"Desde as origens que os homens se sentem confinados a um mundo no qual sofrem como exilados. Na sociedade moderna ocidental, onde predominam os valores de conforto material e vazio de horizonte ontológico, esse sentimento de exílio terrestre perdeu-se. Apoderou-se de nós um sentimento de ditosa atonia que nos dá uma sensação de vegetativa eternidade dentro da nossa própria finitude."
(in Deuses e Rituais Iniciáticos da Antiga Lusitânia, de Gilberto de Lascariz. Zéfiro.)
Vim em resposta ao desafio de leitura proposto pelo matchbox32. Aqui fica um dos meus excertos preferidos, do livro que estou a ler...ou melhor, mais significativo. Tal como ele fez, passo este desafio para todos os que aqui vierem visitar a Teia. Peguem nos livros que estão a ler e transcrevam um dos vossos excertos preferidos.
7 comentários:
Tão actual...Apesar da época retratada.
suspiro
Clica aqui e ajuda-me a ganhar o primeiro prémio!
"O inferno dos vivos não é uma coisa que virá a existir; se houver um, é o que já está aqui, o inferno que habitamos todos os dias, que nós formamos juntos. Há dois modos para não o sofrermos. O primeiro torna-se fácil para muita gente: aceitar o inferno e fazer parte dele a ponto de já não o vemos. O segundo é arriscado e exige uma atenção e uma aprendizagem contínuas: tenar e saber reconhecer, no meio do inferno, quem e o que não é inferno e fazê-lo viver, e dar-lhe lugar."
"As Cidades Invisíveis", de Italo Calvino
OK, amanhã coloco o desafio lá no canto!
Beijocas!
cruztáceo: Sim, das duas uma...ou andamos a padecer de dores antigas, sofrendo essa sensação de exílio; ou então anestesiamo-nos constantemente com a sociedade e suas exigências, materialismos e horas de ponta, stress em cima de stress, egocentrismo e comodismo, de tal forma que parecemos eternos...a morte é sempre aquela coisa que nunca nos acontecerá porque não pensamos nela.
tons de azul: Amei este excerto que escolheste...para os inquietos...o inferno é o AGORA e o AQUI. Bjs grandes.
Teté: Fico bastante curiosa com o teu excerto! E, portanto, com o que andas a ler agora. :) Bjs.
Saudades dessa tão bem tecida teia...devo visitas--muitas!--eu sei,mas as coisas vão se acertar com certeza.
Receba meu cheiro e meu beijo super super carinhoso e amigo.
Olá Linda!
Já li algumas coisitas deste livro e é bom.
Vê também o "MITOS E LUGARES MÁGICOS DE PORTUGAL" de Eduardo Amarante, aconselho!
Beijos
Enviar um comentário