Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

ÁTIA

Depois de algum tempo alimentando uma gata de rua...na rua... uma das decisões de Ano Novo, foi dar um lar a esta amiga. Trouxe-a, à experiência,para casa para ver como se adaptava a tudo, especialmente com o Sky. Espanto dos espantos...parece que esteve sempre aqui em casa!
Há-de ir à consulta do veterinário para ficar com tudo em dia e saber-se com mais precisão a idade dela...mas deve andar à volta de um ano.
Adora dormir, brincar e provocar o Sky, puxar-me o cabelo, trepar a árvore de Natal, é vaidosa ao extremo assim como asseada, e carícias..só algumas enquanto ela quiser! Temperamental mas meiga!
E chama-se Átia!



E já agora, sabem qual é o significado do nome dela e quem o usou?!

25 comentários:

serenidade disse...

É muito fofinha tua nova amiguinha, bela decisão de ano novo. Bem hajas.
O que significa????

Serenos sorrisos

Kátia disse...

Que coisa!!!!!Mais uma peculiaridade similar a minha pessoinha--lol,lol--
Adorei!!!!Em breve verá meus "filhos" também.
E o nome ...por se parecer com o meu...deve ter significado parecido...que no caso indica pureza e ingenuidade...
Beijo,beijo e ....adorei mesmo!!!!

oArtista disse...

Ainda bem que essa gatinha teve a sorte de parar à porta certa.
Eu não diria temperamental...diria pequena mas já com personalidade.

Anónimo disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Atia_Balba_Caesonia

Borboleta disse...

Olá amiga. Tens aí dois grandes tesouros :D Adoro o Sky :) Ele é um máximo! E a Átia tem mesmo cara de menina :) Vamos ter de organizar um encontro com os nossos meninos, e aproveito e levo também o cão da minha mãe e a minha cadela que está nos meus pais :)
Ia perguntar-te mesmo o que significava o nome da tua menina!! Fiz uma rápida pesquisa e só encontrei este nome associado a Roma Antiga... Será que me podes ajudar? ;)
Beijocas muito grandes aos teus meninos.

Teté disse...

Sem desprimor para o Sky, a gatinha é uma lindona... e sim, tem ar de novinha! Boa decisão, Su!

Átia, pois, também me parece ter a ver com a Roma antiga e com uma série que passou por aí e que tu gostaste tanto, que salvo erro até escreveste sobre ela ou falaste dela em comentário: "Rome". Como não vi, não sei qual é o significado...

Quanto ao slide, pois, ainda tenho de aprender qualquer coisinha, antes de me meter nisso!

Jinhos, amiga (com festinhas aí para o Sky e a Átia)!

su disse...

serenidade: Também achei que tivesse sido uma doas boas decisões de ano novo. Vmos ver a continuação. :) Beijinhos.

Kátia: Também fiquei curiosa com os teus "filhotes". Espero poder vê-los em breve algures por "aí"...Beijinhos.

oartista: Também tive sorte, não foi só ela, afinal, ela é mais uma companhia agradável nesta casa! :) Sim, concordo, com uma certa personalidade! ;) Beijinhos.

borboleta: mais um tesouro para a colecção, já viste?! Começo a ser uma pessoa mesmo rica! ;) sim, temos de organizar aí um encontro para os nossos amigos...olha que o Sky ainda não esqueceu a Gaia! ;) Beijinhos grandes.


teté: É verdade, é mesmo uma gata linda, não é?! :)) E acaba por ser uma espécie de companhia para ele, também...não que eu passe muitas horas seguidas fora de casa...mas pronto. Quanto ao slide é muito simples, rouba-nos é um pouco de tempo...posso explicar-te, se quiseres.
Beijinhos grandes, grandes.

Quanto ao nome da Átia...
Átia era o nome da sobrinha do Júlio César; mãe de Octávio Augusto. Na série ROME ela aparece, naturalmente, e é-nos apresentada como uma mulher política, altamente manipuladora, inteligente e maquiavélica, apaixonada e deslumbrante. Na realidade parece-me que o que há sobre ela não seria bem assim, em termos de dados históricos que sobreviveram até à época. Em termos de origem, é um nome mulçumano que foi muito usado pelas nobres romanas. Significa PRESENTE! E que presente mais bonito de Natal, de Ano Novo, de Dia dos Reis eu não poderia ter do que esta gata linda, e o facto de saber que contribui para um melhor bem-estar da vida dela?!

Beijinhos grandes envoltos em fios para todos.

Márcio disse...

