Pesquisar neste blogue

domingo, 28 de junho de 2009

FESTA NO SOLAR

Ontem (27 de Junho) o Solar dos Zagallos Sobreda, Almada) acolheu a Festa no Solar - saberes, sabores e memórias, em homenagem comemorativa da chegada dos Europeus às Américas, um momento histórico que marcou a descoberta de novas tradições, cores e paladares. Através deste mote da História Contemporânea, os jardins do Solar receberam inúmeros visitantes, numa verdadeira viagem ao século XIX, onde foi possível experimentar uma sensação única de multiculturalidade.
Começamos bem o dia numa saudação ao sol, através de uma aula de ioga desde as nove às dez e meia. Depois deste momento, uns (como eu) fomos experimentar o atelier de pinturas corporais em henna ("O corpo como tela"), com a artista Fátima Zahara.Outros foram para a Hora do Conto (Os mil e um contos de Sherazade). A cafetaria da festa estava aberta na Cozinha do Solar, assim como as exposições relacionadas com os azulejos (O Artesão Pintor de Azulejos).Também com fotografias de José Guimarães e Marionetas Vicentinas do Atelier Primavera 09. Noutros pontos do jardim decorriam: Baby Ioga; Chi-Kung; Caligrafia Árabe; um atelier de construção de objectos em couro (Bolsas, pulseiras e atilhos); um atelier de pintura livre (Pinturas ao Vento); um atelier de fabrico de perfumes, óleos e cremes a partir de essências naturais (Per-fumum, através do fumo).Um atelier de modelagem de lamparinas em barro (Olaria do deserto) e um atelier de pintura em azulejo com a técnica de corda seca e aresta (Al-zulej Árabe). As tendas árabes marcavam o ambiente com a venda dos seus produtos mais típicos. Eu trouxe incenso e uns brincos trabalhados; e uma pessoa muito querida ofereceu-me uma mão de fátima (porta-chaves) com uma "proteção" especial! :)Durante todo o dia decorreram jogos tradiconais assim como as diversas tendinhas de artesanato, gastronomia e do comércio justo. Houve momentos de música, com os alunos da Academia de Música de Almada; um concerto de Guitolão pelas mãos de António Eustáquio; um workshop de Danças Orientais, por Rute Maluna e ao final da tarde podemos assistir às Danças do Ventre por esta mestra e suas alunas. Esta festa foi encerrada com um concerto AL - FARABI (um grupo de músicos e bailarinas, cujo reportório transportou-nos para um verdadeiro ambiente exótico e sedutor do universo árabe).Nos dias 4 e 5 de Julho poderão visitar a Feira da Terra (Seixal), que irá ter "palestras, oficinas, aulas, exposições, demonstrações, visitas guiadas, animações e espectáculos, e vão estar presentes na Quinta da Fidalga empresas, indivíduos ou associações que apresentarão produtos, serviços e ideias, bem como as suas vantagens para o consumidor e para o meio ambiente." Para além disso, poderão usufruir de palestras sobre Reiki (Terapias de Desenvolvimento Humano - Associação Campus de Reiki) ou aulas gratuitas de Hatha Yoga e Yoga do Riso.
Vejam o programa aqui.
Quebrem o dia-a-dia!

9 comentários:

Teté disse...

Realmente, é um programa diferente, em algumas vertentes até bem divertido...

Gostei da reportagem, fotográfica e não só!

Beijocas, Su!

Lord of Erewhon disse...

Só hippies... :)=

Susana Júlio disse...

É sempre um dia diferente!
E "alguns" hippies à mistura, sim, góticos também, betos, street wear, e todas as partes diferentes que constituem o TODO final que somos todos nós! :)

gracinda disse...

Envias-me aquelas duas fotos? Quando puderes... Sabes quais são, não sabes? :)

Matchbox32 disse...

Deve ter sido bem interessante... Não sabia que ia acontecer isso. De qualquer das formas, não dava para ir... :-(

Beijinhos!

Lord of Erewhon disse...

Deixem-se disso de amar toda a gente... PROIBAM a entrada a góticos! JAJAJAJA!!!

Beijinhos.

Lord of Erewhon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Letra a Letra, Passo a Passo disse...

Que espectáculo!!! Que pena eu viver longe, ou podes ter a certeza que iria!!! Estou mesmo a precisar de parar e centrar-me em mim!
Um beijinho.

Porcelain disse...

Simplesmente BRU-TAL! :) Tb quero... o dia-a-dia anda a sufocar-me...