Pesquisar neste blogue

sábado, 26 de janeiro de 2008

FÉ QUEBRADA

Guardo a Tua alma nas minhas mãos
Que não abro, apenas escondo,
E quando abro as páginas do Teu nome
Sopro-as uma a uma,
Com a tempestade da urgência do desejo
De Te descobrir à luz do meu dia.
Espalham-se todas as lógicas do mundo
À Tua eterna passagem,
Tropeçando nas janelas abertas
De todos os corações que Te vêm receber.
Não Te conhecem mas desejam-Te.
Não Te vêem mas adivinham-Te.
Não Te acreditam
Crendo, no entanto,
Que não acreditar em algo
Não é ser-se humano.
Aprendem uma história qualquer
Nas armadilhas do Tempo
E seguram-na à memória
Através de espinhos de pó e de barro.
Eis um Homem.
Enganando-se a si mesmo.
Conta-se o dia-a-dia
Na cruz que se pregou à alma
E na ausência de pregos
Usam-se as palavras.
No eclipse do Teu corpo
Ajusto a visão da minha fé:
Cega e desesperada.
Não compro. Não vendo.
Observo. Aprendo.
A duvidar.

30 comentários:

Matchbox32 disse...

Eu também nunca percebi essa história do "ter que acreditar" em algo!
Porquê? Porque tem que se acreditar em algo superior que controla as nossas vidas?
Eu não acredito nem nunca acreditei e quando acreditar, internem-me porque certamente "fritei" de vez!

Menina do Rio disse...

E o que é a fé
quebrada
partida
à espera
feita em desejos
soprados ao vento...

Um beijo

Sandra Daniela disse...

... e com fé quebrada que parece que vamos vivendos os nossos dias... mas ... é legintimo acreditar em "nada"?


Votos de bom fim de semana

mixtu disse...

o homem

a fé

mudanças

vivências...

paraíso...

um acreditar mudando...

abraoz serrano

Manuela Peixoto disse...

ter fé...em nós, em algo, talvez seja mesmo uma forma de nos mantermos vivos...

Susana Júlio disse...

matchbox30: É difícil asaber-se se devemos acreitar ou não em alguma coisa...mas é impossível de suportar que nos queiram obrigar a aceitar o que quer que seja... Beijos.

menina do rio: Beijos que vieram do vento e te devolvo, dos meus, com a fé de serem entregues. :)

sandra daniela: Tudo é legítimo desde que parta de nós e não interfira com o Outro...até a ausência do que quer que seja. Um beijo grande.

mixtu: O meu paraíso agora seria a serra. Os verdes campos, a vida nessa terra, uma lareira e os meus livros. A calma e o meu amor. A magia da simplicidade e o não querer mais do que isso. Beijos grandes.

nelinha: O valor mais alto da fé é realmente esse, penso eu. Acreditar em algo para nos agarrarmos e sobreviver nas tormentas do dia-a-dia...porque é bom acreditar em algo que justifique a nossa própria existência. Um beijo cheio de sol para ti.

Rafeiro Perfumado disse...

Se eu me arrisco à excomungação, tu vais direitinha para a fogueira. E então, marcamos encontro lá em baixo? ;)

~ Marina ~ disse...

Ainda tenho fé sim! Em poucas coisas e em poucos! No sentimento que resiste, dentro de mim, a todas às decepções acumuladas em meu percurso nesse mundo torto e cheio de injustiças! Ainda resiste a fé que me faz crer que não estou sozinha.

Beijos pra ti!

Op.Louca disse...

Su...

Como sempre os temas dos teus postes sao maravilhosos, tenho-te vindo visitar, mas...tal como me perguntaste, as palavras faltam-me, falta-me a inspiração...de momento falta-me tudo!

Deixo-te um Beijinho

Susana Júlio disse...

rafeiro perfumado: Já devo ter o meu lugar marcado há imenso tempo! Em certas e determinadas "fés" não há lugar para dúvidas...e eu sou um autêntico poço delas! Beijinhos e mais uma vez parabéns pela nomeação!

gerlane: Que bom que encontras essa fé, ou essa força, dentro de ti. Alimenta-a e nunca a deixes fugir...em certas ocasiões, será mágica! Preciosa. Beijinhos.

op. louca: Obrigado pelas palavras então...pelas que deixaste e pelas que te est~~ao em falta mas dizes sentir a existirem dentro de ti. Por vezes, as pausas em várias circunstâncias da vida são necessárias...mas não nos devemos de esquecer de continuar. Tudo na vida é um caminho! Beijinhos grandes.

un dress disse...

afinal a bíblia não sendo metafórica

a vida sendo uma bíblia
aberta

ou a bíblia
uma vida aberta...


/como se sabe.





.beijO

Dark-me disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dark-me disse...

O que seria de nós se vivessemos sem qualquer tipo de fé!!?

Dark kiss

Dark-me disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Serenidade disse...

