Pesquisar neste blogue

domingo, 15 de junho de 2008

78ª Feira do Livro de Lisboa...e Pão Doce!!

Ontem, eu e a Gracinda fomos visitar a 78ª Feira do Livro de Lisboa. Independentemente do triste espectáculo e pressões que o Grupo Leya originou no momento prévio à abertura desta feira, é sempre um momento de uma certa tradição que me leva à visita anual deste evento. Uma tarde bem passada, com as temperaturas a amenizarem-se gradualmente, um número razoável de visitantes que dava azo a que se "passeasse" por entre as "tendas" dos livros, de um modo tranquilo. Descobrimos alguns títulos novos, revistámos outros já conhecidos e ainda aproveitámos alguns preços do Livro do Dia. Encontrei o João, um amigo de faculdade que já não via há cerca de dez anos. Como ele diz:"Parar é morrer"! E agora está a tirar outro curso de História de Arte. Apertei a mão ao Gerónimo Stilton, que estava a dar uma espécie de autógrafos carimbados a quem comprava os livros desta série para crianças, e que está a ter um sucesso enorme. Até recebi um marcador e um balão, após ter estado numa micro fila, na qual uma menina pequenina perguntou a esta menina grande se também estava na fila! E nada como um delicioso momento de pausa, na relva verde e fresca onde, para além de nós, eram inúmeras as pessoas que se sentavam e apreciavam o agradável entardecer. Não descortinámos formas nas nuvens pois estas estavam um pouco "esfarrapadas", mas lanchámos um delicioso Pão Doce (já não comia há alguns anos!). E espreitem só o meu saco de compras:
* O Manual das Sociedades Secretas, de Michael Bradley, Edições Fubu;
* O Manuscrito Misterioso (1º volume), de Gerónimo Stilton, Editorial Presença;
* Barafunda Medieval (da colecção História Horrível), de Terry Deary, Publicações Europa-América;
* Os Terríveis Egípcios (colecção História Horrível), de Terry Deary, Publ. Europa-América;
* Os Miseráveis Romanos (colecção História Horrível), de Terry Deary, Publ. Europa-América;
* O Império Celta, de Peter Berresford Ellis, Zéfiro;
* Portugal - Terra de Mistérios, de Paulo Alexandre Loução, Ésquilo;
* Lugares Mágicos de Portugal e Espanha, de Paulo Alexandre Loução; Jesus Callejo e Tomás Martínez, Ésquilo.
* Revista Acrópole: Lugares Sagrados de Portugal e Espanha, número 1.
Muito para ler, preparar e trocar!

22 comentários:

Teté disse...

Como tiro quase sempre uns dias de férias nesta altura do ano, não será a primeira ou última feira do livro que perco...

Para animar, aqui a "cara metade" faz anos a 13 de Junho (viémos de propósito do Algarve para estarmos com o filhote e restante família), as conversas duraram até às 500, Sábado foi dia de descanso! E hoje com bola, pois, não deu! (não sou muito aficcionada, mas eles são)

De qualquer das formas estou com uma prateleira cheia de livros a ler, nas mini-férias li 2, um policial e outro que gostei muito que ainda vai dar post um dia destes...

Quanto às intrigas da feira, e de amuanços de editoras poderosas, nem vale muito a pena comentar... O que vale mais - o livro ou a capa???

Jinhos, amiga!

Anónimo disse...

Uma tarde muito bem passada, sem dúvida, e em muito boa companhia. Não esquecendo mesmo os pequenos incidentes com os bilhetes do metro... ;)
Venham mais, amiga.

Beijo bem grande

Oliver Pickwick disse...

Saiu com a cesta de compras recheada de mistérios, hein?
O pão doce me deu água na boca. ;)
Um beijo!

P.S.: Estou de volta depois de uma maratona intensa de trabalho e de sucessivas viagens. Desculpe a ausência temporária.

