realizador da geração MTV, ("Se7en", "Sala de Pânico", "Zodíaco"), não é um nome que associemos ao romance ou a uma fábula clássica com esta, adaptada de um pequeno conto de F. Scott Fitzgerald. E também foi passando ao lado dos Oscares, uma situação que pode estar prestes a mudar..." (in Cinemax)




...depois deste filme, calhou mesmo bem um moccachino quentinho no novo STARBUCKS COFFEE, que abriu ontem portas ao público no Almada Fórum.




- Para série de televisão "MAIS", a Teia escolheu:


* DEXTER ( eu sei...é uma série que teve origem em 2006 - 1ªtemporada. Neste momento, vai estar em exibição a sua 3ªtemporada. Mas é a série que eu destaco de 2008, como a mais seguida por mim!).

A série é baseada no livro “Darkly Dreaming Dexter”, do escritor Jeff Lindsay (já tenho os dois primeiros volumes...são óptimos!) e "conta a história de Dexter Morgan, um assassino em série que trabalha como analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue, no departamento de polícia do Condado de Miami-Dade. Dexter é interpretado por Michael C. Hall.(...) Valendo-se do fato de ser um expert forense em análise sanguínea e de trabalhar no Departamento de Polícia de Miami, Dexter, de um modo bem meticuloso e sem pistas, mata criminosos que a polícia não consegue trazer à Justiça. A série narra a trajetória de sua vida dupla por meio de flashbacks e, paulatinamente, vai desvelando diversos segredos dos personagens, criando um ambiente de constante suspense." (in Wikipédia)




- E para o álbum "MAIS" de 2008, a Teia escolheu dois álbuns:
* PORTISHEAD com o álbum "Third" (já apresentado aqui na Teia por altura do concerto em Lisboa);


* MGMT com o álbum "Oracular Spectacular" (uma fusão de vários estilos entre os piscadélicos anos 70 e o pop e disco sound dos anos 80, numa fuga cósmico-transcendental).



11 comentários:

Matchbox32 disse...

Olá, desaparecida! Queres ver que tenho que ir ver esse filme? Já és a segunda pessoa que fala bem dele...

Beijinhos!

Teté disse...

Gostei do livro, mas especialmente da escrita de Mia Couto, que não conhecia - e fiquei com vontade de ler mais!

Quero ver se não perco esse filme este fim de semana! :)

Beijoca e bom fim de semana para ti!

Giane disse...

Oi, Su!

Sua lista dos Mais de 2008 está "demais" - perdoe o trocadilho - não resisti!
Todos bons mas o MGMT...Uau!!!
Amei as músicas do album citado em especial "Kids".

Beijos mil e além de um bom domingo ótimo 2009 para você!!!

Susana Júlio disse...

Match: parece-me que DEVES mesmo ir ver este filme...prepara-te para uma dose de quase três horas...mas valem tanto a pena! ;) Vou tentar desaprecer menos! Bjs.

Teté: Então boas leituras e boas sessões cinematográficas...bjs grandes.

Giane: Ainda bem que gostaste das sugestões. MGMT é mesmo bom...espero que eles continuem a produzir boa música como este álbum! "Kids" também é uma grande "malha"! Bjs grandes.

Giane disse...

Su;

Convido-a a participar de um "meme".
Acredito que será interessante para você e desde já, agradeço sua colaboração!
Mais detalhes, no caderno de páginas...hã...esverdeadas?! - rsrsrs!

Beijos mil!!!

1/4 de Fada disse...

Fora o filme, que ainda não vi, belíssimas escolhas. Não sei que ideias é que tiveste à conta do balanço de 2008 que fiz a pedido da Bluevelvet, mas pela parte que me toca estou ansiosa por ver... ou foi este balanço que acabei de ler? Seja como for, deste-me inspiração para hoje...

susemad disse...

Olá Su! Como estás?
Não posso prenunciar-me pelo livro, nem pelo filme, mas quanto às restantes concordo com as escolhas. :) Também gosto de ver o Dexter.

Beijinhos

Cruztáceo disse...

Seja bem aparecida! salvé regina! Pakurané!

Porcelain disse...

:-DD Eheheh, fios d'ouro ena ena!! Boa ideia!! Olha sou bem capaz de concordar com o Benjamin Button, mas acreditas que me abalei do meu agradável e confortável e quentinho e cheio de coisas interessantes para fazer, lar, para ir apanhar frio e chuva e depois chegar à bilheteira e a menina dizer "O Banjamin Button está esgotado" e eu fazer a minha cara de parva de eleição.

Irrita-me desperdiçar o meu tempo precioso com parvoíces!! A minha vontade era não voltar... mas obviamente voltarei... que diabo... logo tinham de andar a nomear óscares para o filme que eu queria ver????

Esta gente só faz atrapalhar-me a vida!!

Get out of my way!!

:-))

(Eu avisei que era maluca tu é que achasteze que não...)

Porcelain disse...

Ai, amiga... nunca pensei que eles o pusessem a rejuvenescer só de corpo!! Pensava que rejuvenescer era também ao nível da mente, pelo menos, da postura face à vida!! Pensei que ele começasse por pensar como uma pessoa velha, sem ânimo e sem vontade de viver, para depois a ir recobrando aos poucos!! Pensava que o filme tivesse uma filosofia do género: a idade não interessa, o que interessa é a atitude!! :-S Enfim, decepcionei-me muito mesmo, vim de lá chateada, embora pelos ambientes, por certos momentos e certas frases achei que foi um momento bom passado, mas... :-S Eheheh, achei que apelava um bocado ao sentimento (embora de forma elegante e subtil, sim) :-P e não gosto muito disso... acho que eles por vezes usam isso para comover o público, ao invés de tentar passar uma mensagem (coisa que para mim é essencial, seja num filme, seja, por exemplo, num livro...) eheheh e senti falta de efeitoss especiaiss! :-D

Adooorooo vir aqui e ter oportunidade de trocar impressões contigo, linda... :-D ehehe beijosss!! :-))

Ah, olha, tenho para lá um blog de filmes (no meio daquela salganhada toda)... nem sei se ponha este filme ou não... na verdade, houve coisas de que gostei... :-P Vá linda, beijoss!!

(Também vi a Lenda de Desperaux - aquele do ratinho para maiores de 4 anos ahahah :-D - e também não sei se o ponha lá... não sei se faça um blog de filmes se faça um dos meus filmes favoritos!!)

Beijosss!!

carteiro disse...

Também gostei muito d' O Estranho Caso de Benjamin Button, que fará parte das minhas considerações para 2009 :)
O filme tem uma doçura incrível e contínua pelas duas horas e meia que se estendem. O aspecto negativo que me ficou é o facto de ser um filme tão americanizado e tão cheio de clichés que até dói. Mas a maioria de clichés, se pensarmos bem, só são assim rotulados porque resultam...
As interpretações são um espectáculo.

Também adoro o Dexter. É a minha série favorita depois do Lost.