Pesquisar neste blogue
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
árvore sagrada
terça-feira, 25 de agosto de 2009
hollidays - 2ºdia!
O segundo dia rompeu claro, no entanto demasiado cedo para uns mais obstinados em abandonar o aconchego da cama. Entre actividades de higiene pessoal, mais ou menos longas, e outros afazeres, rematámos o pequeno-almoço com a especialidade de uma pastelaria local, a queijada de laranja, e partimos para terras galegas, em direcção ao Castro de San Cibran de Las, na província de Ourense.
Este castro, de grande dimensão e ainda em fase de escavações, fica situado num monte ermo a partir do qual se pode contemplar o imenso quadro de colinas e vales que o circundam. Sob o sol quente do meio-dia, vagueámos no povoado, entre as três muralhas defensivas, em troços de ruas empedradas onde outrora circularam os seus habitantes.
De San Cibran, seguimos para o Castro de Santomé, desta feita a escassos quilómetros da cidade de Ourense. Apesar da proximidade da civilização, este conjunto arqueológico de vestígios castrejos e romanos parece perdido no meio de um bosque silencioso e antigo. A sua localização e alguns pormenores da sua construção levaram-nos a classificá-lo como uma estância de férias para os mais abastados. Provavelmente com direito a banhos no recolhido riacho que ali passa.
Depois de um almoço de sandes e sumos, porque o tempo e os meios eram parcos para grandes repastos, seguimos rumo à Ribeira Sacra, região que se estende ao longo dos vales dos rios Minho e Sil e assim designada devido ao elevado número de igrejas e mosteiros que aí se estabeleceram durante a Idade Média. Antes de desembocar no Minho, o rio Sil flui encaixado num profundo vale de enormes paredes graníticas, estabelecendo a fronteira entre as províncias de Lugo e Ourense. Segundo a lenda, esta fractura na rocha conhecida como Canón do Sil não é mais do que uma ferida provocada na Galiza pela deusa Juno quando o seu marido, Júpiter, se enamorou da terra galega.
Uma vez no Mirador de Cabezoas e depois no mirador Balcones de Madrid, sustivemos a respiração perante a beleza deste cenário natural. Procurámos planos e perspectivas para a melhor foto; nenhuma fez justiça à sua monumentalidade.
Entre o primeiro e o segundo mirador, visitámos o Mosteiro Santa Cristina de Ribas do Sil, ponto de paragem obrigatória na rota da Ribeira Sacra. O mosteiro, quase em ruínas, construído nas escarpas do Sil entre a densa vegetação de castanheiros e carvalhos, concede ao lugar uma atmosfera mística de encanto único. Há quem diga que as suas árvores centenárias semi-ocas têm a propriedade de curar certas maleitas se nos colocarmos no seu interior. Não falta mesmo a árvore dos milagres, repleta de pedidos e oferendas dos visitantes. O nosso também lá ficou, numa folha de papel A7. Não propriamente um pedido, mas um testumunho da nossa passagem por ali.
Já no final da tarde, apressámo-nos para o município de Castro Caldelas. Não queríamos perder a visita ao castelo, uma fortaleza medieval construída sobre um castro celta. Das suas muralhas e torres contempla-se toda a vila, um vasto casario com bonitos telhados de ardósia.
Deixámos o castelo e aproveitámos a esplanada de um café ali perto para um pequeno lanche. Uma empregada simpática serviu-nos, por conta da casa, quatro pedaços de um bolo típico da região, a bica amantecada. Agora sim, estávamos prontos para o regresso.Não me lembro onde nem o que foi o nosso jantar neste dia. Não me lembro se foi nesta viagem de regresso a casa que enchemos a barriga com riso.
domingo, 23 de agosto de 2009
"some things cost more than you realize"
foto por TrixyPixieUma pausa na Teia para uma chamada de atenção para o tráfico de sexo, envolvendo mulheres e crianças, em todo o mundo. A MTV Exit, a UNICEF e o grupo The Killers envolveram-se na realização do clip que aqui vos deixo, ao som do tema "Goodnight, travel well", do álbum "Day&Age", dos The Killers.
As estatísticas revelam a assombrosa realidade: todos os anos, mais de 1.2 milhões de crianças são traficadas, e 80% destes números são encaminhados para a exploração sexual, sendo que o grupo de maior risco pertence ao sexo feminino.
"We are deeply shocked and appalled that women and children are forced into such exploitative situations, said a spokesperson for The Killers. We hope that through MTV's efforts, and this powerful video, millions of people across the world learn about this tragic form of modern-day slavery."
Vejam, escutem...e pensem. Apenas.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
hollidays - 1º dia
Já nesse outro lado, fomos directos ao Castro de Santa Tegra.
Mais uma paisagem avassaladora. Entre o artesanato a puxar para o etno-celta dos comerciantes galegos, percorremos a subida do monte de Santa Tegra, ao mesmo tempo que percorríamos a extensa paisagem deste castro: inúmeras escavações de casas, assim como de alguns penedos ainda com vestígios de petróglifos, subindo em direcção a uma vista entrecortada pelo Atlântico, o rio Minho desaguando no mesmo e do outro lado, desta vez, Portugal.
Em termos de idade, este enorme castro revela uma ocupação que data do último terço do século I a C, com abandono da sua maior parte nos finais da I d. C.; com muita presença romana determinante. 
