Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

SONHOS E PRÉMIOS...cinema e mimos!

O SONHO DE CASSANDRA
Título original: Cassandra`s Dream
Realização: Woody Allen
Intérpretes: Ewan McGregor, Colin Farrell, Tom Wilkinson, Sally Hawkins, Hayley Atwell
Estados Unidos/Grã-Bretanha, 2007

Quem não gosta de ver a sua vida encaminhada da melhor forma? Até onde vai a ambição do ser humano?
Esta é a história de dois irmãos que, desde o início, se apresentam um como sendo o intelectual e o outro como o musculado da família. Ambos querem deixar para trás uma vida de classe média baixa inglesa e subir na vida. Um aposta nas diversas vertentes do jogo, acabando por se aperceber que se torna uma doença; outro decide apostar em investimentos e negócios de alto risco. Pelo caminho deste processo, surge uma actriz pela qual um dos irmãos se apaixona e que o faz tornar-se, ainda mais, ambicioso, fingindo ser uma pessoa que não é de modo a agradar à sua actriz. A forma de resolver os problemas que vão surgir e, de algum modo, concretizar os sonhos de ambos, é aceder prestar um favor ao tio de ambos, um médico milionário, que lhes pede, em troca, a concretização de um crime.
Não existe musa “fétiche” neste filme de Woody Allen (ao contrário do que vinha sendo feito!); a acção concentra-se na brilhante interpretação de Colin Farrell que representa uma personagem doente e viciada no jogo e no álcool, em constante luta consigo mesmo, a partir do momento em que actua contra os seus princípios.
Um filme com uma estrutura fiel às tragédias gregas clássicas, em que o crime e castigo surgem ao lado de um certo conceito de film noir, para traduzir de um modo simples os grandes dramas humanos e consequentes dilemas morais. A água é um fio condutor que surge, no início do filme, como um dos meios para concretizar a felicidade dos dois irmãos quando compram o seu pequeno veleiro, ao qual dão o nome de Sonho de Cassandra. O mesmo termina também no mar e o sentimento que rodeia este veleiro já não é o da felicidade…
Banda sonora excelentemente a cargo de Phillip Glass.

PRÉMIOS E NOMEAÇÕES
A Teia recebeu alguns prémios e, deste modo, para dar continuidade à passagem do testemunho, vou distribui-los, tentando cumprir, quase à risca, as suas regras! Assim, a marias do blog Amor Infinito e a papoila do blog A Papoila atribuíram-me o Prémio Escritores da Liberdade. A Teia sempre seguiu este conceito de escrita livre, quase ao sabor da corrente dos sentimentos, pensamentos e situações, procurando dar vazão aos imensos temas livres e temas que apelam à liberdade da escrita (e moral!). Assim, é regra deste prémio nomear mais dez bloguistas:


Do Filipe Oliveira e da Papoila recebi o prémio É um blog muito bom, sim senhora! E da Papoila recebi, também, o prémio Eu tenho um blog de elite! Para estes dois últimos prémios tenho de, para além de dar indicação de quem os atribuiu, indicar mais outros sete blogs.

Assim, para É UM BLOG MUITO BOM; SIM SENHORA!:

Marias

E para o prémio EU TENHO UM BLOG DE ELITE! os nomeados são:Universo e Borboletas
Entre Telas e Pincéis
Mixtu
Impulsos

Som do Silêncio
alice

Taliesin


A mimo-te deixou um miminho para a Teia que faz uma homenagem aos amigos que se criam aqui nestas andanças virtuais. E este prémio, aqui sim, fugindo mesmo à regra, eu deixo-o atribuído a todos que por aqui passam pela Teia, sem excepção! Não há maior atenção e cuidado do que o Tempo que disponibilizamos uns aos outros, sem compromissos e "cobranças", apenas por gosto e afinidades. Para todos vocês!
Tentei fazer uma distribuição por cada um dos blogs que visito, e um prémio por cada um, de um modo aleatório. Ficaram mais blogs por nomear…mas não se considerem de fora. Assim que entrarem neste post também os podem levar (aqui está a fuga à regrabem no final…).

Vocês é que são todos de ELITE!

20 comentários:

MIMO-TE disse...

Oh!!!! Isto está a ficar complicado:))))

Bem! venho dizer-te que tens um mimo no meu blog :) Mas não esperava isto!!!! Sorrio-te! Pois é, andamos muito mimados por aqui. Que bom! Obgrigada e corre vá!!!

Bjo
BFS

Mimo-te

Teté disse...

Obrigada pelos prémios, Su!

E pelas dicas do filme, que já percebi que é para ver em dia... em que haja disposição!

Jinhos e bom fim de semana, amiga!

Marias disse...

Parabéns pelos prémios que sem dúvida mereceste!

Obrigada pelo prémio! Não o mereço, mas vou levá-lo com muito carinho...

O filme que nos sugeres parece deveras interessante!...Aguçou-me a curiosidade...

Beijinhos

Liz / Falando de tudo! disse...

Tu sabe o que eu mais gosto no teu blog? Este titulo! TEIA DE ARIANA

Cara super original!
Tenha um bom fim de semana...

O Árabe disse...

Parabéns, amiga! Bem mereces todos estes... e muito mais prêmios! :) Bom fim de semana.

alice disse...

su, os meus sítios não são nada de elite...são apenas espaços de evasão! já pensei bastante nas razões porque os mantenho e nunca cheguei a grandes conclusões, acho que não pretendo nada de especial com eles, são puros exercícios de distracção – um vício. Apesar de não ser muito dada a correntes, obrigada pela nomeação ;)! os meus de elite são claramente aqueles que tenho linkados no tonalidades e no chromaesthesia.
um beijo,
o nosso café será agora em Fevereiro??

