Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 19 de março de 2008

DESAFIO MUSICAL: 1º tema musical com PINK FLOYD!

Os sons principais escutavam-se como se fossem batimentos cardíacos. A banda sonora de uma casa que crescia em mim e eu com ela. Entre as esfoladelas de joelhos na rua, as meias coloridas puxadas até acima, o cabelo curtinho a rapaz e um chapéu de cowboy a tapar, as torcidelas de cair das árvores porque era bom era ficar em cima delas, com muito vento (é o que dá gostar do sabor da tempestade em câmara lenta), o tulicreme no pão e à colherada, antes de ir para a rua, a mala às costas recheada de livros, cadernos e lápis…os lápis de cera misturados com os lápis de cor, as folhas brancas desenhadas com nuvens azuis porque não sabia usar o branco…o cheiro do estojo usado, as carteiras que pareciam maiores do que nós, as réguas e as reguadas e o raspanete do pai e da mãe, o sangue que costumava cair do nariz, enquanto o sol escaldava lá fora e as bolas de sabão que levavam os meus segredos, o leite simples bebido na cantina e no recreio, o castigo do intervalo na sala a fazer a tabuada (quem te mandou passar a aula a conversar?!), o puxão de orelhas a arder de vergonha e a mudança de lugar para ao pé de um rapaz, o ditado sem erros e as seis horas a mandar-nos para casa. A corrida para casa e os deveres feitos. O lanche acompanhava os desenhos animados…a Candy Candy e o Tom Sawyer; As Misteriosas Cidades de Ouro e o Conan, O Rapaz do FuturoA Casa na Pradaria e a rua lá fora…estradas para atirar caricas em caminhos improvisados na areia, o berlinde satélite da minha colecção…e o pião, gira, gira pião…que foi o meu pai que mo deu para a mão. Arroz doce depois do jantar…canela à janela, conversas até me ir deitar…os vizinhos do lado eram como irmãos… Maria Rapaz que não escutava nada enquanto fingia que escutava tudo…a música por enquanto ainda ali não morava. Mas quando começou…o muro estava a cair…caiu e deixou entrar a música e o pensamento. A mãe ouvia e o pai suportava. A filha seguia o que a mãe colocava no gira-discos a tocar.
Mais tarde, um trabalho para Inglês…doze anos a começar…o filme The Wall sem legendas para ler, apenas ouvir, ver, entender, resumir e contar nessa língua estrangeira que se estava a aprender. A professora absorvida, a su absorvida, a turma entretida e aborrecida… Crescer, crescer, dolorosamente a crescer…a poesia incomodava porque já me espreitava e fazia pensar…outra vez o pensamento…e a paixão forte, segura, que ainda dura, por esta banda intemporal: PINK FLOYD. O tema:”Another Brick in the Wall". Marcante…origens musicais marcantes… imagem e cassetes...fita e coração...
Isto tudo a propósito de um DESAFIO MUSICAL que a teté deixou lá no seu cantinho, há uns tempos atrás. Escolher “apenas” (e aqui é que dói” para quem vive da música e para a música, a cada instante da sua vida!) seis temas que nos acompanharam e marcaram a nossa vida, até aos dias de hoje. E, tal como ela, vou fazendo assim: apresentando, aos poucos e poucos, esses meus caros amigos sonoros que me acompanharam até aos dias de hoje. Para um primeiro momento, aqui ficou este tema dos PINK FLOYD…mais tarde, voltarei com um segundo tema dentro dessa lista perigosa de seis! E desafio é desafio. Vou passá-lo, com a medida justa de curiosidade, para: o taliesin; o matchbox31; a tons de azul; a borboleta; o carteiro; a nelinha; a butterfly; a un-dress; a Alice; a Sandra Daniela; o mixtu; o oliver; a lenita; a muguet; a som do silêncio, a liz; a gerlane; a kátia; a dark-me; a impulsos; o azer; o roberto; o árabe; a Fernanda; a Maria; o Filipe; a bia; a serenidade; a Ana s.; a carmen zita; a lua prateada; o efneto; o profeta; a papoila; a oceanus; o littledragonblue; a paulinha; a poeta_silente; a mel; o dream alive; o gz; o Rangel; o bono_poetry; o zezinhomota; a Inês; o efvilha; o artista; o fernando pessoa; a menina do rio; a menina_marota; o sentir dos sentidos; a flora; o márcio e TODOS aqueles que por aqui passarem e quiserem levar consigo este penoso desafio!
Boa selecção!