Su,

a fé é quebrada por aqueles que mais devido e em quem mais deviam-na empregar, no meu humilde e pouco saber, em nós mesmos, pois se somos seres divinos (para quem acredita e eu acredito) temos de ter Fé em nós mesmos, pois tudo depende de nós, para termos a vida que efectivamente queremos. Enfim, vou parar por aqui ...

Muita fé em Ti, pois neste Mundo tudo depende apenas e só de ti.

Serenos sorrisos

Anónimo disse...

Holla poeta!

Muy lindo, Todo,Todo!

besos




yo

Unknown disse...

Imensas perguntas povoam a minha mente...

Mas dificilmente terei respostas...

Boa semana.

Bjnhs

ZezinhoMota

Oliver Pickwick disse...

É um tema denso, que cabe num romance, num ensaio ou em uma tese. Entretanto, você conseguiu escrevê-lo muito bem, considerando a extensão da composição poética moderna. Tempos bons, aqueles de Homero, hein? Em que se podia escrever dois Guerra e Paz num único poema.
Há muito sou agnóstico, e essas coisas não me angustiam, embora pense e discuta a respeito.
Beijos, e lembranças a Átia e Sky.

Teté disse...

E Deus criou o Homem à sua imagem... foi o que me veio à mente, quando vi as magníficas fotos que puseste para ilustrar o teu poema!

Nesta questão de religiosidade tenho esse sentimento: sou uma mera observadora! Não acredito, nem deixo de acreditar. Uma bonita lenda não se torna realidade. Duvido, portanto!

Partilho do "pecado" de ter mordido a maçã!

Jinhos, para ti, e festinhas ao Sky e à Átia!

Susana Júlio disse...

un dess: Estaremos a dormir ou acordados? Vivemosuma metáfora ou isso só existem nos livros dito sagrados? Como se sabe o que é que se sabe? Beijinho grande.


dark-me: Muitas vezes acontecem momentos reveladores de uma grande falta de fé...acontece simplesmente o desespero e o cepticismo perante o valor da vida. Beijinhos.

serenidade: Podias ter continuado...a fé é realmente um motor vivo de qualquer coisa que faz o Homem não sentir-se tão vazio e incompleto neste mundo...mas será que esta nos impede ou faz avançar na cegueira das dúvidas que temos sobre nós mesmos? Beijinhos grandes.

anónimo: Holla!Obrigado pelas palavras. Benhos.

zezinhomota: Pois...é um daqueles temas que deixam dúvidas e mais dúvidas se começarmos realmente a pensar nestas questões...mas podias tê-ls deixado aqui comigo. Gosto de questões. Mesmo não sabendo das rspostas! Beijinhos.

oliver: Ou seja, tens o espírito descansado e não inquieto por esta coisa que são as manias das grandezas e das origens da alma?! Onde ela repousa e onde ela se alimenta? Eu depende...sobre esta temática vivo como a lua: por fases. Obrigado. Beijinhos grandes.

teté: Foi uma excelente associação! Também fiquei apaixonada por estas fotos assim que as vi. Achei que enquadravam realmente bem com as minhas palavras. Será que não foi a realidade que se tornou numa bonita lenda? Andamos a "comer muitas maças", então!! Beijinhos grandes, amiga.

Anónimo disse...

Acredito em mim, na minha vontade, nas minhas forças e energias... Chega, não chega? :D

Como está a Átia? Tem-se portado bem? A Gaia e eu mandamos beijinhos para o pessoal todo :D

[ela já está em forma :)]

Unknown disse...

Acredito, por exemplo na reencarnaçao!

A vida, para além da morte? Ainda ninguém mo veio dizer!

Que a nossa Alma tem vida!

O Mundo foi Deus que o fez!

Como pode ser? Eu sei como a Galáxia foi se construindo!...
Assim como foi a Terra...

Ainda à bem pouco tempo foi descoberto um novo planeta e outro deixou de existir...

Para mim, existir Deus, da maneira que querem nos fazer crer...

Não acredito!...

Se existisse Deus, como podia ser um Deus Misecordioso!...

Se deixa as crianças sofrerem tanto?

Como pode ser que leio por aí...

Que pessoas com fama e dinheiro afirmam em entrvistas que não crêem em nenhuma relegiao?

E no entanto têem uma carreira fabulosa e dinheiro então nem se fala?

Serei então como o S.Tomé!

Ver para crer!!!

Como pode Portugal, um País católico (por exemplo; aparição de Fátima) e no entanto estamos num caos e cada vez somo um País de Oportunistas e de corruptos!...

Não o afirmam neste momento em membros do governo?

Para finalizar!!!

Já viste o que se passa nas terras por onde dizem ter passado Jesus?

Como podem ter culpa o povo actual, em relação ao povo que dizem ter martirizado Cristo?

Ainda diria mais...

Mas fico por aqui!...

