Pesquisar neste blogue

terça-feira, 18 de setembro de 2007

HIPNÓTICO!

Numa só palavra, como o já repeti diversas vezes, hipnótico! Os Massive Attack não tiveram a primeira parte do concerto realizada pelos Peeping Tom (a cargo de Mike Patton, ex-vocalista dos Faith No More), como estava previsto. No entanto, o desempenho do DJ-set presente (João Gomes, dos Spaceboys) mereceu os elogios e aplausos de todo o público.
O Coliseu estava praticamente lotado (desde a plateia às galerias) e os fãs aguardavam ansiosamente o início do evento musical. O concerto iniciou-se com o tema FALSE FLAGS, seguido de RISINGSON. Dois temas fabulosos que foram ainda mais ampliados, musicalmente, com o desempenho incrível das guitarras; o que se verificou, também, em todo o concerto. O baixo e a guitarra tiveram os papéis de destaque nesta questão de transformar os temas que conhecemos tocados ao vivo. Partes finais dos temas faziam lembrar outros tempos, com instrumentais alucinantes e hipnóticos de algumas músicas dos Pink Floyd; ou então puro heavy metal que poderíamos classificar como "diabólico", acentuado pela dança enérgica de 3D. O ideal mesmo era fechar os olhos e sentir as vibrações musicais apoderarem-se completamente dos nossos sentidos. O espectáculo de luzes, simples e de grande qualidade, acompanhou todos os momentos musicais de um modo adequado e, durante todo o concerto, estava um painel que transmitiu constantemente vários tipos de informações, como por exemplo o número de mortos civis no Iraque, o aumento da taxa de mortalidade infantil no mesmo país e o aumento da pobreza na Venezuela, entre outras. O ambiente "negro e fumarento" acentua o estilo trip-hop desta banda de Bristol. É de destacar, também, a grande qualidade de som apoiada por dois bateristas, dois baixistas e um teclista.
Quem acompanhou 3D (Robert Del Naja) e Daddy G (Grant Marshall) foram Liz Fraser (Cocteau Twins) que interpretou brilhantemente o tema TEARDROP e Horace Andy (bastante ovacionado pelo público, visto que é um dos grandes colaboradores dos Massive Attack). UNFINISHED SYMPATHY cantado por Debbie Miller em notas arrepiantes; ANGEL, por esta vocalista e Horace Andy, foi outro dos pontos altos do concerto, que nos elevava o espírito totalmente para outra dimensão. É de salientar, ainda, o tema novo interpretado por Horace Andy 16 SEETER, que fará parte do álbum a sair em 2008.
Saímos do concerto com vontade de tomar rumo ao Porto, comer uma Francesinha e esperar por outra noite memorável que irá ser também a de hoje.
Bom concerto a quem vai assistir.


13 comentários:

eduardo jai disse...

E hoje no Porto ;)

Anónimo disse...

Não conheço... mas já ouvi falar! Obrigado por passares no meu cantinho e teres deixado um pouco de ti. Beijinho.

Anónimo disse...

Ainda bem que foi hipnótico :D Sei qual a sensação :) Beijinhos.

Flunitrazepam disse...

olha que Peeping Tom já tinham anunciado a meio de Julho que não vinham... so que só em cima do concerto é que a EIN decidiu anunciar que realmente não vinham. Mas sim, foi um brilhante concerto (a minha 4ª ou 5ª dose de massive hehe) e fico com água na boca para o próximo album!

Flunitrazepam disse...

já agora, como sabes o nome da música nova? Ficaste com a playlist?

Anónimo disse...

Uma delícia ser recebida com um carinhoso 'au au' assim que se entra no teu espaço. Um primor de homenagem ao Sky pelo aniversário. Somente almas sensíveis se dedicam assim ao 'bichinhos de Deus' como minha filhota costuma chamar seus cachorrinhos (estendendo a citação a qualquer animalzinho).