Para quem tem condições, nada melhor do que ter um animal em casa. É das melhores coisinhas que pode haver... ajuda em tudo, principalmente no ambiente de casa.

mixtu disse...

adoro gatos e esses, feitos tigres, saõ os mais lindos
pois... não sei... ora bolas, vais quedar sem saber... yaya, vai ao google... yaya

Putty Cat disse...

Gatos!

Tá tudo dito!

Miau...e cuida bem dessa felina.

Borboleta disse...

Eu consegui ver alguns episódios do "Rome" e gostei muito do que vi. Não me lembro da Átia. De qualquer forma, já estou mais esclarecida :D Obrigada :)
Essa tua casa deve estar cheia de boas energias!! Esses tesouros são o melhor para nos levantar a moral :)
Beijocas

su disse...

márcio: São uma companhia extremamente agradável e sincera e de facto a casa fica diferente...mais acolhedora, diferente, não sei! :))

mixtu: esta felina é bem linda. Tem mesmo um aspecto de vir directamente de um felino grande. :))

putty cat: Está descansada! Está a ter todos os miminhos e atenções merecidos! Até do Sky! :))

borboleta: Acredita que levantam o moral, ajudam a desconcentrar de problemas daqueles que nos chateaim e a concentrar nas coisas que realmente valem a pena, como eles mesmos! :) Luto sempre por ter um ambiente de cada com bons "fluídos"! E desta vez, tenho conseguido! ;) Beijinhos grandes.

Matchbox30 disse...

Átia dos Júnios... adorei essa série e pelo que a personagem era, acho que foi apropriado para uma gata de rua...

su disse...

matchbox30: O que queres dizer é que ela era uma sobrvivente e cheia de força de vontade?! Cheia de estratagemas para dar a volta por cima, não?! Pois, também por isso é que o nome fica bem...não só como também! ;)

un dress disse...

gatosgatosgatosgatosgatos g a t o s


miaumiaumiaumiaumiau m i a u


^!^^!^^!^^!^^!^^!^^!^^!^^!^ ^!^

un dress disse...

não tenho jeito

pra desenho...confirma-se...:)

Liz disse...

Menina, tu quer é me matar de inveja, nao? Adorooo gatos! o charme, a beleza, a elegancia, a limpeza, o carisma, tudooo de bom!
E eu nao posso ter um...moro em Apartamento...e o pior na França...
Mas fica registrado, otima açao, tu ta de parabens, amei!!
amei!

Sandra Daniela disse...

A Gatinha é dinda!!!

Eu ia perguntar sobre a escolha do nome, mas ja obtive a resposta num comentário atras... :-)

(pois é Su... as crianças as vezes tb são crueis, eu lido tb com adolescentes todos os dias, e pergunto-me muitas vezes se sou eu que estou a ficar "cota" ou se os principios da delicadeza e educação se estão a perder...)

MIMO-TE disse...

Gosto desse nome, afinal Átia deve ter sido uma verdadeira sedutora, uma gata!!:)))

Sabes também tivemos uma gata sedutora cá em casa vários anos, mas comportava-se como um cão. :) Seguia-me até ao jardim e parava quando eu também parava. Entendia tudo e cá em casa diziamos que até sabia falar. Foi a nossa "Joana" :(

Quem gosta de animais só pode ser óptima pessoa, és uma linda!!!

Miminhos meus

Azer Mantessa disse...

"E já agora, sabem qual é o significado do nome dela e quem o usou?!"

errr ... i have not gotten a clue ... Atia is bit of lady-like name which i like the sound of it ... hmmmm ... wish to be there with ... hehehe *wink*

CZ disse...

É belíssima...

Teté disse...

Querida Su, de certeza que te peço uma ajudinha, um dia destes, de momento tenho uns "probleminhas" em mãos, mais urgentes de resolver... Obrigada, amiga! Jinhos grandes!

Matchbox30 disse...

Exacto, su. Não só mas também! Lol!

NeLiNhA disse...

eu só sei que ela é lindaaaaa :)

Oliver Pickwick disse...

Doce Susana, a sua sensibilidade transcende a sua refinada escrita. Parabenizo por essa atitude em adotar essa gata sem teto, ainda que em "fase de experiência". E que bom que ela se entendeu com o Sky, hein? Twist manda abraços aos dois.
Por acaso Átia não é maquiavélica mãe de Otávio, o sobrinho de Julius Caesar? E, também, uma das namoradas de Marco Antônio? Que nome arranjou para a pobre gata, hein garota?
Beijos!