Em nome de muita coisa já se morreu ao longo da história da humanidade. Em defesa de ideias e crenças religiosas, culturais, científicas, sociais e até pela arte. De livre e espontânea vontade, consciente do acto em si ou "voluntários à força", em nome de determinada causa.
O caso mais recente que está causar polémica por todo o mundo é o de um cão vadio, que foi apanhado num bairro de lata, faminto e cheio de sede. O seu carrasco captor foi o "artista" costa riquenho Guillermo Habacuc Vargas, escolhido para representar o seu país na Bienal Centroamericana Honduras 2008. De seguida, em nome da arte, colocou o dito cão, amarrado, em exposição numa galeria de arte, na Nicarágua. O animal acabou por morrer, de fome e de sede, durante o "evento artístico", à vista de qualquer pessoa. Por detrás desta exposição macabra do animal encontrava-se uma frase escrita com a colagem de biscoitos (ração) para cães: Tu és aquilo que lês (tradução da foto deste post).
A intenção deste "artista" era a de pôr à prova a hipocrisia das pessoas (disse ele) e, perante a contestação de que está a ser alvo, a nível mundial, afirmou ao jornal Nácion: "O animal transformou-se em centro das atenções por estar num local onde as pessoas querem ver arte, mas ninguém ligaria se ele estivesse a morrer de fome nas ruas. Ninguém libertou o cão, ou lhe deu de comer, ou chamou a polícia. Ninguém fez nada".
Digamos que a Arte é a forma livre de expressão de tudo o que se pretende; desde o início dos tempos que se pretende a liberdade de expressão como a forma mais honesta, fiel e "exorcizante" do que nos vai pela alma...mas a que preço é que temos de submeter a arte pela arte? A que ponto a dignidade humana tem de descer para chamar atenção? Ah...desculpem...esqueci-me de que afinal não estamos, ou não estou, a falar de um artista...mas sim de uma pessoa medíocre, capaz de tudo para chamar a atenção sobre si e sobre os seus pseudo-trabalhos artísticos.
Existe uma petição online a exigir que este "senhor" não seja admitido na Bienal...já lá deixei o meu nome. E vocês?!
Petição online: http://www.petitiononline.com:80/13031953/
Estava a pensar...e que tal uma exposição em tempo real com este "senhor" acorrentado, sem comida e sem água, para testar a benevolência humana?! Não, não sou apologista do "olho por olho, dente por dente"...mas este caso mexe com todos os meus "genes" de bondade!!
15 comentários:
Já assinei, amiga... Muito mau... muito maléfico... muito... (sem palavras). Deviamos acorrentar este gajo...
"é a forma livre de expressão" dizes bem...não justificativa de qualquer acção!
já agora, só para reforçar a parte final do teu texto, o senhor merece o exemplo de alguma coerência, portanto, acorrentá-lo seria perdê-la.
beijo
p.s- será que é esta semana? :)
Já tinha lido sobre este "artista" noutro blog e ontem novamente no Expresso.
Não há palavras para definir um gaijo destes. Se ele queria dar nas vistas, porque é que não se acorrentou a si próprio sem pão nem água e se "suicidou"? Ah, não, a sua "ilustre" personalidade artística tinha de estar cá para contar o feito... "visionário"!!!
Podes crer que vou votar nessa petição!
Jinhos para ti e um Rauf Rauf para o Sky!
Borboleta: maléfico é o termo correcto. É mesmo caso de usar aquela expressão antiga: "Fez uma coisa que nem lembra ao Diabo!"
Alice: Também já tinha pensado nessa outra perspectiva: acorrentá-lo acabava por cair na mesma mediocridade que estava a criticar...mas merecia! Para a semana...complicado! : ) Já te explico!
Teté: Pois, é a notícia dos últimos dias. Mas perante um acto destes, premeditado, fica-se atónito. Sem palavras! Força e espalha essa petição online!
Beijinhos a todas.
Muito estranho mesmo, não sabia...
Enfim, uns matam iraquianos ou afegãos ou curdos, outros morrem de fome porque são tratados como cães e este cão morreu pela glória de um mentecapto.
Muito estranho, mesmo...
Um resto de bom fim-de-semana, Su.
:)
que horror :|
eu até percebo que o homem quisesse chamar atenção pelo facto de haver pessoas na rua a fome e com sede e animais também mas existem pessoas que ajudam as outras e dão-lhes comida e agua, mas agora deixar ali o pobre do animal a morrer é mesmo ...sem palavras! pelo menos que desse agua e comida ao animal!!!! ele no fim de tudo fez pior :S será que esse " artista" não tinha coração para o animal?!!! afinal ele é o pior de todos!!!
Pois é Su. E se em vez do cão fosse ele que se colocasse com trela a morrer de fome? Isso sim ia ser uma boa forma de chamar a atenção sem sacrificar os outros!
Há cada maluco...
Beijos
É a segunda vez que leio sobre isto hoje...
Tal como já o disse no outro lado, há bestas humanas que se julgam superiores aos animais.
Mas o que mais me enoja ainda, é que ninguém tenha feito nada perante esta monstruosidade de um louco tão desumano!!
Será assim,um mundo tão cão, que não tem o mínimo de piedade?!
É aberrante e repudiante!
Beijo
yes!
pink floyd is one of my favorite!
TQ :-)
Vou assinar cara amiga...conforme já o disse algumas vezes, a estupidez de certas pessoas não tem limites...
Doce beijo
Eu só assino com uma condição: que lhe façam o mesmo que ele fez ao cão!
...também tive conhecimento deste episódio mas custou-me acreditar que seria real...é tão absurdo k ate faz impressao...
beijinhos
Há sempre outras maneiras de trabalhar o que queremos mostrar por via da arte.
Em relação ao que esse "artista"(?) fez, não tenho uma só palavra.
......
nota: olha, estava aqui também a ouvir Pink Floyd (Echoes).
Bem... há coisas macabras mesmo!! Não tinha ainda ouvido tal coisa, mas também ultimamente ando mesmo fora de tudo o que seja notícias!!!
...
Enviar um comentário