Susana Júlio disse...

teté: O que vale é que cada vez mais vai havendo outras feiras do livro por aí fora. felizmente! :)) Os parabéns atrasados à tua cara-metade. É sempre um bom motivo: festa e palavras... parece que tens uma micro-feira-do-livro aí nas tuas prateleiras pronta a ser lida e tratada. Boa ocupação! Beijinhos grandes.

gracinda: Venham mais...bilhetes do metro ou tardes assim?! eheheheheheh... Beijinhos bem grandes!!!

oliver: Parece que andamos todos em fases de ocupação extrema nos nossos trabalhos.
Pois é...os mistérios e eu andamos sempre de "mãos dadas"! Vou ter d eorganizar muitas coisas para além das minhas pseudo dúvidas existenciais!! bem...pão doce é mesmo uma delícia!!! E se fosse com doce?! Melhor ainda!

Beijinhos lusitanos!

Unknown disse...

tu nao me digas nada... entao nao é que este ano nao csgui ir a feira do livro... quer dizer...

eu fui lá... mas foi de manha :P mas ainda deu para me rir de um autocarro com chinocas todos contentes a tirar fotos...

depois... eu ate que queria ir la... mas nao tive em lx durante uns dias...

depois mais tarde... eu queria ir lá... tava a chover...

ainda houve os dias em que pensei ir lá... mas como tava na altura do mes complicado e para nao ter uma depressao de querer comprar e nao poder nao fui....

e para acabar... tava para ir. quando me apercebi que tinha acabado.

para o anos há mais. esta infelizmente perdia-a

beijo terno

Kátia disse...

Ah! Hoje não resisti(e desisti do futebol até porque ou bem ver o Brasil ou bem ver Portugal) e fui levar minha pequena a uma feira de exposição.Ela tava e tá meio dodói,mas acho que uma espairecida sempre faz bem.Havia livros também,mas não os comprei(minha mão não abriu...loool).Adoro livros,artesanato,miniaturas,quadros e tudo o mais que havia por lá!
E tu fez a "feira" não é mesmo?E fez bem!!!

Bom restinho de domingo e excelente semana!
Beijo e cheiro.Cheiro e beijo!
:))))))))))))))))))))))

Matchbox32 disse...

Não tive mesmo oportunidade para ir ver a feira do livro... Fica para o ano.

Azer Mantessa disse...

i like the technique where the second last picture is edited :-)

cool stuffs here as always

Anónimo disse...

Já estava à espera! ;))
Tardes assim... com bilhetes, sem bilhetes... O que importa é gozar cada momento; digo eu.

Beijinhos grandes grandes

Manuela Peixoto disse...

hmm, vamos andar ocupadas!!!! boas leituras!!

Anónimo disse...

Xiii tanto livro!! :) Vais ter muito que ler! Eu fui também à feira do livro, mas no Porto. Comprei um livro apenas :(

Beijinhos coloridos

efvilha disse...

Sinto falta destas feiras.
Por cá, nestas paragens onde moro, dessas não há. Há, sim, duas semanais de uns ditos produtos orgânicos.

Sei, não. Eu tenho os livros por produtos muito "orgânicos", muitos dos quais podem trazer lá umas boas doses de certos e necessários "venenos", daqueles que podem fazer mutantes as cabeças. Gosto desses livros.

Beijo de Paz.

João Videira Santos disse...

Na como um livro para exercitar a memória e levar-nos no sonho ou na realidade de quem o escreve...

~ Marina ~ disse...

Ótimo! Então, aproveite bem!

Beijos!

Susana Júlio disse...

baraújo: Ah digo digo!! ;P Olha que eu fui como os chinocas: tirei umas quantas fotos!! eheheheheh... sabes, o que compensa é mesmo os Livros do Doa. A Fnac praticamente vale mais em termos de diversidades e preços...no fundo, já é ela por ela e é mais uma questão de tradição, penso eu! :))) Beijinhos.


kátia: Espero que a tua pequena já esteja bem. É verdade, eu "enfeirei" mesmo! Trouxe óptimos livros para ler...mais uns quantos que já aqui tenho me lista de espera eu nem me devia aproximar de livrarias nos próximos meses, não era?! Também gosto muito de artesanato! Beijinhos bem grandes.


matchbox: Ainda bem que de vez em quando também vão surgindo umas mini feiras de livros por Portugal fora. É bom sinal. As pessoas, aos poucos e poucos, estão a pegar mais nos livros. Para o ano há mais...sem pressões e espectáculos, espera-se. Beijinhos.


