Pesquisar neste blogue

terça-feira, 16 de outubro de 2007

O Mundo Encantado de Rita Redshoes.

Foi na passada Sexta-feira, 12 de Outubro, no Arte Caffé, em Ourém, que a Rita Redshoes e a sua banda fizeram a primeira apresentação ao vivo, desde a sua estreia na fnac (naquela ocasião a propósito do lançamento da colectânea “Novos Talentos 2007”, onde vem incluído o seu tema “Dream on girl”).
A casa estava cheia e todos aguardavam, com grande expectativa, a entrada da “pequena Rita” no palco.
O momento chegou e o espectáculo começou com o som insinuante do baixo, como se se tratasse efectivamente de um convite irrecusável para entrar no Mundo Encantado da Rita Redshoes. Depressa se juntaram a guitarra, a bateria, as teclas e (maravilha, das maravilhas!) a voz da Rita.
Foi um espectáculo intimista, poético e fantástico, de uma das mais interessantes vozes do actual panorama musical português.
Nota-se nas composições desta talentosa artista a influência (que ela própria admite) de várias correntes: a música das décadas de 40 e 50, o pop dos anos 80 e até a música sinfónica. Esta particularidade confere a quem ouve as suas músicas uma doce sensação de familiaridade, mas também uma intensa sensação de originalidade.
Por outro lado, há que salientar um distinto (mas também fundamental) aspecto do espectáculo que nos ofereceram: a forma como toda a banda se apresentou, com destaque para a Rita, com o seu vestido preto e os seus sapatos vermelhos, com o seu doce e expressivo olhar, num conjunto que nos transportou para o seu mundo de fantasia.
Efectivamente, o projecto da Rita Redshoes revelou-se um projecto muito bem idealizado e colocado em prática de uma forma extremamente profissional, o que nos leva a prever um futuro repleto de sucesso para o mesmo.
A maioria dos temas apresentados seguem uma toada leve, harmoniosa e suave, como as melodias das típicas caixinhas de música, mas também ouvimos uma singular valsa (o tema “Your waltz”) e algumas composições mais próximas do rock, como o tema “Love… Don’t you know what it is?”, tocado pela segunda vez no obrigatório “encore”.
Só em 2008 poderemos comprar o CD de estreia da Rita Redshoes e da sua banda. Enquanto esse momento não chega, deixo-vos o tema “Dream on girl”.





Crónica: ©Carmen Zita Ferreira
Fotografias: ©
Nuno Abreu

Piano, teclado, guitarra, voz Rita Redshoes
Baixo, voz Nuno Simões
Bateria, voz Sérgio Nascimento
Guitarra, teclado, voz Filipe Monteiro

xxx

Obrigado, Tita, por teres enviado a tua crónica aqui para a Teia e vai um agradecimento, também, ao Nuno Abreu pelas excelentes fotos (como sempre!).
De certeza que quem não foi ao concerto ficou com vontade de ter ido. Ficaremos atentos aos "passos" da Rita e da sua banda e aos próximos concertos. Para o próximo, vou lá estar! ; )
Entretanto, quem quiser "espreitar" um pouco do mundo encantado da Rita, aqui fica este endereço:

15 comentários:

Anónimo disse...

Someone? Anyone? Get this girl to write for their glossy melody rag on the double!!! She gots not only a good ear for great music but a light bulb of a brain that doesn't need batteries.

Outstanding Work Carmen...

Ricky

I'll definetly be coming by this way to read more of your work

Matchbox32 disse...

Já conhecia. Agradou-me bastante. Quer musicalmente quer... adiante... lol!

butterfly disse...

Olá...pois,eu por acaso tb já a conhecia e tb ouvi falar muito bem desse concerto mas não pude ir...excelente crónica...gostei bastante...
Beijinhos

Serenidade disse...

Confesso que não conhecia, fica a sugestão.
Obrigada:)

Serenos sorrisos

Teté disse...

Boa crónica, CZ. Também gostei do clip. Eu não conhecia esta Rita Redshoes (é por isso que ela canta com sapatos encarnados?), o que não é de espantar, que música não é o meu forte...

*****
Oh Su, tu em tempos não escreveste um post sobre "A Dália Negra"? Vi ontem o filme, acho que não o entendi muito bem, andei à procura e... não encontrei! Lembras-te mais ou menos em que mês é que o fizeste?

Jinhos, amiga!

tiagogoncalves disse...

As fotos de que tinha falado com a Carmen estão aqui.
fiquem bem ;)

Anónimo disse...

já tinha ouvido na radar...promete. gostei muito do vídeo.
beijo

krystyna disse...

Hi Su!
I'm so glad you visited my place.
I really enjoyed your post "The Magic World of Rita Redshoes" and "Dream on girl" video-song.
Wonderful!
Hope you have a successful, happy day!

eduardo jai disse...

Já tinha ouvido e gostei muito mas não conhecia o vídeo. É muito bonito. Também tenho curiosidade de ouvir ao vivo...

Um dia BOM

:)

Sassi disse...

Já conhecia... Já tinha ouvido...
Mas a Rita tem o poder de surpreender, e surpreendeu mais uma vez. Obrigada pela a atenção, garanto que temos 1 artista à espera do novo ano para nos encher das suas melodias e palavras.

Anónimo disse...

Não conhecia :(

mixtu disse...

não conhecia... mas vou estar atento...
abrazo europeo...

Azer Mantessa disse...

interesting band who fond of 40,50 and 80s music ... thx for sharing this one.

Anónimo disse...

Não conhecia, minha amiga. Estarei mais atenta.

Vim deixar-te aquele abraço muito, mas muito saudoso.

Um excelente fim de semana
Beijos, minha "nenuquinha"

Mel

Ana disse...

Não conhecia mas parece-me muito bem!
Bom fim-de-semana.
Beijos