Pesquisar neste blogue

terça-feira, 30 de outubro de 2007

AMANHÃ É NOITE DE HALLOWEEN!! (na realidade, não o tem sido desde há uns anos para cá?!)

Em diversos locais no mundo é já tradição há muitos, muitos e muitos anos festejar o dia das bruxas, dos fantasmas e dos mortos. Esta moda de "aplicar partidas e sustos" caso não se dê as "guloseimas", ou outras coisas, que se querem também está a ganhar terreno cada vez mais no nosso país. Proliferam, as "bruxas" e os "bruxos" que, sem máscaras, todos os dias, esmeram-se ao máximo em assombrar-nos e a aplicar requintados sustos às pessoas que cada vez mais vêem à prova a sua paciência de Santos (e não é só porque por cá houvesse tradição do Dia de Todos-os-Santos!).
Eles estão por todo o lado e fazem do nosso dia-a-dia um Halloween pegado, que só resulta para quem tem um saco cheio de "guloseimas" para satisfazer este bando de "meninos".

Contudo, na realidade, este tempo é de mudança. Significa uma passagem e início de um novo ano na mais velha tradição celta. É o Festival do Samhain. Assim, o 1 de Novembro seria o primeiro dia do ano para este antigo povo europeu. E o Dia do Deus Sol. Nesta mudança, acreditavam que as portas entre os reinos dos vivos e dos mortos eram abertas e estes mundos eram ligados, reatando-se laços, fazendo-se previsões e cumprindo-se promessas. No ano passado, a outra casa da
Teia fez um post comemorando este rito de passagem (se quiserem relembrar o verdadeiro significado, ironias "à parte", é só clicar na Teia).

Portanto, o tempo deveria ser mesmo de mudança e não de ter medo dela. Tirar os "esqueletos" do armário, "sacudir o pó aos mortos", limpar a aura das bruxas e dos fantasmas. E olhem que para tal, não é necessário que se acenda uma vela cor-de-laranja, como manda a tradição ritualística...uma cor qualquer serve...haja é vontade!

A este "reino", tipo "balbúrdia no Oeste", dominado por estas "crianças travessas" dedico o poderoso e fantástico filme: "V - Vingança". Quem o viu percebe o porquê desta "dedicatória"!

Bons pedidos, ponderem bem os vossos desejos, reconsiderem e um bom NOVO ANO!

11 comentários:

Mago dos sonhos disse...

Saudações!
Perfeito. Vamos todos sacudir não só os "esqueletos", mas também a poeira assente pele e fazer umas maldades...rsrs...bom Halloween para ti...

Mágicos beijos

£ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Então a menina anda por aqui (blogspot) e não me dizia nada??
Tá mal!!!

Tinha que ser nesta época de "bruxas e bruxos", que por sinal eu nem ligo que te haveria de desencantar aqui.

Sim, foi graças ao email! Pronto.

Deixo-te um kiss e um sorriso
Até outro instante

Ana disse...

Adorooooooooo o V de Vingança!
Realmente estamos a precisar de um V para fazer uma uma revolução.
Government should be afraid of people ;)
Beijos

Papoila disse...

Querida Su!
Happy Halloween!
Que o Novo Ano entre com o V de Victória!
Beijos

Teté disse...

Uma vela cor de laranja (ou outra cor qualquer), para sacudirmos o tapete destes maus espíritos? Vou experimentar, mas sabes que sou um bocado céptica nessas coisas...

Estive a (re)ler o que escreveste no ano passado sobre os rituais celtas, há tradições que só fazem sentido se conhecermos as suas origens.

Resta-me desejar-te um BOM ANO (não te esqueças da vela), livre destes odientos fantasmas...

Matchbox32 disse...

O halloween é uma boa desculpa para muita gente...

impulsos disse...

Eu já tou vestidinha a rigor para a noite que se adivinha longa...
Venham dai esses doces, porque se não, temos o caldo entornado... hehehehehe...

Bom Ano!!!


Beijo

Anónimo disse...

...vou acender muitas velas para estes fantasmas deixarem de nos assombrar o mais rápido possível. Bom Ano...mana do coração.

Bj

Lu

carteiro disse...

Olha, reparo agora que aqui pela aldeia nunca houve nada relacionado com o Halloween. Devem até contar-se pelos dedos as pessoas que saibam o que isso é :)
Reconsideremos então o início de um tempo de mudança...

Anónimo disse...

Deviamos sentir muitas mais vezes, a vida material bem perto da espiritual. Teríamos um mundo bem mais equilibrado...
Beijinhos.

Zebra disse...

Olá!
Estou de acordo contigo praticamente em tudo excepto que estes não são "crianças travessas".
Sabem muito bem ao que andam e a quem servem...
Blog Giro!
Bj