azer: Thanks. Adobe Photoshop makes almost everything! :P Kisses!


gracinda: E nós aproveitamos sempre os momentos. E ainda bem que é assim! É muito bom sinal...temos de contrariar a rotina e o dia-a-dia. Beijinhos sempre IMENSOS e GRANDES!

nelinha: Esta é daquelas ocupações que eu extremamente adoro...e nunca me canso! Yes!! Beijinhos.


borboleta: E já agora pode saber-se qual foi o livro que a menina trouxe?! ;P Só um mas que pode valer por muitos! Não é?! Beijinhos bem grandes.


efvilha: Eu cá também gosto de livros que levam a questionar, a aprender mais, a ficar inquieto e a conduzir a uma determinada acção. Venham mais desses! :))) Beijinhos.

joão: Um livro traz-nos não nas palmas das mãos mas nas asas das palavras...e isso é óptimo! Beijinhos.


gerlane: Muito bem mesmo! Os livros são sempre excelente companhia, quando do nosso agrado! Beijinhos grandes.

Kátia disse...

Obrigada pelo desejo.E a pequena Inês,está bem melhor sim.Está mamando nesse momento,cheia de dengos,ai ai.Se continuar assim já,já estará desarrumando a casa novamente.E isso é bom!
:)))))

Susana Júlio disse...

Kátia: Que desarrume...é sinal de saúde e de energia...condições naturais e necessárias à sua idade! Lindo nome: Inês! :)))

Beijinho grande.

Porcelain disse...

Estou proibida de comprar livros. Pelo menos enquanto mais de metade da estante que ali tenho não for de livros lidos e não livros por ler. Há 3 anos que não consigo ler rigorosamente nada até ao fim... ou pelo menos não me consigo lembrar de uma excepção para esta regra. Agora agarrei-me pela terceira vez ao Anjos e Demónios, do Dan Brown e finalmente voltei a sentir o bichinho... espera-se que as piscinas e afins me permitam terminar pelo menos este, se bem que eu gostaria mesmo de terminar este e mais uns quantos do mesmo tamanho nos próximos tempos... mais um belo sinal de retoma... à custa do "bichinho" que este me originou apanhei um escaldão na porcaria da piscina de Castelo Branco que, aviso já, não tem sombras nenhumas... poça... estou que nem posso.

Beijoo!!

Susana Júlio disse...

lenita: Isso é o que se pode dizer um livro perigosos. Olha, eu terminei A Rapariga que Roubava Livros (que é espectacular!) e estou a DEVORAR Sapatos de rebuçados...a continuação do Chocolate. Tem tudo a ver comigo...ando sempre a "babar" por chocolate...é apetitoso!

Porcelain disse...

Sabes que eu ainda não enveredei por Joanne Harris, porque antes tenho de me meter a par com Dan Brown, Humberto Eco, Saramago, e até Joan Rowling e Paulo Coelho, ouve, o que eu prali tenho, nem te passa... :-ZZZ Ah, e também cá deveria ter o Chocolate... diz que não se emprestam livros mas eu infringi essa lei elementar acreditando que não me iria arrepender... a ver vamos... :-ZZZ

Susana Júlio disse...

lenita: Eco é absolutamente fantástico. Pois a questão de emprestar livros...olha, eu já me dei bem e já me dei mal...mas continuo sempre a ter um gosto tremendo em emprestá-lo...aquela sensação óptima de partilhar uma coisa de que se gosta! ;)

Agora estou a ler um livro de Ficção Científica que ganhou um prémio Nebulosa. Chama-se Roma Eterna. Imagina que até aos tempos de hoje o Império Romano não tinha sucumbido, antes pelo contrário continuava a dominar quase o mundo inteiro?! Estou a adorar...claro! :)))

Beijinho. E boas leituras.

Porcelain disse...

Exactamente!! :-DD E só por essa sensação, olha, vale a pena correr o risco!!

Caramba... esse soa MESMO interessante eheheh... não digas mais nada, por favor!!!

:-DDDDD