Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de julho de 2008

"MY NAME IS ON THE MOON"!!

Ao longo dos tempos, a Lua assumiu diversos papéis para além daquele que actualmente retemos enquanto satélite natural do planeta Terra. Conforme os mitos, pode representar o papel de mulher, de filha ou de irmã do Sol. Por exemplo, no Egipto a Lua era Ísis, a Mãe da Terra, desempenhando diversas funções mágicas como transformar o metal em ouro, despertar os mortos, proteger as crianças, o parto e a agricultura, para além de ser a mãe conselheira e guardiã dos deuses. Na Grécia, a Lua era Selene, a amante de Pã. Mais tarde, foi substituída por Diana, que protegia o nascimento. Também surge noutros mitos como Hécate, a terrível feiticeira que dominava todos os encantamentos e magias. Também é Proserpina, ou Perséfone, a Rainha dos Infernos e do mundo dos mortos, ao lado de Plutão ou Hades.
Seja como for, penso que seja indiscutível a sua beleza nas suas diferentes fases quando brilha, por contraste, no escuro aveludado da noite. É sempre um ponto de referência que procuro nos céus ou até mesmo no mundo interior e da magia, enquanto uma espécie de metáfora encantatória.
E quem anda sempre com a "cabeça na lua" que fique a saber que está a ser preparado um projecto que tem como principal função voltar a explorar as condições da Lua, de modo a viabilizar a existência dos humanos neste mesmo satélite lá para 2020, mais coisa menos coisa. Está a ser realizada uma campanha para sensibilização das pessoas quanto a este projecto, chamada: "SEND YOUR NAME TO THE MOON". Eu já enviei o meu nome para lá, tal e qual "message in the bottle" para a posteridade. Até 25 de Julho (como fui recordada, através da visita a um blog de um "velho" amigo: valpassos em volta), enviem o vosso nome para a Lua, submetendo-o na Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), e obtenham o vosso certificado de aventureiros neste novo passo da história da humanidade.

23 comentários:

Joking Joker disse...

Será que meu nome é tão importante para ir para a LUA *_* . De qualquer forma eu mandei, mas quando lerem vão falar ... "hey, cut this one" T_T

hsuahsuhaushuahsa... A lua é responsável por tanta coisa, como as mares, a rotação da terra e outras funções váriadas... e eu nem consigo cuidar de pequenas coisa ... tsc tsc

see ya ... su =D

Malu_zinha disse...

Olá....
Já saiu a listagem das parceiras para a minha "troca colorida"!!!!
Beijo

Lena disse...

Ola !!!!!

Sou a Lena a tua parceira da "troca Colorida" . Diz-me o que gostas de faser e os teus dados para mlpereirareis@hotmail.com.
Espero pelo teu emal.

Lena :)

1/4 de Fada disse...

Fico sempre encantanda quando venho aqui à Teia! A escolha das imagens é fantástica e os textos são lindos... Hoje é particularmente do meu agrado, a Lua é a minha cara, como dizem os brasileiros - sou do signo do caranguejo com ascendente em escorpião, aliás, lá em casa somos os três, eu e os meus dois filhos...

Teté disse...

Mandar o meu nome para a "Lua", para receber um certificado de aventureira, sem me levantar aqui da cadeira??? Eh, eh, eh, isso parece fácil! :)))

A última foto está espectacular!

Jinhos, Su!

Susana Júlio disse...

joker: Todos os nomes são importantes. Significam a pessoa que está por detrás deles. Que ainda são mais! :))) A Lua é um manancial de reacções em cadeia!! :))) Pode ser que nos inspire a "tratar" das nossas pequenas coisas do dia-a-dia! Beijinhos.

malu_zinha: Olá. Já vou espreitar a listagem! ;))) Beijinhos.

lena: Olá. Como disse ali em cima à malu, já vou espreitar e actualizar dados. Estou super curiosa. Beijinhos.

1/4 de fada: Então são três em tua casa e um aqui deste lado...a lua é a minha cara e coração! Ascendente Virgem! Grande misturada! De dicotomias! Muito obrigado..."Blame it on the moon!" Beijinhos.

teté: Muito fácil e acaba por ser uma iniciativa bem diferente e engraçada...o teu nome para a posteridade espacial. Achei super interessante. ;)
Beijinhos grandes.

1/4 de Fada disse...

Então também caíste da Lua!!! Eu sou de 17 de Julho, e tu? Olha, o texto que está hoje no meu blog foi escrito numa aula de Português, quando eu era da idade dos meus filhos: a professora deu o tema - A Esperança - e eu gostava imenso da disciplina, era a minha preferida. Quando se tratou de escolher um curso eu optei pela História, porque era o que eu gostava mais de estudar... Para Português eu não estudava quase nada, era só o que ouvia nas aulas e chegava. Devo acrescentar que a minha mãe foi professora de Português, o que sempre ajudou muito. Nenhum dos meus filhos herdou o gosto, a Bi adora ler, mas tenciona ir para Economia e o Pedro não gosta de ler e é todo virado para o desporto, está na área de Ciências e Tecnologia.

Manuela Peixoto disse...

adoro ver a lua, no verão ou no inverno. na praia ou na cidade, adoro mesmo!!!

beijinho

Anónimo disse...

A Lua é efectivamente mística. É o meu ponto de encontro quando preciso de me refugiar, é a minha musa inspiradora, é o meu aconchego. Nunca me canso de observá-la, admirá-la.

Porque não lá colocar o nosso nome?! Parece-me muito bem :)

Beijinhos cá de casa.

susemad disse...

Gosto imenso da Lua. Costumo dizer que o meu humor muda consoante o estado lunar.
Registar o meu nome na Lua. Hum... Não é má ideia. Vou dar uma cuscada pelo site. Inté. :)

Matchbox32 disse...

