Pesquisar neste blogue

sábado, 5 de abril de 2008

AFINAL QUAL É A RAÇA PERIGOSA?!

O meu Sky foi atacado por um pastor alemão. Não foi este o atacante! Este é apenas o REX, o arraçado de pastor alemão de uns tios meus, que é um "menino grande"!

Como se não bastasse, era daqueles pastores alemães maiores do que o comum na raça...e não estava virado para fazer grandes mossas por isso, "apenas" feriu, com alguma gravidade, de um lado do focinho, perto da vista e, do outro lado, perto da mandíbula. "No meio deste azar todo, ele até teve sorte", disse várias vezes o veterinário que o tem acompanhado. Por milímetros poderia ter afectado a mandíbula, sem reparo, ou até mesmo cegado. Seja como for, o estrago foi o suficiente. Teve de ser operado. Todos os dias leva uma injecção de antibióticos e para a semana já deve tirar os pontos. Para não estragar nada, tem de andar com o "candeeiro" (como eu lhe chamo!) de modo a não romper os pontos com as patinhas.
O pastor alemão, há uns anos, pelos vistos já atacou o cão da minha vizinha, que teve de ser operado, ficou internado e por aí fora. Deve já ter uma lista de encontros imediatos de primeiro grau, com cães de porte menor. Os donos não alteram a sua atitude: ou seja, fazem passear a sua mascote sem trela nem açaime, à solta pelo jardim e pelas ruas. O inevitável só pode acontecer, não é?! É uma questão de atitude, de consciência, de educação e de respeito pelos outros.
Esta lei que o Governo quer levar a cabo, das 7 raças potencialmente perigosas (a saber: Cão de Fila Brasileiro, Dogue Argentino, Pit Bull Terrier, Rottweiler, Staffordshire Terrier Americano, Staffordshire Bull Terrier e Tosa Inu) vai no sentido de ser proibida a importação, reprodução e criação destas raças de cães em Portugal. Adicionalmente vão ser esterilizados os cães existentes. O resultado é obviamente o extermínio dessas raças em território nacional nesta geração. Quem declara estar em posse destes animais terá de cumprir a lei e proceder à castração...quem não o fizer, geralmente os donos de cães que os usam para jogos de guerra, conflitos de bairros e por aí fora, provavelmente não terão esse cuidado e o problema continuará.
Para além de que, continuo a defender que o problema não está nestes cães nem nos seus genes, mas sim nas pessoas que os têm, criam e educam. Tenho um familiar que faz criação de Pit Bulls Terriers. São as cadelas mais doces e meigas que podem existir. O ambiente familiar dos seus donos é extremamente saudável e responsável.
Este aqui é o Casper (um Dogue Argentino), no seu momento de "espreguicite"!

Tenho outro exemplo do Casper, o cão da minha grande amiga Lu. É um Dogue Argentino. Quem o vê fica quase paralisado...na realidade, é outro doce de cão que só quer brincadeira e companhia. Já andou na brincadeira com o Sky, na praia, e foi mordido por este último, portanto, estão a ver o seu grau de ferocidade, não?!
Olhando para este infeliz caso que, lamentavelmente, sucedeu com o Sky, a minha revolta vai toda para os donos daquele pastor alemão, que não o souberam educar ou conviver correctamente com ele. Para além de que, não são nada o exemplo de civismo, pois mesmo sabendo do perigo que o seu cão pode representar para outros, continuam a dar os seus passeios nocturnos, com o cão completamente à solta, como se nada fosse com eles.
Esta lei de extermínio devia poder ser aplicada a pessoas como estas que não sabem, afinal, viver em sociedade.

Entretanto, o meu Sky vai sofrendo aqui em casa as suas dores e recuperando, aos poucos e poucos, com todos os mimos a que tem direito e muitas atenções... nossas e também da Átia! Até ela quer perceber o que é que se passou, afinal!
Valeu para o susto e para os nervos! Consegui ver a vida andar toda para trás...para quem não compreende...o Sky é um grande amigo meu já há quase 10 anos!

Em nome do Sky, dedico este excelente tema de grande letra, "PETS" dos Porno For Pyros, para todos os humanos com este género de atitudes irresponsáveis, mas que, contudo, se afirmam muito "racionais"!

"HASTA LA VISTA!"