Mudámos o rumo, desta vez, de novo para Portugal. Local de chegada: Aldeia da Prova, em Arcos de Valdevez (mas mesmo à beira da ponte que liga a Ponte da Barca). Hora marcada: jantar no excelente restaurante O MOINHO (Ponte da Barca). Posso garantir que a nossa dose (minha e da Gracinda!) de Polvo à Lagareiro estava uma delícia! O Márcio e o Luís que falem pela Posta Mirandesa e Bife Especial da Casa (que também aparentavam estar uma delícia!).
Mas isto foi só o primeiro dia!
terça-feira, 18 de agosto de 2009
QUEM É QUEM?: DESAFIO "DESFIADO"!

Demorou, mas aqui ficam as respostas para o desafio exposto uns posts mais abaixo, aqui na Teia: Quem é quem?
* Para a primeira foto a preto e branco: Miles Davis; * segunda foto a azul: R.E.M.;
* terceira foto a vermelho: David Gahan (vocalista dos Depeche Mode);
* quarta foto a cores: David Byrne;
* última foto, de novo, a preto e branco: David Bowie.
O que é que estes artistas têm em comum?
As fotos!
As fotos!São fotografias tiradas pelo excelente artista, fotógrafo e realizador holandês ANTON CORBIJN (site do autor: http://www.corbijn.co.uk/) .
Acompanhou artistas como Joy Division, U2, Depeche Mode, Nick Cave, modelos, capas de revistas, actores, publicidades...
... e realizou um grande filme (que aconselho a ver!): CONTROL (a vida de Ian Curtis, vocalista dos Joy Division).
Anton Corbijn tem trabalhos que são autênticas obras primas, em que o jogo contrastante entre o preto e o branco, as sombras e as luzes, o desfocado e a perspectiva são imagens de marca que permitem uma rápida identificação do mesmo.
Relativamente ao clip musical dos Depeche Mode, "Walking in my shoes", a inspiração é baseada no pintor holandês Hyeronymus Bosch, mais precisamente no tríptico intitulado "Jardim das Delícias Terrenas" (1504). 
Acompanhou artistas como Joy Division, U2, Depeche Mode, Nick Cave, modelos, capas de revistas, actores, publicidades...
... e realizou um grande filme (que aconselho a ver!): CONTROL (a vida de Ian Curtis, vocalista dos Joy Division).
Anton Corbijn tem trabalhos que são autênticas obras primas, em que o jogo contrastante entre o preto e o branco, as sombras e as luzes, o desfocado e a perspectiva são imagens de marca que permitem uma rápida identificação do mesmo.
Relativamente ao clip musical dos Depeche Mode, "Walking in my shoes", a inspiração é baseada no pintor holandês Hyeronymus Bosch, mais precisamente no tríptico intitulado "Jardim das Delícias Terrenas" (1504). 
Um pormenor do quadro: 

Quem respondeu correctamente a tudo foi a Luísa ( a ela, e a todos, obrigado pela participação). Aqui fica um convite a que conheçam as obras de todos estes artistas que foram referenciados neste post. E a "prendinha" aqui da Teia: uns brincos aqui do artesanato da su, para dar sorte! 
(Luísa, espero que gostes!)
E mais um clip musical realizado pelo Anton Corbijn, desta feita dos U2, com "Please" (escutem e vejam, com atenção!):
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
intervalo
todas as descidas são véus que separam a mente do coração
doses incertas de nevoeiros ardentes como algodão-doce moldando a alma
deitamo-nos na vida a horas incertas e acordamos sempre ao outro dia
desejando uma vida melhor
enquanto isso, apenas lá fora, tudo acontece como deve ser
enquanto isso, apenas lá fora, tudo acontece como deve sero carnaval da existência despe as máscaras acolhedoras que construÍmos
e chovemos lágrimas sobre a morte do nosso Peter Pan interior...
domingo, 9 de agosto de 2009
ESTAMOS TEMPORARIAMENTE ENCERRADOS PARA FÉRIAS!
sábado, 1 de agosto de 2009
É verdade que me deito no esquecimento enquanto ele não tem corpo e não se torna na pedra perpétua que testemunha a eternidade da solidão.
E que quando a noite se despe das luzes que enfeitiçam as almas-sereias, embalo a consciência na sedutora metamorfose das árvores secretas de onde recolho o teu amor.
Não é fruto proibido. E não me faz ser expulsa de um ÉDEN ancestral. Não me nascem asas no corpo nem me transformo em serpente desde que caminho na tua alma. A luta devoradora pela vida ficou atrás da espada flamejante que guarda as leis do Homem em castelos de cartas caídas.
A anatomia da minha pele é o mapa que lês com o coração. Não são as regras que nos libertam dos fios das marionetas...são as linhas que vêm de outros tempos mais atrás...são os rastos dos fios da água tornando-se mares, enquanto os nossos corpos se tornam no desejo escondido por detrás de cada esquina daquelas estrelas que orientam na solidão. Mergulho nesse cinzento-fluído. Descolo-me da imagem que guardas no álbum das memórias.
Renasço do húmus fortificante do sangue na terra, e de novo sou eu.
Acordo... depois de cem anos, e mesmo com o beijo do príncipe, a vida não parou lá fora. No entanto, nasce-me um novo mundo inteiro apenas no milagre do teu breve olhar.
Subscrever:
Comentários (Atom)
