Pesquisar neste blogue

terça-feira, 30 de outubro de 2007

AMANHÃ É NOITE DE HALLOWEEN!! (na realidade, não o tem sido desde há uns anos para cá?!)

Em diversos locais no mundo é já tradição há muitos, muitos e muitos anos festejar o dia das bruxas, dos fantasmas e dos mortos. Esta moda de "aplicar partidas e sustos" caso não se dê as "guloseimas", ou outras coisas, que se querem também está a ganhar terreno cada vez mais no nosso país. Proliferam, as "bruxas" e os "bruxos" que, sem máscaras, todos os dias, esmeram-se ao máximo em assombrar-nos e a aplicar requintados sustos às pessoas que cada vez mais vêem à prova a sua paciência de Santos (e não é só porque por cá houvesse tradição do Dia de Todos-os-Santos!).
Eles estão por todo o lado e fazem do nosso dia-a-dia um Halloween pegado, que só resulta para quem tem um saco cheio de "guloseimas" para satisfazer este bando de "meninos".

Contudo, na realidade, este tempo é de mudança. Significa uma passagem e início de um novo ano na mais velha tradição celta. É o Festival do Samhain. Assim, o 1 de Novembro seria o primeiro dia do ano para este antigo povo europeu. E o Dia do Deus Sol. Nesta mudança, acreditavam que as portas entre os reinos dos vivos e dos mortos eram abertas e estes mundos eram ligados, reatando-se laços, fazendo-se previsões e cumprindo-se promessas. No ano passado, a outra casa da
Teia fez um post comemorando este rito de passagem (se quiserem relembrar o verdadeiro significado, ironias "à parte", é só clicar na Teia).

Portanto, o tempo deveria ser mesmo de mudança e não de ter medo dela. Tirar os "esqueletos" do armário, "sacudir o pó aos mortos", limpar a aura das bruxas e dos fantasmas. E olhem que para tal, não é necessário que se acenda uma vela cor-de-laranja, como manda a tradição ritualística...uma cor qualquer serve...haja é vontade!

A este "reino", tipo "balbúrdia no Oeste", dominado por estas "crianças travessas" dedico o poderoso e fantástico filme: "V - Vingança". Quem o viu percebe o porquê desta "dedicatória"!

Bons pedidos, ponderem bem os vossos desejos, reconsiderem e um bom NOVO ANO!

11 comentários:

Mago dos sonhos disse...

Saudações!
Perfeito. Vamos todos sacudir não só os "esqueletos", mas também a poeira assente pele e fazer umas maldades...rsrs...bom Halloween para ti...

Mágicos beijos

£oµ¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Então a menina anda por aqui (blogspot) e não me dizia nada??
Tá mal!!!

Tinha que ser nesta época de "bruxas e bruxos", que por sinal eu nem ligo que te haveria de desencantar aqui.

Sim, foi graças ao email! Pronto.

Deixo-te um kiss e um sorriso
Até outro instante

Ana S. disse...

Adorooooooooo o V de Vingança!
Realmente estamos a precisar de um V para fazer uma uma revolução.
Government should be afraid of people ;)
Beijos

Papoila disse...

Querida Su!
Happy Halloween!
Que o Novo Ano entre com o V de Victória!
Beijos

Teté disse...

Uma vela cor de laranja (ou outra cor qualquer), para sacudirmos o tapete destes maus espíritos? Vou experimentar, mas sabes que sou um bocado céptica nessas coisas...

Estive a (re)ler o que escreveste no ano passado sobre os rituais celtas, há tradições que só fazem sentido se conhecermos as suas origens.

Resta-me desejar-te um BOM ANO (não te esqueças da vela), livre destes odientos fantasmas...

Matchbox30 disse...

O halloween é uma boa desculpa para muita gente...

impulsos disse...

Eu já tou vestidinha a rigor para a noite que se adivinha longa...
Venham dai esses doces, porque se não, temos o caldo entornado... hehehehehe...

Bom Ano!!!


Beijo

Lu disse...

...vou acender muitas velas para estes fantasmas deixarem de nos assombrar o mais rápido possível. Bom Ano...mana do coração.

Bj

Lu

carteiro disse...

Olha, reparo agora que aqui pela aldeia nunca houve nada relacionado com o Halloween. Devem até contar-se pelos dedos as pessoas que saibam o que isso é :)
Reconsideremos então o início de um tempo de mudança...

Borboleta disse...

Deviamos sentir muitas mais vezes, a vida material bem perto da espiritual. Teríamos um mundo bem mais equilibrado...
Beijinhos.

U Ó Mãe Que Dava Pulos disse...

Olá!
Estou de acordo contigo praticamente em tudo excepto que estes não são "crianças travessas".
Sabem muito bem ao que andam e a quem servem...
Blog Giro!
Bj