Pesquisar neste blogue

domingo, 1 de fevereiro de 2009

OS NOSSOS AMIGOS!

(gata de rua alimentada pela minha avó)
Através do blog da Joana, descobri a Associação Animais de Rua: "A Associação Animais de Rua tem como principal objectivo a esterilização de animais carenciados. A superpopulação de animais de companhia é uma realidade: o número de animais a precisar de um lar é muito superior ao número de famílias dispostas a adoptá-los, o que leva a que muitos milhares de animais nasçam e vivam nas ruas, sem acesso a alimentação suficiente ou a cuidados de saúde básicos, acabando muitos deles por morrer de fome, de doença, ou vítimas de maus-tratos. A Associação Animais de Rua foi criada para tentar minorar o sofrimento desses animais." (Átia)
Vale a pena espreitar este site (é só clicar no nome da Associação alí em cima onde foi citada). Têm actuado ao longo de todo o país e precisam de todas as ajudas possíveis. Este tipo de ajudas podem ser feitas a diversos níveis: apadrinhar cães ou gatos, adoptar, tornarem-se sócios da instituição, fazer donativos, enviar materiais ou brinquedos para venda, adquirir artigos na sua Loja Virtual.
(gato de rua alimentado pela minha avó)
Vou preencher a minha ficha de sócia, já adquiri alguns artigos na sua Loja Virtual e vou doar alguns artigos para serem vendidos na sua Loja Virtual (revertendo o valor da venda para a dita Associação). Este meu pequeno gesto não é nada...apenas uma pequena gota no imenso oceano de ajudas que todos os animais abandonados ou que nascem nas ruas precisam. (Átia)
Mais uma vez, apelo a que visitem este site e, de algum modo, ajudem a divulgá-lo...já será outra forma de ajuda, de certeza! :)
(Átia)
Retirei o seguinte texto com os Direitos dos Animais do blog da Joana. (Espero que ela não se importe!)
(cão de rua alimentado pela minha avó)
"DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO ANIMAL
Preâmbulo Considerando que todo o Animal tem direitos. Considerando que o desconhecimento e desrespeito dos ditos direitos conduziram e continuam a conduzir o homem a cometer crimes contra a natureza e contra os animais. Considerando que o reconhecimento por parte da espécie humana dos direitos à existência das outras espécies de animais constitui o fundamento da coexistência das espécies no mundo. Considerando que o homem comete genocídios e que exista a ameaça de os continuar a cometer. Considerando que o respeito pelos animais, por parte do homem, está relacionado com o respeito dos homens entre eles próprios. Considerando que faz parte da educação, ensinar, desde a infância, a observar, compreender, respeitar e amar os animais.
(Sky)
PROCLAMA-SE O SEGUINTE:
Artigo 1ºTodos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.
Artigo 2ºa) Todo o animal tem o direito de ser respeitado. b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou de os explorar, violando esse direito. Tem a obrigação de empregar os seus conhecimentos ao serviço dos animais. c) Todos os animais têm direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.
Artigo 3ºa) Nenhum animal será submetido a maus tratos nem a actos cruéis. b) Se a morte de um animal é necessária, esta deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia.
Artigo 4ºa) Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e a reproduzir-se. b) Toda a privação de liberdade, incluindo aquela que tenha fins educativos, é contrária a este direito.
Artigo 5ºa) Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente em contacto com o homem, tem o direito a viver e a crescer ao ritmo das condições de vida e liberdade que sejam próprias da sua espécie. b) Toda a modificação do dito ritmo ou das ditas condições, que seja imposta pelo homem com fins comerciais, é contrária ao referido direito.
Artigo 6ºa) Todo o animal que o homem tenha escolhido por companheiro, tem direito a que a duração da sua vida seja conforme à sua longevidade natural. b) O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.
Artigo 7ºTodo o animal de trabalho tem direito a um limite razoável de tempo e intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.
Artigo 8ºa) A experimentação animal que implique um sofrimento físico e psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de experimentações médicas, cientificas, comerciais ou qualquer outra forma de experimentação. b) As técnicas experimentais alternativas devem ser utilizadas e desenvolvidas.
Artigo 9º Quando um animal é criado para a alimentação humana, deve ser nutrido, instalado e transportado, assim como sacrificado sem que desses actos resulte para ele motivo de ansiedade ou de dor.
Artigo 10ºa) Nenhum animal deve ser explorado para entretenimento do homem. b) As exibições de animais e os espectáculos que se sirvam de animais, são incompatíveis com a dignidade do animal.
Artigo 11ºTodo o acto que implique a morte de um animal, sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida.
Artigo 12ºa) Todo o acto que implique a morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um crime contra a espécie. b) A contaminação e destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.
Artigo 13ºa) Um animal morto deve ser tratado com respeito. b) As cenas de violência nas quais os animais são vítimas, devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se essas cenas têm como fim mostrar os atentados contra os direitos do animal.
Artigo 14ºa) Os organismos de protecção e salvaguarda dos animais devem ser representados a nível governamental.b) Os direitos dos animais devem ser defendidos pela Lei, assim como o são os direitos do homem.
Este texto definitivo da declaração Universal dos Direitos do Animal foi adoptado pela Liga Internacional dos Direitos do Animal e das Ligas Nacionais filiadas após a 3ª reunião sobre os direitos do animal, celebrados em Londres nos dias 21 a 23 de Setembro de 1977.A declaração proclamada em 15 de Outubro de 1978 pela Liga Internacional, Ligas Nacionais e pelas pessoas físicas que se associam a elas, foi aprovada pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e posteriormente, pela Organização das Nações Unidas (ONU).O texto da declaração e o seu emblema são publicados com autorização da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal." (gatos de rua alimentados pela minha avó)
O "meu" Sky e a "minha" Átia (também ela retirada da rua no ano passado!), o Martin e o Lucas (que habitam em casa dos meus pais)...(Martin e o Lucas a brincar)
...os gatos e os cães abandonados, que a minha avó alimenta e cuida como pode, agradecem a vossa atenção, em nome de todos os seus amiguitos que andam nas ruas, neste mesmo momento, ao frio, à chuva e com bastante fome e falta de miminho.(Sky)