31 comentários:

muguet disse...

como sempre as culpas só se podem atribuir a quem educa...é assim em tudo.
vemos o mesmo a acontecer nas nossas escolinhas, em que os digníssimos encarregados de educação raramente aparecem na escola e, quando o fazem, é apenas para atacar o safado do professor, que não tem nada que se meter com o menino, coitadinho.

a quantidade de irresponsabilidade que se encontra pela sociedade fora é de tal forma que não consigo deixar de me sentir assustada com as próximas gerações.
ainda há bem pouco tempo um taxista atropelou quatro miuditas numa passadeira. não soube pela televisão, que essa nem a vejo. soube porque elas pertencem ao meu agrupamento. a reacção do taxista??? fugir, claro!! parece que depois alguma coisa até tocou forte no homem que se apresentou numa esquadra. mas é essa a reacção natural das pessoas quando assustadas (ou não, depende do que está por trás!) fugir às responsabilidades.
é triste, esta sociedade em que vivemos...

concordo contigo, as raças caninas apenas se tornam perigosas quando a esse extremo são levadas. e aí, não se pode generalizar. nunca!

minha querida, ainda bem que "no meio deste azar todo, ele (o sky, óbvio) até teve sorte".
chega para por o coração a mil à hora, o teu, o dele e o da pequenita átia, que deve andar mesmo às voltas a tentar perceber o que se passa e porque aquele "candeeiro" não dá luz ;)

as leis...quem prevarica vai sempre continuar a prevaricar... é pena...esta raça, demasiado humana!

beijo su, com sabor a dói-dói

as melhoras do teu pequenito grande amigo :)

Porcelain disse...

Pois é, linda... só quem nunca experimentou o amor imenso, o carinho e afeição de um animal que podem, tantas vezes, transcender aquele que tantos humanos podem dar, é que não sabe o que nos vai no peito e na alma quando vemos os nossos amigos assim mal tratados... está a fazer um ano que a Mafalda desapareceu e só eu sei o que eu passei durante o mês que ela esteve fora... mas nunca perdi a esperança que ela voltasse e apesar de todas as evidências indicarem o contrário, ela não me desiludiu!! :-DD De cada vez que penso nisso a minha alma renasce...

Quanto a estas pessoas, acho que mereciam uma bela denúncia na polícia... eles sabem bem que há leis que regulamentam a posse de animais, que se aplicam sobretudo quando eles são perigosos como esse já demonstrou ser...

Querida... todas as melhoras do mundo para o teu pobre Sky... que melhore rápido, rápido, rápido... pobrezinho... mas tenho a certeza de que ele será divinalmente cuidado e totalmente recompensado por cada uma das suas dores ;)), pois com o carinho que tens por ele, concerteza vai tudo correr pelo melhor...

Bjoka muuuito graaande!!

(estou a acabar a Bibliografia e quanto à playlist reparei agora que está incompleta, mas vou já já tratar disso... bjoka!!)

O Árabe disse...

SU, o meu cachorrinho tem quase 9 anos. Assim, bem podes perceber quanto concordo contigo: 200%, aproximadamente! E desejo um bom fim de semana: para ti e o Sky.

Porcelain disse...

Linda, espero que o Sky já esteja bem melhor... olha, passei para te dizer que acabo agora de chegar o bolg da nossa Muguet querida e... bem, de facto, o Chá das Três precisa avançar!! Linda, quando tiveres o messenger instalado temos de combinar as três um dia e conversamos para acertar os pormenores do blog, boa??

Bjokas grandes enormes para as duas!!!

Susana Júlio disse...

muguet: Tudo parte de quem pode dar o exemplo, de quem tem um determinado tipo de poder que toca mais o sentido do respeito, do bom exemplo, da moralidade. Quando isso falha, é óbvio que mal vai o reino e seus descendentes. É verdade, este candeeiro do Sky não dá luz, atrofia e é super quente. O pequenito já nem sabe como deve andar ou dever estar. Terça-feira em princípio já deve tirar os pontos se tudo correr bem.
Demasiado humanos...demasiado esquecidos...sim...
Beijo grande com sabor a chá das três!

