Pesquisar neste blogue

terça-feira, 1 de julho de 2008

CINEMA NA TEIA: "IN BRUGES"

Ficha técnica:
Título original: In Bruges
Realizador: Martin Mcdonagh
Intérpretes: Colin Farrel, Brendan Gleeson, Ralph Fiennes, Clémence Póesy, (...)
Género: Acção/ Drama/ Comédia
EL/GB, 2008, Cores, 107 min.
Imaginem diálogos típicos à Tarantino com Bruges (a belíssima cidade medieval da Bélgica mais bem preservada) como pano de fundo…já está?! Agora, coloquem como emissores desses diálogos Colin Farrel (no filme é Ray, um irlandês extremamente directo nas suas observações) e Brendan Glesson (Ken, um britânico, extremamente ponderado), assim como Ralph Fiennes (Harry, o britânico fanático pela rigidez dos seus princípios).
Ray e Ken foram misteriosamente “enviados para Bruges por Harry (patrão de ambos), após a concretização de um assassinato que não correu muito bem a Ray. Supostamente, estão ali para desaparecer por uns tempos e para descontrair ao mesmo tempo.
No entanto, Ray detesta a cidade, enquanto Ken vai expandindo os seus interesses culturais e adoptando uma atitude mais calma perante a vida, talvez contagiado pela beleza e serenidade de Bruges. Estão nas vésperas de Natal e os diálogos intensos de ambos vão entrecruzando-se com a visita por Bruges, pelos locais de interesse turístico, as igrejas muito góticas, pelos passeios de gôndola nos seus canais e pela própria história da cidade. Discutem-se os temas opostos da vida e da morte, da validade de ambos como meios que justifiquem atingir determinados fins. Entretanto, a sombra do remorso visita-os, especialmente a Ray. E o argumento deste filme passa a ter contornos polvilhados de algum surrealismo: um anão que participa da filmagem de um filme de arte europeu; as imagens grotescas de alguns quadros que visitam em galerias e museus de arte; as prostitutas de Amesterdão, um ladrão disfarçado de namorado ciumento (que é o próprio realizador deste filme: Martin McDonagh) e um potencial romance entre Ray e Chloe (Clémence Póesy), que também carrega consigo alguns segredos intrigantes. O verdadeiro objectivo da presença de Ray e de Ken em Bruges é revelado e Harry chega à cidade para desencadear uma verdadeira luta entre a vida e a morte de uma série de personagens…tal e qual como se ele próprio fosse um anjo negro gótico. Nesta cena final, recria-se a situação de um dos quadros de Hieronymus Bosch: “O Julgamento Final”, em que o bem e o mal são distribuídos como os elementos certos pelas personagens, e a dor e o sofrimento são o “aqui e agora”, vivenciado por todos, num ambiente mágico e, mais uma vez, surrealista. Parte central do tríptico do Julgamento Final de Bosch

Um filme de acção e comédia negra, com uma realização que vai de encontro ao próprio local das filmagens: muitas das cenas foram transmitidas como se fossem quadros autenticamente vivos de pintores, acompanhando a vida cultural que se respira nesta cidade.
Foi um filme seleccionado e exibido na abertura oficial do Sundance Film Festival e está nomeado para alguns prémios a nível de trailer. Possivelmente só daqui a uns meses é que estreará em Portugal, mas vale a pena não esquecer este título...e quem sabe...visitar, também, Bruges?! Nós ficámos com vontade!
texto por su e taliesin

21 comentários:

~ Marina ~ disse...

Acho que vai demorar um bocado para chegar por aqui, mas, não perderei, pois, se parece com o estilo de Tarantino, um dos diretores de cinema dos quais mais gosto, com certeza é imperdível.

Beijos pra ti!

Susana Júlio disse...

gerlane: Penso que para o Brasil está prevista a sua estreia lá para Setembro! Mas é mesmo daqueles filmes imperdíveis! :)) Beijinhos.

1/4 de Fada disse...

Ando fora do mundo em relação ao cinema, o que é imperdoável! Mas já fiquei na lista de espera para este - Bruges é uma das cidades onde viveria, fiquei simplesmente fascinada quando a visitei, já há uns 20 anos. Ainda bem que te lembraste de falar no filme de uma maneira tão entusiasmante.
A propósito, leva o texto do Bill Gates para onde quiseres!

Susana Júlio disse...

1/4 de fada: Olha, ficou um dos locais em TOP LIST para eu visitar um dia...adoraria passar por Bruges. E acredito que deva ser bastante fácil viver por lá. O texto já foi "raptado" para o Palavreando. Obrigado.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Lembro-me de pesquisar sobre Bruges e a Flandres quando dei "O Cavaleiro da Dinamarca" aos miúdos. (O que uma pessoa pode aprender com os livros infantis!)E também me lembro de ficar fascinada com as imagens que vi.
Uma pessoa só pensa nos grandes destinos turísticos (tipo Atenas, Roma, Viena, etc.) ;) e esquece estas pequenas maravilhas.

Anónimo disse...

Uma pessoa.. Uma pessoa... Tantas pessoas ali em cima! ;)

Kátia disse...

Tarantino é imperdível.E esse ator da última foto,que está com o revólver na mão--Ele--é imperdível também!Hehehehehe
Boa dica.Vou aguardar a chegada dele por esses lados.
Beijo bom pra Ti,minha querida!
:)
Ah! Os Coldplay!The Best!Gosto,gosto ;)

Anónimo disse...

Hmmm, parece-me ser muito boa dica ;) Vou ver se não me esqueço do nome :)
Beijocas cá de casa :)

Teté disse...

Uma sugestão vossa é sempre uma boa indicação...