Creio na bondade das pessoas e eu tudo faço para me aperfeiçoar em tudo...

Tu sabes que fez em Novembro um ano que uma (falsa?) amiga ao fim de um ano de grande amizade me odiou...Sabes porque razão?

Simplesmente por eu lhe ter dedicado amizade, carinho e atenção!!!???

Boa semana e que sejas feliz.

Bjnhs

ZezinhoMota

Anónimo disse...

Nem tudo o que parece é, mas, quando duvidamos, é, com toda a certeza! ou, não!

Obrigado

mixtu disse...

duvidar
ele caminha pelas águas

palavras
afectos

duvidar



arte na fé

auto de fé

cruz...

religião, um mal e um bem, depende de quem o utiliza ou o duvida...

abrazo serrano, à lareira :), gado recolhido

Liz / Falando de tudo! disse...

Penso que a fé é isso mesmo, um pouco de espanto, um pouco de incredulidade, um pouco de encatamento...Dificil acreditar piamente no que não vemos, mas existem pessoas que têm grande fé porque nao têem algo de concreto em que acreditar...
Boa semana, você é sempre bem-vinda no meu cantinho!
Linda as fotos da tua bela postagem!

O Árabe disse...

Bonito e original, Su! Infelizmente, o mundo nos ensina a duvidar até das verdades que vêm gravadas em nós...

MIMO-TE disse...

Su,

Por tudo o que li, vi e senti, atrevo-me a dizer que n�o existe homem sem f�. Mas a f� n�o ser� obviamente igual para todos, nem � est�tica e cada um utiliza-a como a v�. Li h� algum tempo um livro, que j� n�o recordo o nome, mas contava uma hist�ria real de um cientista que tinhas decidido ir com a mulher viver no meio do mato onde n�o havia qualquer sinal de religiosidade, ele e a sua mulher eram agn�sticos e partilhavam uma vida somente baseada na ci�ncia. Tiveram um filho, que cresceu e foi criado s� por eles, n�o havia televis�o e eram eles que oensinaram a ler e escrever. Um dia estavam todos no meio do mato e o filho reparou numa belissima flor e fez o seguinte coment�rio:
"Que linda, mas mais belo que ela ser� quem a criou" Os pais, cientistas, estremeceram, aqui estava a prova que a f� est� em n�s.

Bjo
Mimo-te

Susana Júlio disse...

MIMO-TE: Com ceteza que a nosso jeito, cada um de nós trará um pouco de fé dentro de si...e de que maneiras estranhas e diversas ela não se deve manifestar, não? História bem bonita a que aqui deixaste! Beijinhos.

o árabe: O mundo ensina, nós aprendemos e o coração desaprende! Beijinhos e obrigado.

liz: obrigado...a nossa dose de fé deve dar apenas para os limites das nossas ambições, será? Beijinhos.

mixtu: O dia acaba, gado recolhido. Amanhã será outro dia. teremos fé ao menos nisso...e nas nossas mãos ela será realmente o que quiseremos...desde uma arma a uma carícia, a um crime a uma salvação...a História fala-nos bem disso. Beijinhos.

noite: Fica-se, na mesma, sempre na dúvida, não é?! Obrigado pelo quê?! Beijinhos.

zezinho: Partilhamos de muitas crenças, de muitas dúvidas e questões...as respostas não estão assim "à vontade do freguês" mas podemos olhar para elas e tentar trazer alguma para dentro de nós...de tudo o que disseste dava para escrever imensas coisas...mais do que texto, vários textos, várias questões...obrigado por teres tido tal em questão e em atenção! A nossa Alma é o que fazemos dela, moldamo-la à nossa imagem...e se há um Deus para todos então ele tem diversas facetas e imagens...se do Homem existe o bom e o mau...pode-se deduzir que assim se passa com as facetas desse mesmo Deus? Daí o resultado das injustiças que vão pelo mundo e das quais tu tão bem falas?! A nossa alma caminha um caminho de aperfeiçoamento...que chegue ao seu lugar...lamento esse caso de que falas, de uma amiga tua...sendo assim, não seria realmente amiga, não?! Ou estaria assustada com alguma coisa?! Beijinhos e mais uma vez obrigado.

borboleta: Porque tu és um ser com muita força dentro de ti, transformando a tua fé nos actos concretizáveis à tua volta. ;)
A Átia foi às vacinas, porta-se muito bem. E está a resultar perfeitamente! Beijinhos grandes nossos aqui da Teia.

muguet disse...

as memórias...únicas, pessoais, intransmissíveis... apenas porque assim como a gota de água não volta à nascente, jamais alguém sentirá o sentir de outro.
assim só resta uma possibilidade...sentir o máximo para entender o máximo...

as memórias...a nossa essência... o que fomos, o que somos e o que seremos...

beijo..sabor a tentativa de auto-conhecimento

Susana Júlio disse...

muguet: Carpe Diem ao máximo então...tentar pôr de lado a inquietação...