lenita: O Sky são acontecimentos uns atrás dos outros...é para não ficar atrás da dona (amiga fica melhor!). Percebes então como é que ficamos quando sentimos perigar a existência de um amigo, mesmo que seja um "quatro patas"!? E que seja um quatro patas...por vezes estes são muito mais amigos de que muitos que se afirmam sê-lo!! Fico à espera da playlist apontada certinha...és mais organizada do que eu nesse aspecto. Para depois anotar eu e fazer uma coisa com ela. ;)
Chá das Três é para avançar...eu já tenho umas fotos bem giras que até podemos aplicar se quisermos. :) Depois conversamos.

o árabe: Quem não sentiu este amor e amizade por estes nossos amigos talvez não perceba a dor e aflição que as suas dores também nos provocam, com a agravante de que eles não expressam por palavras como lhes dói...apesar de nós entendermos o suficiente: que lhes dói! Um beijinho bem grande.

lua prateada disse...

Amiga passei para te desejar um belo domingo e dizer-te...
Não caminhes á minha frente,posso não saber seguir-te, mas também não caminhes atráz de mim, posso não saber guiar-te.
Mas caminha a meu lado e, sê apenas minha amiga.
Beijinho prateado com carinho
SOL

Teté disse...

Coitadinho do Sky!

Eu teria feito queixa à polícia! Porque agora foi o teu Sky, amanhã pode ser outro animal ou até uma criança indefesa. Se o dono não tem bom senso e o animal é agressivo, no mínimo precisa de andar açaimado.

Mas imagino o susto, sim!

E sim, também não estou a ver os marginais que usam os animais em lutas a cumprir a lei. De modo que, por mais leis que façam, a situação não se altera... no que toca a cães que são ensinados a atacar, independentemente da raça!

Jinhos grandes para ti e as melhores para o Sky!

Porcelain disse...

Lindaaasss!! Olháplaylist!! Ih, ih, ih, que fixe, a Muguet já quer uma nova... eh, eh, eh, enqunto tu gravas e não gravas esta, podíamos ir fazendo outra para o NOSSO NOVO BLOG!!! Eh, eh, eh!!

Olha, lá consegui apanhar o fio à meada e aqui está:

Lamb – Goreki
Portishead - Roads
Nightwish - Nemo
The Gathering - Alone
Pearl Jam - Life Wasted
Stone Temple Pilots - Long Way Home
Tindersticks – Buried Bones
Muse – Hysteria
Unkle – Burn my Shadow
The Verve – Bittersweet Symphony
James – Out To Get You
Massive Attack – Unfinished Sympathy
Norah Jones – Come Away With Me
Metallica – St. Anger
Nine Inch Nails – Closer
Cheap Trick – I Want You To ME

Linda e mais uma vez um milhão de melhoras para o teu Sky... eu só de pensar que estes pobres seres indefesos estão assim à mercê das maldades fico logo com um nó na garganta e um frio no estômago...
:-(((

Bjokaaas!!

Susana Júlio disse...

lua prateada: Está de facto um belo Domingo, um belo dia, com muita luz... um beijo grande. :))

teté: A questão é que o meu Sky também não tinha nem trela nem açaime...seria válido para os dois...pois... obrigado. Ele está com aspecto de melhorar. E eu também! ;) Beijinhos grandes.

lenita: Pronto. Playlist oficialmente encerrada e aprovada! ;) Por mim, podem começar a segunda que eu logo vos apanho! É só avisarem! Lambidelas amigas aqui do Sky.
Beijinhos XL! ;))

impulsos disse...

Su, estou contigo em todas as linhas do teu texto!
Os animais não têm culpa nenhuma daquilo que lhes ensinam ou deixam fazer...
Os donos, esses sim, é que mereciam as penas a que estes animais ficam sujeitos no caso de ferirem com gravidade ou até matarem alguém.

As melhoras do teu SKY e que se afaste o mais possível desse malvado casal, dono do tal cão de instintos ferozes.

Beijo

Anónimo disse...

A raça perigosa? O Homem!! É a raça mais perigosa neste nosso planeta!
Espero que o teu menino recupere rápido e bem... Lamento muito o que aconteceu :( Um beijinho especialmente colorido para ele, muitos mimos e uma lambidela cheia de carinho da Gaia :D

Anónimo disse...

Olá Su, gostei de me ver no teu post...as melhoras para o amigo Sky WalKer.