Se fosse hoje, não ia! Mas como só vai sair daqui a uns tempos, vou guardar na memória, para ver depois (nunca me dei mal, anteriormente)! :)

Jinhos a ambos e festinhas aos bichanos!

Joking Joker disse...

Tarantino e Colin Farrell *_* adoro muito os dois. Tarantino eu conheço de muitos verões passados, mas o Colin Farrell eu não esqueço que o conheçi vendo um filme chamado "Por um Fio", o qual também acho excelente =D.

Essa sua dica Su parece ser muito boa. Amo cinema e espero que não esqueça do nome do filme... mas acredito que não vou esqucer. Por que Bruges é a cidade na Bélgica onde tem o primeiro e único museu dedicado a batata frita xD ... quando eu ver vou lembrar disso tudo.

the Joker send a kiss... =*

Joking Joker disse...

Ps.: Pelo que eu sei de Bruges, é uma cidade meio medieval. E pelas fotos que você colocou a cidade é muito bonita. Adoro esse tipo de arquitetura =D.

See ya .o/

Matchbox32 disse...

Parece-me bastante interessante o filme!
Não posso deixar passar. Obrigado pela sugestão, su!
Beijinhos

©carmen zita disse...

Olá, Su.
Passei para deixar um beijinho e dizer que adorei o teu comentário poético!!
Tks!

Susana Júlio disse...

gracinda: Os livros infantis estão sempre recheados de muita coisa a retirar, a aprender e a conhecer. É verdade...bem visto. No Cavaleiro da Dinamarca! ;p
Olha que eu agora nãp me esqueci deste destino. Vai fazer parte da tal lista de "interessa saber preços"!
É verdade...tantas pessoas interessantes, não é?! ;P
Beijinhos bem grandes, amiga.

kátia: É um "bom" actor"! E tem mesmo muito jeito para fazer papel de mau...retirando o grandde filme O Fiel Jardineiro, entre outros, por exemplo. Estreia lá para Setembro no Brasil. :)) Beijinhos.

matchbox31: Penso que vais gostar...depois hás-de dizer-me. :))))) Beijinhos.

@carmen zita: Obrigado, amiga. Um beijinho bem grande e saudoso. Fica bem.
borboleta: Vale a pena, sim. Não é "apenas" um filme de acção...é mais do que aparenta. Beijinhos grandes, e festinhas, e arranhões carinhosos aqui dos bichos! :)

teté: Muito obrigado pelo voto de confiança. E de consideração. Nós gostamos. É como disse ali em cima à borboleta...é mais do que um filme somente de acção. Acho que quem vê experiencia um pouco de tudo. Com interpretações excelentes. Beijinhos grandes.

Jocker: Não estou a ver esse nome"Por um Fio"...a não ser que por estas bandas tenham optado por arranjarem outra tradução...eu partilho da mesma opinião que tu: tarantino e farrel...do melhor. É verdade, tu fizeste aquele post sobre esse Museu bem original...em Bruges...um local tão "medieval"...que contraste!! Arquitectura é linda!! Bom gosto!

Beijinhos.

O Profeta disse...

Hoje o céu desceu em beijo à terra
Hoje acordei com os sinos a tanger
Um manto de cristal e fino orvalho
Ajudou mais uma flor a nascer

Cada gota prende um suspiro
Descem do celeste em doces canções
A terra prende-me o sonho
Em manto de contradições


Convido-te a partilhar a Serenidade


Bom fim de semana


Mágico beijo

Diego disse...

Pelo que sei de Bruges, é que é uma cidade mediaval , mais nada xD



Gostava de saber poqe è qe toda a gente diz qe o colin farrel è gay, eu nao acho qe seja :S

achas o mesmo ?

Ana disse...

Parece-me um bom filme.
Ainda estou um cadinho traumatizada de ver o Colin no ultimo filme do Woody Allen mas parece ser uma boa sugestão :)
Beijos

Porcelain disse...

O meu pai já esteve em Bruges!! Adorou! Eu por acaso a Bélgica é país que não me chama muito a atenção, nem sei porquê... tem sítios lindissmos... epá, o filme parece ser um espectáculo, eu devia adorar, mas ouve... aqui nem devo sentir-lhe o cheiro!! :-ZZZ

Adivinha o que eu fui ver ontem com o pessoal?? O Sexo e a Cidade!! Nada contra, obvio, se não não tinha ido ver, eu deliro com aquilo só que... epá, foi a única coisa que eu consegui achar suficientemente interessante para ver em mais de um mês... por aqui temos aquelas comédias românticas todas (essas não falha uma), temos o Indiana Jones (de que eu gosto), temos o Incrível Hulk... ah e os filmes de desenhos animados!! Opá e com sorte daqui a não sei quantos meses lá devo ver os "X-Files" e "The Appening", que são os únicos dois anunciados que eu acho que me agradam...

Pode ser que eu esteja a ser má língua e "In Bruges" apareça por aí um dia destes, quem sabe! Olha, digo-te já, fiquei cheia de vontade de ver, se não passar aqui pelo menos vai para a minha lista de filmes a adquirir!!

Bjoka grande minha linda!!

PS: não me esqueci do mail com a explicação das imagens nem da outra imagem!! Bjoka!!

Menina do Rio disse...

O filme promete! O cenário é espetacular!

um beijo minha querida

Anónimo disse...

have a
great summer, su!

¤ ¤ ¤

/t.

susemad disse...

Eu agora ando muito desligada do mundo do cinema... Este parece-me interessante, mas provavelmente só o irei ver no safá lá de casa. Um que queria ir ver é o do Kung Fu, de animação. :)