27 comentários:

Taliesin disse...

Respondendo ao teu desafio deixo cair a primeira das seis músicas que marcaram a minha infancia e fase adulta, embora a escolha destas musicas seja sempre relativa...depende do dia....a primeira é Led Zeppelin - Stairway To Heaven....cool!

Beijos...beijos e mais beijos.

Teté disse...

Esta também a apanhei no fim da adolescência (comprei o disco de vinil em Londres, na minha viagem de finalistas do liceu, para oferecer ao meu primeiro namorado... :D)

Quanto às recordações, temos algo em comum: eu também era uma autêntica maria rapaz, eh, eh, eh!

Jinhos, Su!

muguet disse...

uiiii linda...agora é que isto complicou...
depois de participar numa playlist...ainda ter de escolher as mais das mais... uiiiii..
ainda bem que tenho o fim de semana sozinha ;)
eu que pensava que me ia rebentar toda a dançar musica, afinal vou é rebentar-me toda a pensar música... xiii...nem sei por onde começar...
mas olha, minha querida, desafio mais que aceite e com todo o prazer, até porque adooooro música :))

beijo enormeeeeeeee..sabor a...pode ser violoncelo??
(lol tenho gostos muito díspares...)

O Profeta disse...

Mulher da ilha é solidão
É espera do vapor da madrugada
É aroma de milho em mesa de pão
É pio de milhafre, alma assombrada

Mãe em ninho feito de frias pedras
Por duras mãos cheias de jeito
Não sei se de ti brota um morno leite
Ou escorre rubra lava do teu peito


Boa Páscoa


Terno beijo

bono_poetry disse...

vou colocando videos no blog sobre a musica que me toca...1000 escolhas seriam o ideal...pois ficariam muito menos de fora...uns dias ausente mas volto sem duvida...tens espacos que me agradam!!!estranho nao e?

mixtu disse...

um dos meus grupos de referência...
entre outros de igual geração...

abrazo serrano

Menina do Rio disse...

Minha nossa! Pegastes pesado heim?
Deixe ver...
Eu nasci na zona rural, ouvindo música sertaneja, guarânias e por ai. Na pré adolescencia já na cidade, ligava-me aos extintos festivais ( FIC, SAN REMO e festivais de MPB )embora adorasse dançar no embalo do velho Rock, mas isso já nos anos 70. Como sou adepta do rock pop leve, fico com ao Aerosmith. Não que tenha uma história ou algo a ver, mas simplesmente pela sonoridade

Um beijinho de boa Páscoa!

Silence disse...

Viva,

Obrigado pelos comentários..o bairro é mto fixe :) heeheh

Belo blog :)

Quanto à margel, também gosto muito...és de lá? beijoca!

Ana disse...

Muito giro.
Pink Floyd é uma banda referência para muita gente.
Agora é só esperar pelos 5 restantes lol.
Eu já respondi a este desafio lá no Ana Scorpio que está encerrado para obras por tempo indeterminado hihi.
Boa Páscoa. Beijinhos

Paulinha disse...

Irei fazer uma selecção de temas que me foram importantes ao longo de toda uma trajectória que é a vida e depois meto la no blog. Beijinhos e obrigado :)

Anónimo disse...

_____Passando__para__te____
___desejar__uma__Páscoa____
____________Feliz!!!_______
____8888888888888888888888
_____88888888888888888888
_______8888888888888888
_________888888888888
______________**
____####______**______####
___#######____**____#######
____#######___**___#######
_____######__**__######
________#####_**_#####
__________####**####
___________###**###
____________##**##
_____________#**#___________
Beijinhos, mil

P.S: Excelente escolha musical!

Roberto disse...

Buona Pasqua
Roberto

Anónimo disse...

Amiga, essa postagem sua ficou divina!!! Desde o visual, passando pelas tuas memórias (tão agradáveis de se ler!) e pela escolha musical. Tudo bem encaixado, lindamente ornamentado, prazeroso do primeiro ao último parágrafo. Parabéns pelo conteúdo e pelo belo visual com que nos presenteaste.