Casper

Anónimo disse...

awwwwwww

:)

Susana Júlio disse...

impulsos: nem sei onde pára a racionalidade dos que ensinam ou não ensinam, dos que deseducam e dos que se aproveitam destas situações...provavelmente, mais do que uma questão de racionalidade é mais uma situação de interesses e de má índole. Obrigado. O Sky agradece as palavras! ;))

borboleta: O Sky agradece os mimos de vocês as duas. Olha que ele está a ficar bem mimado! Eheheheheh...ao menos isso, coitadinho! É verdade...não será o Homem a raça pior?! Concordo plenamente contigo! Beijinhos grandes.

Casper: Quatro patas amiguito!! Então gostaste de te ver aqui pela Teia? És bem fotogénico! O Teu amigo Sky vai a caminho da recuperação mas não vou dizer que esteja pronto para outra! Festinhas grandes e beijinhos para a tua dona amiga! :)))

/t.: Aucchhhh in deed! For my little Sky who is recovering very fast! :)))

Ruela disse...

Os bloqueios de que padece a sociedade portuguesa são herança secular da vigilância, repressão e sufocação de ideias proibidas. Com uma história longa repleta de Inquisições, listagens de obras proibidas, censura, auto-censura e desprezo pelo que se desconhece, os portugueses são, por natureza do meio, avessos à mudança das mentalidades, hostis ao incómodo causado pela responsabilidade nascida da autodeterminação, e desconfiados, fugidios e precários na arte de argumentar. Espero que um dia possamos, com orgulho, assumir o risco da aventura do pensamento e da sua defesa pública.

As melhoras para o Sky ;)

Anónimo disse...

Excelente esta tua postagem, tua visão sobre os cães e quem os cria. Alguém falou que a pior raça é o Homem e não há como discordar, quando se vê a irresponsabilidade de alguns causando este tipo de dano de que foi vítima o Sky. Mando um beijinho recheado de estrelas para ajudar a curar mais rápido o 'dodói'.

O diálogo da postagem anterior, aliado às imagens, ficou perfeito! Um prazer ler algo assim, escrito com tanta sensibilidade.

Ficam sorrisos e pétalas para enfeitar tua semana, e um beijo do meu para o teu coração.

Azer Mantessa disse...

hope us cats are exempted from this kinda law forever more

meow

Paulinha disse...

E mais uma vez os animais pagam peloserros dos humanos.Nós,que sempredestruimos tudo ánossa volta com esta ambiçãoesedede poder,nunca fomos abatidos nem esterilizados. E tu, defensora dos animais, deves saber disto melhor do que eu. Um beijinho nada rafeiro

Bichinho disse...

A educação que lhes dão e que os faz maus ou doceis...beijo fantasma.

susemad disse...

Su,
Desejo as melhoras para o teu Sky e dá-lhe uma beijoca grande por mim!
Também tive um cão que foi atacado por dois pitbull e nunca mais recuperou. Ficou coxo. E se não tivessem atacado o meu Putchi, teriam-se atirado a mim!
Nem sempre podemos prever as reacções dos animais, por mais dóceis que eles até sejam, por isso é que quando saiem à rua devem andar presos e bem presos!

Mais beijos!

Oliver Pickwick disse...

Lamento pelo Sky. Um cão de grande porte, mais dia, menos dia, vai atacar o seu dono ou, alguém da imediação. Justamente por causa da irresponsabilidade de muitos donos, sou favorável à "solução final" de algumas raças que oferecem perigo para os humanos, sobretudo crianças.
Aqui no Brasil, são frequentes os ataques de cães das raças Pit Bull Terrier e Rottweiler à crianças.
Sem hipocrisia, entre os humanos e estes cães, sou mais pela preservação dos primeiros.
Delendas est Pit Bull, Fila brasileiro e Rottweiler!
Um beijo!

P.S.: O Twist deseja melhoras para o Sky.

Liz / Falando de tudo! disse...

Que bom linda que o Sky esta bem agora...Eu sei como é amar esses bichinhos lindos que so se tornam perigosos sob a influência humana.
Passando rapidinho para desejar-lhe uma excelente semana, te agradecer pelo seu carinho de comentar no meu cantinho e logico deixar um carinho aqui pra você.
Um abraço,
Liz

©carmen zita disse...

Que bom ver o Sky melhor!