Chamou-me também a atenção a postagem sobre A Sombra do Vento, livro que estou terminando a leitura. Incrível coincidência!

Adorei a imagem e o poema Profeta. Perfeitos em sua simetria!

Uma primorosa narrativa da viagem Por terras castrejas... coloca-nos lá, no centro de tudo.

Enfim, vim aqui movida por um comentário teu no blog da Butterfly, e me encantei com teu espaço. Parabéns pelo bom gosto, pelo cuidado nas postagens, pelo aconchego que se tem aqui.

Deixo-te pétalas de mimosas flores do campo, um beijo no coração, e o desejo de dias lindos na tua vida.

Teté disse...

Hummm, ainda continuas sobre o efeito da hipnose, não?

Mas é isso que é realmente importante, que algo nos fascine tanto, que parece que durante uns dias andamos de olhos arregalados, a sentirmo-nos a caminhar sobre as nuvens: resumindo, noutra dimensão!

Jinhos para ti e para a tua Teia!

poeta_silente disse...

Su
Parabéns ao teu SKY. Sei o quanto os bichinhos de estimação são nossos amigos. Eu tenho uma amiguinha... mimosinha.
E... infelizmente nada posso falar a respeito do post e das músicas.
Mas posso estar feliz por te ver de volta.
Carinho
Deus te abençoe.
beijos
Miriam

OLHAR VAGABUNDO disse...

hummm...adorei a tua homenagem ao concerto dos massive attack...não os fui ver aqui ao porto porque já tinha coisas agendadas para esse dia que não pude deixar de fazer:(...do teu concerto só faltou mesmo o maluco do mike patton e o tricky de novo nos massive attack para dar a rudez da sua musicalidade....sei lá:)
beijo vagabundo

Brain disse...

Como te invejo neste momento SU!

Beijo.

Susana Júlio disse...

E então alguém foi ao Porto ver?! Eduardo?! Bem-vindo!
Sim, Teté, ainda sob efeito do brilhante concerto, ao contrário do que algumas críticas (apenas uma!) como a que vinha ontem no portal SAPO dizia, que quase classificou o concerto como medíocre (quem escrevu o artigo notava-se claramente que não sabia do que falava ou então passou o concerto no café do coliseu ou até mesmo na conversa!. Todas as outras críticas foram muito positivas, fosse no Blitz, no DN, etc, etc...mau jornalismo!
flunitrazepam...nada de playlists! Uma extrema atenção e dedicação hipnótica ao concerto! Quanto ao novo tema...uma pequena pesquisa, claro! Agora a ver se consigo o tema! ;) Não sabia nada do cancelamento dos Peeping Tom. Só soube no dia, vê só! Pena. O álbum deles (muito à Faith No More, apesar dos artistas convidados! ) está excelente, poderoso!
Gaybriel...tens de conhecer! Deixa de ouvir falar e toca de ouvir! ;)
Saudades Poeta_Silente, amiga Miriam! Qualquer tipo de benção é sempre bem-vinda...para ti também, com um grande sorriso!
Borboleta...tu também deves estar sob um efeito hipnótico, de êxtase, em termos de alma, não?! ;) Há palavras que valem mais do que tudo...então as de Sua Santidade! Sem palavras...das nossas.
Barin...nada de invejas...eles devem estar cá em breve. O álbum sai em 2008! Que bom estares de volta!
Poeta_vagabundo...meu amigo, o que foste tu perder! Bem, Tricky no concerto...era ouro sobre azul!
Olá Bia. Que carinhosas e lindas as tuas palavras, a tua atenção. Ainda bem que apareceste e gostaste de aparecer. A casa tem os fios abertos à tua presença! Um beijinho grande de luz.

: )

Papoila disse...

Su:
Este m�s ando hipnotizada com a recertifa�o da forma�o de formadores... gostei deler a tua descri�o do concerto. N�o fui ver aqui no Porto.
Obrigada pela visita.
Beijo

Susana Júlio disse...

Hipnose geral nos bloguistas! ;)