Este tema musical é uma grande dedicatória para todos aqueles que desrespeitam os animais.

10 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola!!!
Fico mt contente que tenhas retirado este texto do meu blog!
Eu jamais me importaria, pois é pelo bem dos nosso amiguinhos de 4 patas.
Fizeste msm mt bem.
Aproveito p te dar os parabens p seres assim, só p isso demonstras q és uma pessoa mt especial!
beijinhos mtmt gndx*******

f@ disse...

Olá Jú...

os patudinhos são tudo para mim...
ando a evitar abrir a porta a mais uma porque já tenho 4... 5...4 gatinhas e uma cadela... e uma gata mto bonita anda sempre aqui a miar e a pedir-me para entrar...é linda...meiga... limpa... mas eu não posso mais...só estou a alimentar esta gatinha e a fazer carinhos no pelo ...mas ela quer é estar dentro de casa... estava habituada com o dono mas o Sr ficou doente...
é mto difícil ver o que os animais sofrem de saudades e carência afectiva...
se eu pudesse trabalhar com animais... não sei como pudemos fazer o ser humano entender que dos bichos só temos de esperar coisas boas...

Beijinhos das nuvens

Mel de Carvalho disse...

Nenuquinha, a minha Xiluca tb foi retirada da rua. hj é uma gatinha feliz, eu acho.

beijo grato pela distinção do meu blog. guardei o selo, um dia mostro a "colecção"... ehhh.

saudades amiga, isso sim.
até breve, espero.

Mel

f@ disse...

há coisas que só mesmo os peludinhos sabem... os olhos deles...

adormeço lá ente rom rom e miau...

beijinhos das nuvens

Porcelain disse...

:-))) São mágicos os nossos amigos... fazem as dores desaparecer quando nos deparamos com as agruras da vida!! Sabes, cá em Castelo Branco o canil municipal é um exemplo de limpeza, organização e apoio aos animais abandonados... há já muitos anos que apoio a associação que lhe está ligada, a associação de protecção e apoio ao animal errante... acho que todos aqueles que se dedicam a esta nobre causa merecem a nossa ajuda!! Tenho de fazer um post sobre pelo menos estas duas organizações, sim!! Beijinhos linda e olha, já agora, se tiveres curiosidade:

http://www.apaae.pt/

Matchbox32 disse...

Quando o Homem não se respeita a ele próprio, também não pode respeitar outras criaturas...
A propósito, tenho (apenas) 4 cães (Átila, Tebas, Branca de Neve e Zorrinha) e 12 gatos (são muitos e metade deles pretos logo, não têm nome. Mas basta pegar no saco da comida que eles percebem logo! Lol!)

Beijinhos!

Anónimo disse...

Ai Su, parte-me o coração... Fizeste uma coisa extraordinária que foi ajudar no que pudeste :) E isso é de se louvar! É uma gota num oceano, mas o oceano é composto de milhões de gotas e tu és uma delas :) Vou lá dar uma espreitadela.
Beijinhos

Anónimo disse...

Escrevi algo sobre esta associação e sobre as minhas comprinhas! O meu texto ficou um pouco parecido com o teu :\ . Espero que não te importes... Mencionei que a ideia foi tua...
Beijinhos

Unknown disse...

Ola linda!!!
olha a Anny tem novo blog pk andavam a entrar no blog com a senha dela e ela teve q fazer outro.
o novo blog è http://anny-silva.blogspot.com/
o pessoal n tem vergonha nenhuma em fazer essas coisas.
bj gnd******