Passei para deixar um beijinho e dizer que, FINALMENTE, tratei do desafio musical lá no meu cantinho.
Beijo grande, amiga!

Susana Júlio disse...

ruela: Não teria dito melhor...tudo derivado de determinados bloqueios que a nossa História proporcionou ao longo dos séculos...não esquecendo que a História é feita pelo Homem!! Sempre afirmei que somos um povo comodista... que vive à glória de êxitos passados. Temos receio de tudo e podemos falar, criticar e argumentar mas deixamos os mais fortes vencerem... é verdade.
Obrigado. Beijinhos.

bia: Muito obrigado pela tua presença. O Sky agradece os miminhos e beijinhos assim tão luminosos! Bem que precisa...mas está francamente melhor, felizmente. É um cão de raça pequena mas forte! ;)
Obrigado pelas tuas palavras tão carinhosas. Beijinhos bem grandes e boa semana.

azer: Someday even the cats are at the same "bag"! ;p Kisses!

paulinha: Daí eu dizer que de facto se calhar nós até somos a raça mais perigosa...e afirmo-o sem sombra de dúvida. Beijinho grande.

bichinho: Concordo plenamente contigo...tudo pode partir de nós! Beijinhos.

tons de azul: Lamento imenso pelo teu amigo quatro patas...é uma dor bem grande, não é?! De facto, todo o cuidado é pouco e então estas pessoas que já sabem como o cão reage com outros já deviam ter o cuidado de prender o seu animal de estimação...mas que fazer?! A consciência de cada um dita os seus actos! Beijinhos grandes.

oliver: Mas é mesmo a posição dos donos que não sabem educar os seus cãos que eu não entendo e acho que devia ser punível...sei que é difícil de controlar mas no fundo...se exterrminármos as raças dos cães os homens com a semente da maldade vão continuar...não seria esse que deviam ser tratados?! Obrigado pelas palavras. O Sky agradece ao Twist com uma lambidela amiga! :))

Liz: Obrigado pela tua passagem aqui pela Teia. Está melhor sim...beijinho bem grande.

carmenzita: Obrigado amu«iga. Como te disse ontem, ele já tirou os pontos e está com bom aspecto, apesar de ainda andar com o candeeiro...já vou espreitar então o resultado da tua resposta ao desafio musical! Até já! :)))

Manuela Peixoto disse...

oh pah tadito do sky...as melhoras...

adorei o Casper...e o gatinho...

Manuela Peixoto disse...

oh pah tadito do sky...as melhoras...

adorei o Casper...e o gatinho...

Susana Júlio disse...

nelinha: Ele já está melhor, obrigado. O Casper é lindo e a Átia também, modéstia à parte...eheheheheheh...
Beijinhos.

Anónimo disse...

Pobre Sky! Espero que por esta altura já esteja totalmente recuperado...
Beijinhos,
Sofia Reis.

Anónimo disse...

muito bom. li o texto todo incansavelmente. concordo plenamente com o qe disseste... e ate ja' to cm raiva dos donos daqele pastor alemao. ja' n e' a primeira vez... e gostei mto mto d ler o teu textito... vê-se que adoras o teu sky. :D
n tenho nem cao... nem gato... nem coisa qe s pareça cm animal. e' claro q qeria ter um cao, mas os meus pais sao uns "piegas". :(
...
bom... as melhoras!

Raquel
15 anos

Anónimo disse...

muito bom. li o texto todo incansavelmente. concordo plenamente com o qe disseste... e ate ja' to cm raiva dos donos daqele pastor alemao. ja' n e' a primeira vez... e gostei mto mto d ler o teu textito... vê-se que adoras o teu sky. :D
n tenho nem cao... nem gato... nem coisa qe s pareça cm animal. e' claro q qeria ter um cao, mas os meus pais sao uns "piegas". :(
...
bom... as melhoras!

Raquel
15 anos

Anónimo disse...

muito bom. li o texto todo incansavelmente. concordo plenamente com o qe disseste... e ate ja' to cm raiva dos donos daqele pastor alemao. ja' n e' a primeira vez... e gostei mto mto d ler o teu textito... vê-se que adoras o teu sky. :D
n tenho nem cao... nem gato... nem coisa qe s pareça cm animal. e' claro q qeria ter um cao, mas os meus pais sao uns "piegas". :(
...
bom... as melhoras!

Raquel
15 anos