Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Låt den rätte komma in (Let The Right One In)

Antecipando a estreia prevista para Portugal no dia 21 de Maio, desde já aconselhamos estarem atentos a esta película, para os verdadeiros amantes de cinema.

Desde o início do filme somos convidados a entrar num ambiente gótico que é emoldurado por um visual de solidão e, ao mesmo tempo, de uma inocência muito crua.
A excelente fotografia deixa-nos testemunhar um ambiente propício para uma história sobre vampirismo: o frio, a noite, gelo, espaços fechados e escuros, a própria geometria da construção nórdica transmite-nos um conceito de imagem absolutamente esmagador. O que há muito tempo não sentíamos ao observar um filme.


Esta é a história de Oskar, um rapaz de doze anos, que colecciona recortes sobre assassinatos e mortes misteriosas, como forma de vingança interior perante o facto de ser vítima de bullying na escola, e filho de pais separados que não lhe dão a devida atenção.
Este rapaz é atraído por uma rapariga, também com doze anos, que surge inesperadamente por diversas vezes, testemunhando as metamorfoses de solidão de Oskar. A amizade que surge entre ambos, rapidamente se transforma num amor inocente que ultrapassa a diferença de raças. Sim, porque Eli é mais do que uma simples rapariga, é uma vampira: com duzentos anos de idade, mas num corpo de menina.
Conforme o filme vai avançando é extremamente difícil não ficarmos deslumbrados com a beleza poética de muitas cenas que permanecem na nossa memória por muito tempo; podemos enumerá-las mas, de facto, é aconselhável verem pelos vossos próprios olhos.
Este filme é baseado num livro do escritor Sueco John Ajvide Lindqvist, sendo o realizador Tomas Alfredson, também da mesma nacionalidade, o que prova mais uma vez que o cinema Europeu bate aos pontos a falta de originalidade e talento do cinema Norte- Americano. Na calha, está uma versão americanizada deste filme, provavelmente, repleto de efeitos especiais em vez da poesia visual e narrativa desta película de origem Sueca.
Este é um filme a ver, principalmente a níveis estéticos.




12 comentários:

Porcelain disse...

Uau amiga... fiquei fascinada com a descrição... viste o filme no cinema? Filme eu ropeu... hummm... questiono-me se cá chegará... mas faço questão de o ver seja de que maneira for!!

Beijinhos grandes!!

Ana Paula disse...

Madrinha querida, fiquei louca pra ver este filme, e a música de Annie Lennox me fez chorar. Ela é simplesmente linda, uma das minhas super favoritas!!!! Que blog maravilhoso, eu amo de paixão passar por aqui!!! Mil beijocas e um gótico e lindo final de semana!!!!

Porcelain disse...

Oh, pá... custa-me o nosso chá das 3 ali assim a arrefecer... :-) Um dia destes faço-vos uma surpresa... depois venho avisar... beijossss, beijosss, beijosss carregadinhos de saudades...

Ana Paula disse...

Já sairam os parceiros da troquinha de inverno!!! Passa lá no blog pra ver!!!! Beijocas!!!!
E adivinha.... Somos parceiras!!!! Eu amei esta ideia, espero que goste tbm!!!! Mil beijocas!!!!!

Matchbox32 disse...

Hummm... parece-me bem interessante.

Beijinhos!

f@ disse...

Olá Su,
Rara beleza que nos prende .... fico com imensa vontade de ver...
sugestão 5 estrelas

imenso beijinho

Unknown disse...

Olaaaa!
Antes de mais obrigada pelas visitinhas!!! ;)
Força para a boneca!!!A minha foi td costurada a mão....deu algum trabalho mas gostei mt de a fazer...fui p a net pesquisar cmg se faz uma boneca de pano e dps foi só fazer!!! ;O)
Para os blogs vai a http://bloggerblogbackgrounds.blogspot.com/ tens la mt coisa!!!

Mais uma coisinha....em principio durante esta semana já tenho mais porta lenços....estive a espera de tecidos novos...e amanha axo que vêm mais...p isso no maximo, no proximo fim de semana tenho uns quantos para escolheres...se conseguir antes depois aviso-te!!!
Beijinho gnd e boa semana***

Ana Paula disse...

Querida, tbm achei minha parceira maravilhosa!!!! Uma ótima semana!!! Ah! Vc sabe onde posso baixar este filme? Não sei o nome dele em portugues e no Brasil nunca havia visto nada a respeito!!! Mas deve ser maravilhoso pelo que vi no trailer! Super beijocas!!!!

Fada disse...

Já tinha vontade de o ver, agora, mais ainda!!! :)

beijitos

Cruztáceo disse...

Promete! e é sacável?

jorge@ntunes disse...

não vou perder este...

Teté disse...

Mesmo com essa perspectiva imagética, vampiros não são muito a minha onda... ;)

Mas também é bom saber à partida com o que contar! Da música... gosto bastante!

Beijocas a ambos e festinhas aos bichanos! :)*