Adorei as fotos... mais uma vez!
Também gostava de ter o meu nome na lua.

Anónimo disse...

Já está. O meu e o de mais alguém, claro. Não vai um sem o outro. Agora só falta fazer as malas. ;)
Engraçado... Há momentos em que me apetece mesmo uma viagem até à lua.
Beijinhos

Anónimo disse...

Tenho uma 'identificação' muito grande com a lua, suas fases, e confesso que não me canso de admirá-la quando, enorme lá no céu, ela parece absorver todos os meus problemas... é como um depositário de minhas reflexões e, de certa forma, já estou lá registrada, mesmo assim o fiz seguindo tua orientação.

Adorei a postagem anterior!

Ficam flores e sorrisos entrelaçando raios de luar nos teus caminhos, um beijo no teu coração, estrelas na tua alma, tudo com meu carinho.

Susana Júlio disse...

1/4 de fada: Olha, eu ando sempre a cair da e a chegar à LUA! Acho que ainda é mais o meu meio ambiente psicológico do que propriamente o "terra-a-terra"! Sou de 11 Julho...mais um par de dias! Olha, eu optei pelo português também com muitas dificuldades...inicialmente parei em dúvida com o Desenho. Depois foi com a História, Filosofia e Português. Segui o Português. Mas as outras áreas que referi atrás nunca as perdi de vista...acabam por ser o meu "passatempo"!! :)) Mais uma vez volto a repetir que adorei o teu texto! Belíssimo! Beijinhos grandes.

nelinha: Eu já devo ter lugar cativo ali para os lados da lua...observo-a sempre que posso!! ;)) Beijinhos.

borboleta: É. A Lua apela sempre ao lado mais místico, mais envolvente, mais feminino, no fundo. Mexe muito connosco. Beijinhos grandes aqui da bicharada toda! ;))

tons de azul: Então encontramo-nos algures pelo lado lunar mais divertido!! Eheheheheh...ADOREI o postal. Muito Obrigado...depois tenho de falar contigo sobre aquele percurso que fizeste! Espectáculo! Beijinhos GRANDES!

match: Obrigado...gosto de escolher tudo com muita "devoção2! Eheheheheheh...então, e já colocaste o teu nome lá para aquelas bandas lunares?! Beijinhos.

gracinda: `Bora dar aulas de português para a futura estação espacial na Lua?! Quer dizer...será que alguém vai querer aprender português?!...pois...
Eu, por mim, já teria feito as malas há muito...psicologicamente ando sempre lá! BEIJINHOS GRANDES!!!!!

beatriz: Muito obrigado pelas tuas observações. És uma querida. Gostei dessa expressão: que, de certa forma, já estás registada lá na lua...sinto o mesmo que tu relativamente a esta oferta da natureza que brilha nos céus...é de agradecer. Ou respeitar...e nós esquecemos tantas vezes disso!! Beijinhos grandes.

Anónimo disse...

Quando quiseres... Eu estou pronta. ;)
A minha cabeça também está sempre na lua; os meus pés parecem pouco gostar do chão. É por isso que há momentos em que tudo parece mais difícil e eu gostava mesmo era de lá estar.
Um beijinho bem grande.

Kátia disse...

Adorei a primeira e a última foto.Agora isso de mandar nome pra lua é bem,como dizer?huum,diferente!É isso.

Eu gostava mesmo é de ir até lá...quem sabe um dia?
;)

Beijo!

Ah!"copiei" de você a idéia dos blogs atualizados.Assim me poupa tempo de ir em todos e encontrá-los sem novidade.
:)

Susana Júlio disse...

gracinda: A vontade é de facto imensa...isto porque muitas vezes esta realidade que temos assume tantas vezes o verdadeiro papel do inferno... Vamos...as minhas malas também estão prontas há imenso tempo!! Beijinhos grandes!

kátia: Podes "copiar" à vontade...dá muito jeito, na verdade. Tens razão. Enviar o nosso nome para a lua parece-me uma forma única e plausível de nos encontramos lá, de alguma forma!!!
Beijinhos.

~ Marina ~ disse...

Que interessante!

Beijos pra ti!

Kátia disse...

Amanhã é teu aniversário????

Anónimo disse...

Então sendo assim partimos de imediato. Já reparaste? É uma forma bastante original de comemorar este dia especial.
PARABÉNS, QUERIDA AMIGA.

BEIJOS IMENSOS

Bem... Desta vez vou encher-te de beijos. :)

Porcelain disse...

Adoro a Lua, simplesmente adoro a Lua... a mim hipnotisa-me, fascina-me... é de facto misteriosa e faz-nos divagar... gosto do que me inspira a Lua... eu tenho um post sobre a Lua no mim... se tiveres tempo e curiosidade, dá uma olhadela, mas só se o grande tirano permitir, sim?


http://aminhaorgulhosapessoa.blogspot.com/2007/07/gsto-da-lua.html

Bjoka boa

Susana Júlio disse...

gerlane: Beijinhos grandes...tudo o que tem a ver com a lua...é sempre interessante!!

kátia: Hoje acrescento mais um ano sim ao meu calendário da vida!!! ;)))

gracinda: Então não era?! Uma prenda bem especial...partir para a lua...que sonho!!! Beijinhos bons. Muito obrigado, amiga!!!!

lenita: Ai vou espiar sim!!! Fiquei intrigada...eu e a lua temos uma relação bem especial...um dia conto-te o que temos!!!! ;))))

Porcelain disse...

Ihih... como tu dizes... estou em pulgas para saber!!

Beijo grande, minha linda!!