Oliver Pickwick disse...

É um ótimo filme, até o desempenho do Colin Farrell - que considero um ator muito limitado, está bom.
Compartilhamos muitos gostos,cara Su, além de considerá-la quase uma co-autora dos meus escritos, pelos comentários precisos e repletos de citações que escreve lá no condado.
Agradeço pela indicação do prêmio, na verdade, um reflexo do seu coração generoso e sua amizade pela boa gente do condado.
Beijos, é ótima semana!

P.S.: Twist manda au-aus para Sky e Átia.

~ Marina ~ disse...

Meus parabéns, Su! Prêmio bem merecido esse teu!
Obrigada, pela indicação do meu blog, sinto-me lisonjeada!
Obrigada, também, pela dica do filme, pois sou uma cinéfila de carteirinha, amo cinema!
Bom fim de semana pra ti, com muitos momentos bons!

Beijos!

Susana Júlio disse...

mimo-te: Pois é, amiga, isto anda em perfeita sintonia! ;) Já integrei o teu prémio-miminho aqui neste post e ofereço-o a quem passa também. isto de andarmos todos em marés de mimos só pode ser bom sinal! Beijinhos.

teté: Não tens nada que agradecer. É bem merecido. O filme é mesmo daqueles que só realmente com disposição para filmes com grandes diálogos e certas emoções. Mas é bom. Vale a pena. Tem grandes interpretações. Beijinhos.

marias: cLARO QUE MERECES, COM TODA A CERTEZA! ;) vais gostar do filme, é mesmo para aguçar a curiosidade! Beijinhos.

liz: O título deste blog é um projecto de um futuro conto infantil em fase de rascunho...mas obrigado pela tua opinião! Beijinhos grandes, grandes!

o árabe: Muito obrigado pelas palavras. merecemos todos os que gostamos do que fazemnos e damos tempo ao tempo para o fazer! Bom fim-de-semana! beijinhos.

alice: Não concordo. de elite e de bom gosto, sim senhora! Tem tudo a ver contigo e com o que fazes! É agora em fevereiro sim! Tenho cosias para te entregar também! Beijinhos grandes!

oliver: É justamente o desempenho do Colin que está muito bom, ele neste papel extravaza as suas potencialidades, parece que desperta o seu talento. Foi muito bem explorado, também concordo. Obrigado pelas tuas palavras. isso é um elogio dizer que sou uma quase co-autora tua! :)) O Sky e a Átia agradecem e retribuem com muito carinho! Beijinhos.

gerlane: Nada que agradecer. Eu é que agradeço pelas tuas palavras. Acho que vais gostar do filme. Muito intenso e não falo da acção claro! Beijinhos e bom fim-de-semana.

poeta_silente disse...

Oi, Su!
Obrigada pelo prêmio Escritores da Liberdade. Agradeço e retribuo. Além disto, todos os prêmios que recebeste é de merecimento. Com certeza. Parabenizo-te e deixo aqui meu beijo terno.
Deus te abençoe, querida.
Miriam

mixtu disse...

a quedado sin palabras...

elite...

que te decir...

buáááá

estoy llorand (de alegria)

voy tomar una copa...

buá´´aáá

un dress disse...

querida SU :)


grata pelo prémio

pelo que significa

pelo que é

pelo fio que liga

e tece e fortalece

outras energias

de liberdade

de amor

de ser



abraÇo sOlar



o

Menina do Rio disse...

Não vi o filme mas pelo que contas foge realmente um pouco do estilo Woody.

Pra ti deixo um beijinho e votos de um ótimo final de semana!

Susana Júlio disse...

poeta_silente: Obrigado pelas tuas palavras carinhosas, amiga. Tudo de bom para ti e um óptimo fim-de-semana.

mixtu: Chorar de alegria penso que sejam as mais belas lágrimas e únicas! ;p Elite, sim senhor! Sabias que aquele símbolo do sêlo é um símbolo da BOP (uma espécie de polícia militar de intervenção nas favelas brasileiras? É uma tropa de elite...logo, blog de elite! Vi no filme Tropa de Elite. um filme brasileiro muito bom! Vale a pena também.) Beijinho!

un_dress: Os fios estendem-se até aos recantos mais preciosos da blogosfera...e tu és um deles. Um beijinho em fio bem grande.

menina do rio: É um filme com uma vertente diferente em termos de argumento, mas a base está lá: as raízes da tragédia clássica, os prenúncios...é óptimo! Beijinho e bom fim-de-semana.

Kátia disse...

Excelente sugestão de filme e quando chegar cá o verei com certeza.
Amei o prêmio!E distribuí um por lá...junto com as fotos da "Yaksoba".
Bom final de semana e beijos!
:)

Ana disse...

Olá Su!

Finalmente actualizei o blog e coloquei o prémio que me deste. Obrigada!
Quanto ao filme ainda não vi mas com esses dois jeitosos até vale a pena! lol.
Beijos

Susana Júlio disse...

kátia: Já fui conhecer a tua Kiki! É muito engraçada e colorida como te disse. Mas fiquei curiosa quanto a peso e idade. Beijinhos grandes.

ana scorpio: Muito bem actualizado e com excelentes frases para abordar o teu post! vale a pena mesmo ver o filme pois num duplo sentido, são dois actores que valem bastante...e o argumento está muito bom! Beijinhos grandes.

Marias disse...

Obrigada pelas palavras deixadas no meu cantinho.

Bom fim de semana

Beijinhos

Matchbox32 disse...

Muito obrigado pelo prémio su... é tipo prenda de anos... lol!

susemad disse...

Olá Su,
Obrigada pelo mimo. :) Não esperava nada assim.
Quanto ao filme fiquei curiosa. Vamos ver se arranjo um tempinho para o ver.
Beijinhos