Estou deixando sorrisos, pétalas e beijos, recheadinhos com o mais delicioso dos chocolates, desejando que o coelhinho da Páscoa te traga muitas alegrias no domingo.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Su, grande desafio... Votos de uma Santa Páscoa... Beijinhos de muitop carinho e amizade,
Fernandinha

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Su, grande desafio... Votos de uma Santa Páscoa... Beijinhos de muitop carinho e amizade,
Fernandinha

Kátia disse...

Nossa! Me pegaste bem.Não sei se já disse,mas eu como,bebo,visto,vejo,toco,escrevo música...então, são tantas!!!!
Mas,devo fazer sim!
Bom domingo de Páscoa e Obrigada!
Beijo grandão!

lua prateada disse...

Passei deixando ficar um raio de luz lá da minha lua para iluminar umpouco mais teu dia de Páscoa.Que em teu coração haja muita paz, carinho e muito amor.
Beijinho prateado com carinh
SOL

Azer Mantessa disse...

hi su,

an interesting posting :-)

i am also a big fan of pink floyd. uncomfortably numb is my favarite.

i'll post an entry for this request later in my blog ON:

6 songs that I hold/like in my life.

have a nice weekend and Happy Easter :-)

impulsos disse...

Escolheste uma música linda para abrir este desafio, ao qual terei o maior prazer em aderir também!
E á como dizes, apenas 6 músicas que marcaram toda uma vida, terão de ser mesmo muito bem escolhidas!!!

Surpreendes sempre...


Beijo

susemad disse...

Olá Su,
Grande selecção a tua! E agora é que me apanhaste!! :) Nem sei o que hei-de escrever, pois elas são tantas!! Ehehe
Beijos e depois logo vejo se me inspiro para o desafio.

Sandra Daniela disse...

Pink Floyd !!! boa escolha para começar! Também gosto muito... Bem... mais um desafio, mais uma tarefa bastantante interessante... e um pouco complicada, pois as musicas são tantas, por variadissimas razões!

Mas vou tentar!!!

Mais uma vez grata pela tua lembrança de me nomeares também para este desafio

Porcelain disse...

Querida Su: já conheces a minha história... ou a minha não-história... a infância foi muito boa, felizmente, foi ela que me deixou com a certeza de que este mundo era um bom sítio para se ir estando... mas daí em diante o vazio é quase total até há cerca de 5 anos atrás, desde quando tento agarrar tudo o que me dão, procurando preencher os espaços vazios nas prateleiras que entretanto se criaram cá dentro... prateleiras durante tanto tempo preenchidas com pensamentos desarrumados, dúvidas, confusões, inseguranças... o caos. Não preciso apenas ocupar espaço... preciso ocupar "O" espaço e esse só se ocupa com aquilo que faz sentido... tu pareces-me ser uma misteriosa fonte inesgotável de sabedoria daquela que tanta falta me faz... para me ajudar a estruturar-me como pessoa... para me ajudar a criar um passado que me sustente, uma vez que não o tenho... vida de verdade? Há 5 anos, apesar dos altos e baixos, de maneira que... é a esse período que me vou reportar. Vou-te responder no meu blog da música, assim como é lá que vou colocar tudo o que me passou cá por dentro ao longo do teu cd maravilhoso, carregado de carinho... muito obrigada por tudo, querida.

Ah, é verdade, o meu blog de música:

http://absolutelymadaboutmusic.blogspot.com/

Bjokaa!!!

Sérgio Moreira disse...

Pink Floyd foi também, e ainda é uma boa recordação e uma música que me faz sair de mim e fortalece o espirito. Responderei a esse mesmo desafio.
Um beijinho para ti e votos de um bom fim de semana
littledragonblue

muguet disse...

su...finalmente respiro...

dou por terminado este desafio encantador, que tem tanto de maravilhoso como de trabalhoso ;)

e su, por favor, dá-me uns dias de descanso antes do próximo, sim? ih ih ih

beijo grande, com sabor a...espero por ti este fim de semana :):)

Matchbox32 disse...

É muito difícil responder-te a este post... são tantas! Mas vou tentar responder no meu blog...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A shared web hosting service or essential hosting service or derive tummler refers to a cobweb hosting checking where many websites reside on one web server connected to the Internet. Each placement "sits" on its own partition, or section/place on the server, to keep it separate from other sites. This is mainly the most stingy choice notwithstanding hosting, as many people allocation the entire expenditure of server maintenance.
[url=http://hostinghouse.pl]hosting[/url]